O que é a luz azul?
A luz azul é um espectro de luz visível proveniente dos raios solares, e também das luzes artificiais, como as telas do computador, televisão e smartphones. Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, não tem como evitar que a exposição a estes raios luminosos seja cada vez mais frequente.
O que você talvez ainda não saiba, é que a luz azul pode trazer danos à saúde da sua pele, e que da mesma forma que você usa filtro solar para se proteger dos raios UV, você também deve se proteger contra a luz azul.
A luz azul em contato com a pele
Sabe os radicais livres, aqueles que são responsáveis por oxidar a nossa pele? Então, a luz azul estimula a produção deles! Ela é capaz de alcançar a derme, que é onde fica localizado o colágeno e a elastina, e degrada as células, acelerando o envelhecimento precoce. Além disso, por conta da sua atividade oxidante, a exposição desprotegida da luz azul também causa a hiperpigmentação da pele e o melasma, ou seja, as famosas manchinhas.
Luz azul x Raios ultravioleta
Foto: ppl ware
Pra você não confundir os dois: enquanto a luz azul oxida as células e pode acelerar o envelhecimento precoce das células e causar manchinhas na pele, os raios UV agem diretamente no DNA da célula, sendo muito mais potentes que a radiação azul, podendo causar até câncer de pele.
Ambas as luzes merecem a sua atenção, porém não são motivo de pânico. Uma boa rotina de skincare com produtos antioxidantes e protetor solar de uso diário, já são o suficiente para proteger a sua pele.
Como proteger a pele da luz azul
Solução Niacinamida
Não é só por causa da cor! Nossa Solução possui potente atividade antioxidante, que proporciona um efeito estabilizador na barreira cutânea de proteção. Sua função protetora confere à niacinamida potente atividade anti-poluição urbana e contra a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos.
Um pouco mais sobre a eficácia comprovada da Niacinamida
- Dermatologicamente testado;
- Clinicamente testado;
- Apropriado para peles sensíveis;
- Proporciona uniformidade da pele;
- Redução de linhas finas e linhas de expressão;
- Melhora da elasticidade da pele;
- Redução da vermelhidão;
- Melhora da hidratação;
- Redução dos poros dilatados
- Well Aging;
- Preenche linhas finas;
- Pele iluminada;
- Acalma a pele;
- Não irrita a pele;
- Boa aceitação geral.
Além da pele
A luz azul também interfere na qualidade do sono, o ideal é desligar as luzes e se desconectar dos aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Destaca-se aqui que, além dos dispositivos eletrônicos, as lâmpadas incandescentes, que são as quentes, emitem raios mais nocivos à pele do que as lâmpadas halógenas, então opte sempre pelas fontes frias.
Você já tinha ouvido falar na luz azul? Sabia que a niacinamida protege contra ela? Conta pra gente nos comentários!
2 comentarios
Já conhecia a luz azul como um fator que pode atrapalhar o sono devido ao bloqueio parcial da melatonina. E também como um agente de degeneração macular, por isso uso filtro de luz azul no celular o dia inteiro, e não somente à noite. Agora esse aspecto de prejudicar a pele por ser oxidante, destruir colágeno, etc., eu não sabia. Valeu a leitura!
Achei muito bom dar até para eu escrever para o meu trabalho de ciências 🙂