Pular conteudo

Microalgas

O universo da beleza e do skincare vem cada vez mais se reinventando de modo a trazer alternativas orgânicas, naturais e sustentáveis ao dia a dia das pessoas. Nesse viés, as microalgas têm tomado grande papel como matéria-prima a ser discutida.

Microalgas: características, classificação e aplicações -  Maestrovirtuale.comFonte: Frank Fox [CC BY-SA 3.0 de (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/de/deed.en)]

As microalgas são os ancestrais de todas as plantas, por conta disso, são a base da cadeia alimentar e produzem quase todos os elementos nutricionais básicos da vida. Graças a toda sua evolução, vinda da sobrevivência às calamidades climáticas e batalhas com bactérias, fungos e vírus, elas podem produzir complexos compostos bioquímicos ricos em excelentes propriedades e nutrientes. É possível afirmar que seus genes e compostos são a chave para a sobrevivência do ser humano

Apesar de não serem plantas, elas são capazes de realizar fotossíntese e se reproduzem muito rapidamente, gerando grandes quantidades de óleo e biomassa em pouco tempo. 

As algas possuem uma grande variedade de pigmentos e são encontradas no ambiente marinho, em água doce e no solo. Seu ciclo de vida de algumas horas permite rápida proliferação, além do menor custo de cultivo em relação a outras culturas - sua produtividade pode ser de dez a 100 vezes maior do que os cultivos agrícolas tradicionais - , devido à facilidade em reproduzir suas condições ideais de crescimento.

Além disso, o cultivo de microalgas não interrompe outras culturas, alimenta-se de subprodutos industriais e cria oxigênio, resultando em uma produção em larga escala, de custo reduzido e mais benéfica à saúde e ao meio ambiente. 

Fonte: Cosmetic Innovation 

Trazendo ao universo do skincare, sua utilização se dá no fato de que as microalgas sintetizam compostos orgânicos que possuem propriedades terapêuticas e nutritivas. Elas podem ser compostas por Proteínas, Hidratos de Carbono, Fibras, Carotenóides, Ácidos Graxos, Sais Minerais, Vitaminas, Enzimas, Peptídeos e Esteróis, dependendo da sua espécie e da forma como forem trabalhadas.

Nos cabelos e pele, o objetivo é fazer com que a nutrição ocorra de dentro pra fora, de modo a atingir suas camadas mais profundas. Para o melhor aproveitamento das microalgas, os processos de extração e purificação das substâncias são essenciais.

Alguns benefícios práticos da implementação das microalgas na sua vida: 

  • Fotoproteção da pele;
  • Estímulo à produção de colágeno, trazendo firmeza a pele;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhoria da saúde cardiovascular.

Vale ainda dizer que, por ser um recurso pouco explorado, as microalgas ainda estão sendo bastante estudadas, e sua implementação é algo cada vez mais crescente quando falamos nos departamentos da saúde e estético, uma vez que ambos estão cada vez mais interligados. 

Referência: Microalgas, produtos e aplicações

E você, já conhecia as microalgas? 

Deixe um comentário

CATEGORIAS