O que fazer quando o produto de skincare não funciona para a sua pele? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





O que fazer quando o produto de skincare não funciona para a sua pele?

 Quem nunca comprou um produto de skincare, ficou super empolgado para testar, e depois se decepcionou por não sentir melhora na pele? A gente sabe quão frustrante essa situação pode ser, mas acredite se quiser, é normal. Vem ver o que fazer quando um produto não funciona para a sua pele. 

Por que um produto não funciona pra mim?

Sua melhor amiga usou e amou, todo mundo na internet compartilhou relatos incríveis, por que logo na sua vez o produto não funciona? O "funcionamento" de um produto varia muito de acordo com as características e necessidades de cada pele. 

A genética é o principal fator determinante das propriedades da nossa pele. Várias características como tendência a ressecamento, rosácea, melasma e acne são ocorrências de predisposição genética. Isso significa que, naturalmente, cada pele é única, e não necessariamente o que funcione para uma pessoa, funcionará também para outra. 

Veja bem, uma pessoa que vive em um clima frio, ventoso e seco, provavelmente terá mais vermelhidão, ressecamento e descamação na pele do que uma pessoa que vive numa cidade com clima quente o ano inteiro. Esta última terá as características da pele influenciadas pelo contato direto com o sol e pela produção de suor, que farão com que ela tenha uma tendência natural à oleosidade excessiva. Essas duas pessoas vão precisar de rotinas e produtos de skincare bastante diferentes, porque possuem características e necessidades distintas, influenciadas pela genética de cada uma e pelas condições climáticas das regiões em que vivem. 

Além do clima, outros fatores influenciam diretamente na maneira que a pele se comporta, como: produção de hormônios, alimentação, rotina, ingestão de água, consumo de certos remédios, e por aí vai. 

Alergia e irritação

Outro fator que pode influenciar na maneira que um produto se comporta na sua pele é o potencial alérgico. Você pode ter comprado o produto feito especialmente para as características da sua pele, mas surgem sinais como coceira, irritação ou até mesmo espinhas. Neste caso, provavelmente você tem alergia a algum dos componentes da fórmula daquele produto. Se suspeitar que esse for o caso, suspenda o uso do cosmético (ou dos cosméticos) e agende uma consulta com seu médico dermatologista para entender o que pode ter desencadeado a reação.

Mas eu só uso skincare natural e vegano, por que tenho reação na pele?

Essa é uma das dúvidas mais comuns que a gente encontra entre a nossa comunidade, aqui na Simple. O fato de um produto ser natural e vegano não significa que ele seja hipoalergênico. Do mesmo jeito que há pessoas alérgicas a certos alimentos, como morango ou laranja - que também são naturais -, também tem gente que pode apresentar alergia quando em contato com algum ingrediente cosmético proveniente da natureza. 

O que fazer quando um produto não funciona pra mim?

Aqui é importante ressaltar o que a gente sempre fala: antes de inserir qualquer produto na sua rotina de skincare, consulte seu médico dermatologista para entender as características e necessidades da sua pele, e assim encontrar o tratamento específico para você.

Se você já testou um produto de skincare, teve reação ou simplesmente não teve uma experiência positiva, o primeiro passo é suspender o uso. Em seguida, agende uma consulta com o seu médico dermatologista, que vai investigar pessoalmente porque sua pele não se adaptou, e quais ativos serão um encaixe melhor.  

Dicas para acertar na hora de escolher seus produtos de skincare

Enquanto não há forma de prever se o cosmético vai funcionar para a sua pele, há algumas maneiras de facilitar a escolha dos ativos. Vem entender!

1. Identifique o seu tipo de pele

Você tende a ficar com a pele brilhosa, com cravos e espinhas? Então sua pele provavelmente é oleosa. Se essa oleosidade se concentra na zona T (testa, nariz e queixo), mas nas bochechas você encontra ressecamento e descamação, é possível que se trate de uma pele mista. Rugas e flacidez são indícios de pele madura, e por aí vai. Quando você entender o seu tipo de pele, vai ficar mais fácil escolher os produtos.

"Minha pele é madura, oleosa e com manchas, o que fazer?" Isso é super normal! A nossa pele dificilmente estará restrita a apenas uma classificação. Os nomes são apenas para ajudar você na hora de procurar os produtos adequados de acordo com os benefícios que cada fórmula proporciona. 

2. Teste o produto antes

Se você vai comprar na loja física, experimente o produto diretamente na sua pele com os testes que as lojas disponibilizam. Se a compra será feita através do site, assim que o cosmético chegar na sua casa, aplique-o em uma pequena região da sua pele antes de botar no rosto inteiro. Isso vai ajudar você a perceber como o produto se comporta na pele e a identificar mais facilmente possíveis ocorrências de reação. 

3. Período de adaptação

Alguns produtos formulados com ácido pedem por um período de adaptação até que a pele se acostume. Nas primeiras semanas, é importante que você passe pelo processo de adaptação da pele, que pode ser assim:

  1. Comece com poucas gotas (1 ou 2) em dias alternados - por 3 dias;
  2. Em seguida, aumente a quantidade de gotas, mas continue o uso em dias alternados - por mais 3 dias;
  3. Passado esse tempo, é hora de perceber como sua pele se adaptou ao produto e se há necessidade do uso diário. Se sim, é só começar a usar seu novo produto ou seguir mantendo em dias alterados.
E aí, o que você achou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 

Deixe um comentário