Semana da Niacinamida: um guia sobre o ativo | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Guia da Niacinamida - conheça tudo sobre o ativo

A niacinamida é daqueles ativos que todo mundo ama. Poderosa e multifuncional, a matéria-prima é tão incrível que a a Solução formulada com o ativo é nosso produto best seller. Vem descobrir tudo sobre a Niacinamida e de quais formas você pode usá-la no seu dia a dia! 

O que é a Niacinamida?

A Niacinamida, ou Nicotinamida, é a forma bioativa da Vitamina B3, ou seja, quando aplicada na pele, ela participa diretamente de reações do nosso organismo, sem passar por transformações, para chegar ao resultado mais eficaz possível. 

Por que a Niacinamida possui benefícios para diversos tipos de pele?

Acontece que a Niacinamida participa de mais de 40 reações de oxidação-redução, que fazem com que o ativo consiga agir de várias formas na pele. É por isso que ela atende desde quadros de ressecamento, até manchas, acne e envelhecimento precoce.

Os benefícios da Niacinamida 

Confira quais são os benefícios da niacinamida, e de que forma o ativo atua na sua pele. 

Antioxidante

A Niacinamida possui alta atividade antioxidante, ou seja, ela protege a pele da ação dos radicais livres, que são as moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. 

Proteção da pele

A Niacinamida reforça a barreira de proteção da pele. Isso acontece porque sua aplicação aumenta a síntese de ceramidas, que ficam na última camada da pele, a camada mais superficial, e são responsáveis por impedir a perda de água, e assim, garantir altos níveis de hidratação e proteção.

Ajuda com a sensibilidade da pele

Por ser perfeita para recuperar a barreira cutânea mais superficial, a Niacinamida ajuda na redução da irritação e a vermelhidão da pele, por trazer uma camada de proteção mais robusta à peles que geralmente possuem essa barreira defasada, sendo indicada para melhorar o aspecto das rosáceas e outras manifestações de sensibilidade.

Suaviza e previne as linhas de expressão

A Niacinamida estimula a síntese de colagéno, filagrina, queratina e involucrina, que são proteínas responsáveis por garantir firmeza, hidratação, proteção e elasticidade à pele. Conforme envelhecemos, a produção dessas proteínas diminui, deixando aspecto de flacidez. Com o empurrão da Niacinamida, é possível retardar os sinais do tempo das células.

Minimiza os poros da pele

niacinamida é ótima para as peles oleosas, uma vez que conta com propriedade seborreguladora que controla a produção excessiva de óleo, conseguindo minimizar os poros dilatados. 

Redução e prevenção das manchas

Segundo estudos, quando encontrada em uma concentração acima de 5%, a Niacinamida atua como um uniformizador de pele, agindo em manchas escuras. O ativo inibe a transferência dos melanossomos - organelas que armazenam a melanina - dos melanócitos para os queratinócitos na epiderme. Pra você entender melhor: a Niacinamida impede que a melanina saia da sua "casa", que são os melanócitos, fazendo com que o pigmento não chegue até a camada mais externa da pele, evitando o surgimento de manchas e uniformizando as que já existem.

Além de todas essas propriedades, a Niacinamida também é um ótimo hidratante, que deixa a pele macia, brilhosa e com viço. 

E agora que você já sabe exatamente como a niacinamida se comporta na sua pele, que tal ver em quais produtos ela aparece? 

Conheça todos os produtos Simple Organic que levam niacinamida na sua fórmula

SOLUÇÃO NIACINAMIDA

A fórmula mais famosa, nossa Solução Niacinamida vem na etapa de tratamento do seu skincare. Inicie pela sua Espuma ou Gel de Limpeza favorito; em seguida aplique a Green Water, para tonificar; e finalmente, a Solução. Basta aplicar entre 3 e 4 gotas no seu rosto e espalhar até completa absorção. Você pode passar na rotina da manhã, da noite, ou ainda, nos dois períodos. 

BOOSTER NIACINAMIDA

Todos os benefícios do ativo em uma versão Do It Yourself. Basta misturar uma pitada do Booster com o veículo facilitador de sua preferência. Ah, e lembre-se que a Niacinamida é hidrossolúvel, ou seja, compatível com a água, e não com óleo. Por isso, você poderá utilizar o Booster Niacinamida apenas em produtos que contém água em sua composição, não nos oleosos. 

Alguns exemplos de produtos que você pode misturar o Booster de NiacinamidaSéruns Timeless e Sensitive Skin; Green Water; Hidratante facial de Ácido Hialurônico; Blending Facial e até mesmo as máscaras de argila. 

Não será possível misturar o Booster Niacinamida com produtos oleosos, como: Balm de Olhos, BBA e os Óleos Vegetais (Rosa Mosqueta, Copaíba, etc). Também não indicamos o uso do Booster combinado à nenhuma de nossas Soluções

Importante: Não recomendamos, também, a dissolução da Niacinamida pó em produtos com pH ácido (inferior a 5,0) ou que seja formulado com ácidos. Então nos produtos da Simple Organic não combinar o Booster Niacinamida ao Duo Ácido Glicólico, POWER Sérum Secativo, nem ao Sérum Control Skin (uma vez que esse produto já possui Niacinamida em sua composição).

SÉRUM CONTROL SKIN

Produto de uso exclusivamente noturno, ele é o melhor amigo das peles mistas e oleosas. Na sua composição, além da niacinamida, ainda há ácido chiquímico, com ação antimicrobiana e antioxidanteD-Panthenol, agente restaurador e regenerador, e extratos de hamamelis e alecrim

Acelerador de Hidratação

Um mix de ativos capaz de acalmar peles reativas e recuperar a hidratação pós-procedimentos como peelings, produtos com ácidos, depilação e exposição solar, é o que oferece o Acelerador de Hidratação. Formulado com Ácido HialurônicoAloe Vera OrgânicaTrehalose e Niacinamida, o produto pode ser incluído na rotina de cuidados diários, pela manhã ou à noite, sempre que sentir necessidade.

PRIMER BLUR EFFECT

O Primer Blur Effect prepara a pele para receber a maquiagem e também atua como um produto de tratamento. Ele atenua os poros, linhas de expressão, manchas e controla a oleosidade. Além da niacinamida, fazem parte da sua fórmula os óleos de rícino e malaleuca, que hidratam e deixam a pele saudável. O Primer possui propriedades protetoras e regenerativas, que auxiliam no combate da acne, tonificam, restauram e fortalecem a pele. Pode ser usado por diversos tipos de pele.

NIACINAMIDA NO CABELO

niacinamida também pode ser usada com sucesso para cuidar da saúde dos fios. Ela estimula a circulação, sendo ótima para auxiliar no crescimento dos cabelos de forma saudável, para aumentar o volume, a elasticidade e o brilho das madeixas. 

Ideal para combater as agressões químicas ou físicas, como uso frequente de chapinha, secador e mechas de luzes, a niacinamida ajuda a reconstruir a queratina.

Além disso, a niacinamida trata a pele ressecada e danificada, sendo perfeita para melhorar a aparência do couro cabeludo. Ela também promove a hidratação e controle da oleosidade, o que reduz a descamação e restaura a elasticidade do fio. 

SHAMPOO SÓLIDO CONTROL

Shampoo Sólido feito especialmente para cuidar dos cabelos mais lisos e oleosos, o Shampoo Control possui propriedades regenerativas, restauradoras e hidratantes. Conta com um cheirinho herbal delicioso e possui fórmula waterless, que economiza 80% de água na sua composição. 

NIACINAMIDA NAS AXILAS

DESODORANTE CLEAN

Sim! É isso mesmo, até suas axilas podem desfrutar dos benefícios da niacinamida. No Desodorante Clean, nossa alternativa natural e sustentável aos desodorantes sintéticos, a Niacinamida surge para hidratar, proteger e uniformizar o tom da região. 

Referências: Desenvolvimento e eficácia clínica de dermocosméticos para a pele acneica contendo vitamina B3 e derivados de vitamina B6 e zinco,  Segurança e eficácia de Cosmecêuticos e Nutracêuticos utilizados na prevenção e retardamento do fotoenvelhecimento da pele
E aí, será que você imaginava que a Niacinamida tinha tantos benefícios assim? Conta pra gente nos comentários! 

Deixe um comentário