Óleo de Andiroba, para que serve? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Óleo de Andiroba, para que serve?

O Óleo de Andiroba é daqueles produtos multifuncionais que a gente ama. Nativo da biodiversidade da nossa Amazônia, ele pode ser usado para cuidar da sua pele, cabelo e até para proteger contra picada de insetos. Vem conhecer o Óleo de Andiroba e descubra todas as formas de usar esse produto incrível.

Andiroba - óleo amargo

AndirobaFruto Andiroba, da onde é extraído o óleo. Foto: Reprodução

O nome andiroba é de origem tupi e significa "óleo amargo". 

A andiroba (Carapa guianensis), é uma árvore nativa da região amazônica, que pertence à família Meliaceae, e pode chegar a 30 metros de altura. A árvore de andiroba é uma das mais importantes plantas medicinais utilizadas como fitoterápicos pelos povos indígenas e habitantes tradicionais da floresta amazônica. 

Tradicionalmente, todas as partes da árvore são utilizadas pelos povos amazônicos, sendo o óleo extraído das sementes o mais utilizado na medicina popular, para tratar inflamações cutâneas, tumores e distensões musculares.

Óleo de Andiroba, o que é?

Óleo de Andiroba

O Óleo de Andiroba, extraído da semente do fruto, é rico em ácidos graxos, como o oléico, palmítico, esteárico, linoléico e palmitoléico.

Na região Amazônica, onde o óleo é amplamente utilizado como planta medicinal pelos moradores, ele é descrito como tendo ação antibactericida, antifúngica e antiviral, além de ser repelente.

Óleo de Andiroba na pele

O Óleo de Andiroba é altamente emoliente, sendo indicado para renovação e regeneração de diversos tipos de pele, principalmente as mais sensíveis. Possui propriedades calmantes e regenerativas. 

  • Hidrata profundamente;
  • Estimula a regeneração da pele;
  • É anti-inflamatório;
  • É cicatrizante. 
COMO USAR O ÓLEO DE ANDIROBA NA PELE?

Pode ser usado tanto na sua rotina de skincare diurna quanto na noturna. Em ambos os casos, ele deve ser o último passo do seu ritual. Isso porque os Óleos são produtos mais espessos que formam uma espécie de barreira para evitar que a pele perca água. Ou seja, produtos aplicados depois dos Óleos não seriam absorvidos pela pele, porque o aspecto oleoso iria barrar a entrada de agentes externos. 

O protetor solar deve vir depois do Óleo de Andiroba (ou de outro Óleo que você vá aplicar na pele) porque ele também funciona como uma barreira contra os raios UV, e não precisa ser absorvido pela pele. 

Se você deseja saber qual é a ordem completa ideal para aplicar seus produtos de skincare, é so conferir esse post aqui. De forma resumida, sempre será do produto mais fininho para o mais espesso. 

Você pode seguir a seguinte ordem: limpeza - tratamento - hidratante - óleo - protetor solar. 

Óleo de Andiroba repelente de insetos

Óleos RAW

A andiroba também possui ação repelente e sua eficácia já foi demonstrada em alguns estudos científicos, em que este poder repelente foi justificado pelas concentrações de limonoides presentes. 

Também é por causa dos limonóides que a Andiroba possui sabor amargo. Esses compostos são produzidos pelas plantas como mecanismo de defesa contra insetos. 

Óleo de Andiroba no cabelo

Proporciona brilho, maciez, hidrata, nutre profundamente os fios e controla o frizz.  Além disso, ele recupera pontas quebradiças, deixando-as com um aspecto brilhante e saudável.

Pode ser misturado em shampoos, condicionadores e máscaras capilares para auxiliar no combate à queda de cabelo e prevenção da calvice. 

É indicado para cabelos cacheados, crespos e volumosos. Se o seu cabelo é mais oleoso, aplique o Óleo de Andiroba apenas nas pontas.  

COMO USAR O ÓLEO DE ANDIROBA NO CABELO?

Aplique algumas gotas na raiz ou no comprimento para revitalizar as pontas. 

Óleos RAW Simple Organic - impacto positivo em comunidades da Amazônia

Óleos RAW

Nossa linha de Óleos vegetais enriquecidos com Vitamina E ocupa um espaço especial no nosso coração. Além de serem fórmulas orgânicas extraídas da biodiversidade do Brasil, o processo de obtenção do Andiroba, Copaíba e Patauá deixa impacto positivo em famílias da Amazônia. 

Isso porque a economia desses óleos é fonte de renda de inúmeras famílias que se dedicam exclusivamente à coleta. O processo de beneficiamento do óleo agrega valor ao produto final, além de potencializar suas qualidades.

A cada 100kg de andiroba extraídos, 480 pessoas são beneficiadas. 

CERTIFICAÇÃO ECOCERT COSMOS ORGANIC

Nosso Óleo de Andiroba é certificado pela Ecocert, que é a maior especialista mundial na certificação de práticas sustentáveis em produtos naturais e orgânicos. A empresa garante que toda a cadeia de produção dos produtos que carregam a certificação Cosmos seja sustentável, respeite o planeta, a saúde das pessoas envolvidas em todo processo e também do consumidor final.

A certificação Cosmos Organic do  Óleo de Andiroba assegura que 100% do total dos ingredientes são de origem natural e 99,95% do total dos ingredientes são provenientes da agricultura orgânica.

+ QUER RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E PROMOÇÕES NO SEU
E-MAIL? CLIQUE AQUI E SE CADASTRE NA NOSSA COMUNIDADE
!

Referências: 
Processos de extração e usos industriais de óleos de andiroba e açaí: uma revisãoÓleo de andiroba: propriedades e benefícios

Deixe um comentário