O que é skin cycling? Entenda a nova tendência do skincare | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





O que é skin cycling? Entenda a nova tendência do skincare

Você já ouviu falar no skin cycling? A nova tendência, criada pela médica dermatologista Whitney Bowe, viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Se o termo é novidade para você, vem que a gente te explica! 

O que é o skin cycling?

O termo, de tradução livre para ciclo da pele, consiste no método de rodízio de ativos na hora de aplicar a sua rotina de skincare ao longo da semana, ou seja, não aplicar certos produtos numa mesma rotina, ou até no mesmo dia, para não sobrecarregar a sua pele e deixa-la descansar. 

Por que fazer skin cycling?

De acordo com Whitney Bowe, criadora do método, muitas pessoas acabam fazendo longas rotinas de skincare com diferentes ativos, sem saber se eles podem ser usados juntos ou não, processo que acaba irritando a pele e não entrega os resultados desejados.

Ao fazer o skin cycling, a pele passa a absorver todos os produtos de forma eficiente sem causar irritação, visto que eles seguem um cronograma de aplicação.

Como fazer skin cycling?

A rotina de skin cycling explicada passo-a-passo  (Foto: Reprodução/Instagram @drwhitneybowe)Foto: Instagram @drwhitneybowe

A médica dermatologista explica que nós devemos alternar os dias de uso de retinóis e ácidos esfoliantes - salicílico e glicólico. Assim, a pele ganha dias de descanso nos quais o foco da rotina será somente a hidratação. 

O "ciclo" deve ser feito no período noturno, visto que ácidos esfoliantes e retinóis são fotossensíveis e devem ser usados antes de dormir. Além disso, a médica ressalta a importância de seguir uma ordem: esfoliar a pele na primeira noite, para fazer com que o retinol entre de forma mais efetiva na pele na segunda noite.

E a rotina diurna?

Para a rotina de skincare do período matutino, a Dra. Whitney Bowe sugere que mantenhamos uma rotina de skincare básica com limpeza, hidratação e proteção solar. Sem segredo! O importante é cuidar com a rotina noturna. 

Vantagens do skin cycling

O método é super universal, podendo ser adotado para diferentes tipos de pele e para pessoas que tenham diferentes orçamentos, idades e estilos de vida.

A ideia é equilibrar os dias de aplicação dos ingredientes ativos e hidratantes, de modo a manter a barreira cutânea de proteção intacta sem uma sobrecarga de produtos. 

É importante ressaltar que cada pele reage a um ativo de uma forma diferente, então independente da tendência que você encontrar online, é sempre importante consultar um médico dermatologista.

Skin cycling com Simple Organic: como fazer?  

Se você quer experimentar o skin cycling com os produtos da Simple, a gente te ajuda a montar uma rotina! 

Primeira noite - Esfoliação química

importante frisar que independente da sua rotina, a limpeza deve ser sempre a primeira etapa. Aqui, você pode escolher a opção que melhor se encaixa para o seu tipo de pele.

Em seguida, de acordo com a médica, na primeira noite do ciclo devemos fazer a esfoliação química da pele, ou seja, escolher ativos que promovam a regeneração da pele, como é o caso do Ácido Glicólico e Ácido Salicílico, neste caso, basta escolher apenas um dos dois.   

Segunda noite - Retinol

A segunda noite também deve ser iniciada pela limpeza da pele. Em seguida, o ciclo deve dar espaço aos retinóis, que irão penetrar a pele para regenerar a pele, controlar a oleosidade e estimular a síntese de colágeno. Depois do retinol, um hidratante deve ser aplicado. 

Obs: nosso Retinol-Like é formulado com bakuchiol, uma alternativa vegetal ao retinol tradicional que não é fotossensível e não causa irritação, então você pode usá-lo durante o dia sem o menor problema! Aqui, é apenas uma demonstração do conceito difundido pela Dra. Bowe.

Terceira e quarta noite - hidratação! 

Hora de focar na hidratação, nutrição e recuperação da pele, sem nenhum ingrediente ativo. Nessas noites, você pode optar pelo nosso Hidratante Facial Ácido Hialurônico, Blending Facial, Hidratante Multifuncional e ainda aplicar um óleo para selar a pele, como o Copaíba, Rosa Mosqueta ou Sérum Facial

Depois, é só recomeçar o ciclo! 

E aí, você já conhecia o skin cycling? Já levou o conceito para a sua rotina de skincare? Conta pra gente nos comentários!
Fonte: The New York Times  

Deixe um comentário