Pular conteudo

Não deixe o boto virar lenda

Você sabia que a morte intencional de botos é um ato ilegal desde 1988 e que essa prática está dizimando a população desse icônico golfinho brasileiro? No post de hoje, vamos contar tudo que você precisa saber sobre os botos-cor-de-rosa, animais com sério risco de extinção, e mostrar como você pode ajudar a preservar uma das espécies mais especiais do nosso país.

Os botos-cor-de-rosa

Foto: Megacurioso

Os botos-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) são animais únicos no planeta, que só existem nas bacias Amazônica e Orinoco, mas estão seriamente ameaçados de extinção. É estimado que as populações de botos da Amazônia diminuam pela metade a cada 10 anos. Se tudo continuar assim, especialistas afirmam que a espécie tende a ser extinta em apenas algumas décadas.

Uma das ameaças recentes a essa espécie  é a matança indiscriminada por pescadores, para usar a carne como isca para a pesca da Piracatinga - um peixe bagre sem valor comercial no Brasil e que não é de consumo típico do amazonense. São cerca de 1.500 botos amazônicos mortos todo ano para serem usados como isca!

A Piracatinga é exportada ilegalmente para a Colômbia, onde seu comércio também é proibido por ser um peixe com alta concentração de mercúrio e outras substâncias nocivas à saúde. Além disso, a espécie pode estar sendo vendida sob outros nomes, enganando consumidores no Brasil e em países vizinhos.

Legislação contra a pesca da Piracatinga

Desde 2015 há uma moratória temporária que proíbe a pesca e comercialização da Piracatinga no Brasil. Porém, esta moratória está prevista para acabar em 2 de julho de 2023.

Simple Organic + Sea Shepherd Brasil: conservação dos botos-cor-de-rosa 

Nós da Simple Organic, nos unimos à Sea Shepherd Brasil e convidamos nossa comunidade a assinar a petição para que essa moratória se torne permanente para a conservação dos botos da Amazônia.

Conheça a Sea Shepherd Brasil

A Sea Shepherd Brasil é a unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo. 

Desde outubro de 2021, a ONG atua na Amazônia para a conservação dos botos. Os cientistas da Sea Shepherd se uniram a cientistas renomados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que lideram a pesquisa científica mais abrangente e extensa sobre o boto vermelho (ou boto cor-de-rosa). 

As pesquisas já indicam que tal espécie necessita constar na lista de risco crítico de extinção pela International Union for Conservation of Nature (IUCN) para receberem a devida proteção ambiental na região.

Entenda a importância da moratória 

No Brasil, há uma moratória temporária que proíbe a pesca e comercialização da Piracatinga, desde 2015. A moratória foi renovada por três vezes e sua última versão, a portaria SAP/MAPA Nº 271, de 1º de julho de 2021, está prevista para acabar agora, em 2 de julho de 2023, como divulgada na portaria SAP/MAPA Nº 1.082, de 22 de junho do ano passado.

A Sea Shepherd Brasil e seus apoiadores acreditam que não há justificativa para proibições temporárias de apenas um ano. São necessários, no mínimo, 12 anos para estudar o real impacto de uma lei vigente na proteção destas espécies. Sem mencionar o longo período necessário para a recuperação das populações desses animais.

A campanha "Não deixe o boto virar lenda" é para que a moratória seja por tempo INDETERMINADO. Só assim será possível estudar a saúde populacional da espécie desde a aplicação da moratória e, finalmente, exigir uma fiscalização adequada para a proteção dos botos da Amazônia.

Para se juntar a nós na defesa do boto amazônico e assinar a petição para que a moratória seja por tempo indeterminado, clique aqui. 

Simple Organic, beleza de impacto positivo.

Referências: https://seashepherd.org.br/peticao/ 

Deixe um comentário

CATEGORIAS