Rinite alérgica: conheça o óleo essencial que vai aliviar os sintomas | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Se você tem rinite, precisa conhecer esse óleo essencial

Coriza, espirros, coceira na garganta, congestão nasal e olhos ardendo. A rinite é uma condição comum que afeta muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente nas épocas de mudança de estação. 

Se você tem rinite, com certeza já usou algum medicamento antialérgico ou um descongestionante nasal para aliviar os sintomas. Hoje, nós vamos te apresentar uma alternativa natural para aliviar a rinite: o Óleo Essencial de Funcho. Vem ver como ele pode ser seu aliado contra as crises alérgicas. 

O que é rinite

Lenço Umedecido

A rinite é o resultado da resposta do corpo ao contato com substâncias identificadas como alérgicas. É uma condição que pode ser alérgica ou não alérgica, com ambas classificações sendo caracterizadas pela inflamação da mucosa nasal, que gera sintomas como coriza, ardência nos olhos, crises de espirro, obstrução das vias aéreas e coceira na garganta.

Por que tenho rinite?

O nariz é responsável por proteger o organismo contra a inalação de substâncias tóxicas e irritantes - os agentes alérgenos -. Para impedir que essas substâncias cheguem até os pulmões, acontece a obstrução nasal, que bloqueia a passagem do agente agressor, e estimula a produção de coriza e espirros. Todas as pessoas que entram em contato com substâncias tóxicas apresentam esses sintomas, é uma resposta natural do nosso corpo.

Cerca de 10% a 25% das pessoas ao redor do mundo sofrem de rinite alérgica, que se não for tratada, pode impactar diretamente a qualidade de vida.  

Óleo Essencial de Funcho para aliviar a rinite

O Óleo Essencial de Funcho é extraído das sementes da planta Foeniculum vulgare, que é amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. Ele contém compostos ativos, como anetol e fenchona, que possuem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antialérgicas, e por isso é uma ótima opção para tratar os sintomas da rinite. Vem entender melhor.

Benefícios do Óleo Essencial de Funcho para rinite

Alívio da congestão nasal e espirros

Óleo Essencial de Funcho possui propriedades descongestionantes e pode ajudar a aliviar a congestão nasal, facilitando a respiração.

Como usar? Adicione algumas gotas do Óleo Essencial de Funcho em um difusor e deixe-o no seu quarto ou no ambiente de trabalho. A inalação ajuda a abrir as vias aéreas obstruídas e reduzir os espirros.

Ação anti-inflamatória e antialérgica

A rinite é muitas vezes causada por uma reação inflamatória exagerada do sistema imunológico a alérgenos presentes no ambiente, como poeira, pólen ou pelos de animais. O Óleo Essencial de Funcho possui propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, o que pode trazer alívio para os sintomas da rinite.

Como usar? Dilua algumas gotas do Óleo Essencial de Funcho em um óleo vegetal (como nosso Demaquilante de Óleo de Coco) e massageie suavemente a área do nariz.

Efeito expectorante

Se você costuma ter bastante coriza nas crises de rinite, o Óleo Essencial de Funcho pode ajudar a fluidificar o muco e facilitar a sua eliminação.

Como usar? Adicione algumas gotas do Óleo Essencial de Funcho em água quente e inale o vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha. Esse processo pode auxiliar na descongestionização nasal e no alívio da coriza.

Além da rinite: outras formas de usar o Óleo Essencial de Funcho

Ações Físicas

Óleo Essencial de Funcho fortalece o sistema digestório, que é afetado por distúrbios nervosos. É calmante e alivia o desconforto das regiões do tórax, pulmões, intestino, estômago e útero. Facilita a digestão e é excelente para ser usado em difusão no período de dietas, durante as principais refeições e para alívio de gases.

Ele também atua como regulador e facilitador da produção de hormônios femininos, sendo ótimo para estimular o fluxo sanguíneo e a produção do leite materno. É super indicado para as fases de pré-menopausa, menopausa e para alívio de cólicas. 

Espasmolítico muscular, o Óleo Essencial de Funcho alivia as dores de maneira significativamente rápida. Quando usado em massagens e banhos, ajuda a aliviar tensão na região das costas, no “destravamento” e nas dores lombares.

Ações emocionais

Conhecido como o óleo da perseverança, o Funcho atua como sedativo suave que auxilia na timidez e autoestima. Ele promove a confiança, abertura para novas ideias e estimula a expressão através da fala.

Ações Vibracionais

Age como regulador do ambiente emocional e físico e equilibra a frequência do local. Ativa o 5º Chakra, o Laríngeo (garganta), que é a porta da comunicação, criatividade, inspiração e expressão do nosso potencial.

Na Ayurveda

O Funcho faz parte das plantas medicinais que são conhecidas como tridosha e harmoniza Vata, Pitta e Kapha.

Pontos de atenção antes de usar óleos essenciais

Atenção

Embora o Óleo Essencial de Funcho seja seguro para a maioria das pessoas, é importante consultar seu médico e fazer um teste de alergia antes de inseri-lo na sua rotina, independente se for usar para as propriedades aromaterapeuticas ou para uso tópico. Algumas pessoas podem ser sensíveis e sofrer reações aos óleos essenciais, que são concentrados e fortes. Por isso, sempre reforçamos: antes de inserir qualquer produto no seu dia a dia, consulte seu médico

Quem não pode utilizar Óleo Essencial de Funcho?
Gestantes e crianças, utilizar somente com orientação médica. 
Não utilizar em pessoas que sofrem de epilepsia, endometriose, câncer no seio ou no sistema reprodutivo.

Referências:  Actividade antimicrobiana do óleo essencial do Foeniculum vulgare Miller, Rinite alérgica – Classificação, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento

Deixe um comentário