Entenda a diferença entre matéria-prima vegana, natural e orgânica
Escrito por Bárbara Boppré
É desafiador ser uma marca Clean Beauty com produtos de alta performance, e para que isso seja possível, estamos sempre em busca de novos ativos e alternativas naturais para os tradicionais ingredientes sintéticos utilizados na indústria.
Hoje, contamos com um vasto panorama de matérias-primas incríveis para o desenvolvimento das fórmulas de alta performance.
Como é feita a escolha das matérias-primas da Simple?
Somos muito criteriosos na escolha dos ingredientes e, além de sempre buscar por insumos naturais, veganos e orgânicos, nos preocupamos em oferecer produtos seguros tanto para os consumidores quanto para o planeta.
Clean Beauty de verdade: conheça nossos critérios
O primeiro critério de escolha dos ingredientes é que sejam comprovadamente naturais, veganos e livres de crueldade animal.
Nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) busca utilizar a maior porcentagem de ingredientes orgânicos em suas fórmulas, mas como dito anteriormente, é um desafio imenso desenvolver um produto orgânico e de alta performance uma vez que, por exemplo, nem mesmo a água é considerada orgânica, já que sua origem é natural.
Para que você entenda melhor, nós listamos as diferenças entre as matérias-primas naturais, orgânicas e veganas
Matérias-primas naturais
São aquelas derivadas de plantas, animais, minerais ou micro-organismos, ou seja, são derivadas de substâncias encontradas naturalmente no nosso planeta. Os ingredientes também podem ser de origem natural, quando produzidos através de um processamento físico ou químico de uma matéria-prima natural.
Existem ainda os ingredientes análogos ao natural, que são moléculas sintetizadas de maneira idêntica a moléculas já existentes na natureza. Eles são usados quando a obtenção da matéria-prima natural é muito rara ou difícil, quando sua forma natural é tóxica para o consumidor ou ainda quando o seu consumo causa o desequilíbrio de um ecossistema.
Matérias-primas orgânicas
São obtidas através do método de cultivo orgânico, ou seja, são ingredientes exclusivamente de origem vegetal, com produção sustentável e renovável. E para um cultivo ser considerado orgânico, ele deve combinar as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade e a preservação dos recursos naturais.
Os ingredientes provenientes da produção orgânica devem ser obtidos através de métodos de transformação que garantam a manutenção da integridade orgânica e das qualidades essenciais dos produtos em todos os estágios da cadeia de produção. São representados por manteigas, óleos, ceras, hidrolatos e extratos oleosos de plantas.
Matérias-primas veganas
São aquelas que não possuem origem animal e que não tem sua eficácia testada em animais em qualquer etapa do seu desenvolvimento. Dessa forma, ingredientes sintéticos podem ser considerados veganos, desde que não tenham sido testados em animais, e ingredientes naturais podem ser considerados não veganos, por poderem ser de origem animal.
Agora que você conhece bem a diferença entre cada uma das matérias-primas, conheça os próximos passos para desenvolver produtos Clean Beauty de verdade.
Depois que a fórmula tá pronta
Depois que a fórmula do produto é definida, são iniciados os testes de eficácia e estabilidade por laboratorios qualificados. São feitos vários testes (nenhum em animal!) até chegarmos a um produto final de qualidade, aprovado por todo o nosso time. Dado o OK, o produto finalmente é produzido e lançado!
É com um time extremamente competente e dedicado, que a Simple consegue entregar produtos Clean Beauty de verdade com resultados de alta performance para você!