Neutralização de CO2: o que é e como fazer | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Neutralização de CO2: o que é e como fazer

A emissão dos GEEs (Gases do Efeito Estufa), como carbono e metano, se dá através da cadeia de produção industrial, do consumo de energia elétrica e também pela queima do combustível de meios de transporte. Esses gases se espalham pela atmosfera e causam os mais variados prejuízos ao planeta Terra, como a acidificação dos solos e oceanos, resultando na perda da biodiversidade florestal e marinha. 

Aqui na Simple Organic temos um compromisso de sustentabilidade com você e com o planeta Terra. Por isso, desenvolvemos um plano completo de Neutralização do CO2, e nós viemos dividir tudo sobre esse processo com você. Vem conferir! 

O que significa neutralizar o CO2?

Como trouxemos anteriormente, as nossas ações cotidianas emitem gás carbônico (CO2). A neutralização acontece quando adotamos medidas para compensar o volume de gás emitido para minimizar o impacto ambiental.

Para que serve a neutralização de CO2?



Foto: Unsplash | Reprodução

Ao neutralizar o carbono, contribuímos para a redução de emissão dos gases de efeito estufa através da preservação da nossa fauna e flora, além de melhorar a qualidade do ar que nós respiramos.

Benefícios da neutralização de CO2

  • Melhora da fertilidade dos solos;
  • Promoção de um ciclo hidrológico saudável;
  • Geração de múltiplas fontes de produção de alimentos, combustíveis e fibras;
  • Melhora da qualidade do ar e consequente redução de doenças respiratórias.

Como é feito o cálculo da neutralização? 

O cálculo para neutralização é feito através de um inventário GEE realizado por uma empresa certificada pela ONU, em conformidade com os métodos aprovados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), conceitos e diretrizes do GHG Protocol e NBR ISO 14.064.

Para fazer um inventário, são usadas diversas ferramentas que utilizam previsões, parâmetros e fatores de emissão padrão para fazer o cálculo correto. Após o inventário - e a finalização do cálculo -, é realizada a compensação.

Pra ter uma noção na prática, a equivalência para neutralização considera que: 1 tonelada de CO2 emitido = 7 árvores plantadas. Ou seja, para cada tonelada de CO2 emitida, é necessário plantar 7 árvores para conseguir neutralizar as emissões. 

Qual a relação entre as árvores e a emissão de CO2?

Acontece que as árvores realizam um fenômeno conhecido como sequestro de carbono. Em outras palavras, elas conseguem absorver o CO2 e armazená-lo na sua biomassa, lançando oxigênio na atmosfera. Isso gera a "limpeza" do ar, fazendo a troca do gás poluente pelo oxigênio através de um sistema de compensação, ou em outras palavras, neutralização.

Como é feita a neutralização de CO2?

Ela pode ser feita através da plantação regenerativa de árvores ou da compra de crédito de carbono. No nosso caso, aqui na Simple, essa compensação é por plantio regenerativo.

Toda compensação gera um relatório e código para rastreio do plantio e acompanhamento do crescimento das árvores plantadas. Assim, tudo fica documentado e nós conseguimos ter controle dos resultados. 

E na Simple, quais atividades são neutralizadas?

Temos muito orgulho do nosso plano de neutralização do CO2. Hoje, toda a logística da nossa cadeia de produção tem as emissões neutralizadas. Além disso, todas as nossas lojas, escritórios, sedes administrativas e todas as viagens feitas pelo nosso time também são CO2 neutro

Tim Music Rio, Nova York e Londres

Simple Organic London Fashion WeekApresentado pela Simple, evento "Brazil: Creating Fashion For Tomorrow" abre o calendário oficial da London Fashion Week, summer 2024

Em 2022, inovamos mais uma vez e realizamos a neutralização de CO2 do Tim Music Rio, principal festival de música gratuito do Brasil, que aconteceu na praia de Copacabana, no Rio. 

Levando nosso propósito e o impacto positivo para o exterior, também neutralizamos o CO2 na New York Fashion Week, no desfile da PatBo, coleção Summer 2024. E depois, repetimos a ação na London Fashion Week, quando abrimos a Semana de Moda inglesa apresentando o evento Brazil: Creating Fashion For Tomorrow

Você no nosso processo

Com iniciativas como essa, esperamos compartilhar um pouco mais do nosso processo de produção com você, além de trazer conscientização e sensibilizá-lo sobre o impacto que todos temos no planeta Terra. 

Ah, e se bateu a curiosidade, você também pode calcular sua pegada de carbono individual, sabia? Dá uma olhada aqui.

E aí, já sabia como funcionava a neutralização de CO2? Conta pra gente nos comentários!

2 comentarios

Olá, tudo bem? Amei a iniciativa de vocês e gostaria de saber como posso acompanhar o processo de plantio das árvores? Quanto carbono a minha compra gerou e quantas árvores irão plantar? Realmente vão plantar? Como posso saber disso? Obrigada! Aguardo retorno!

Laís Adrielle Santos

Legal saber que vocês estão se adequando as metas de Paris, mas queria saber como essa compensação está sendo feita. Um abraço.

Talita

Deixe um comentário