Pegada ecológica: como calcular a sua?
Já parou para refletir sobre o impacto que suas escolhas diárias têm no meio ambiente? A forma como você se alimenta, se veste, se locomove e, até se diverte, pode deixar marcas no planeta.
Para ter uma noção, um artigo disponibilizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que: o carro, em relação aos demais meios de transporte, é responsável por 60% das emissões de C02 nos centros urbanos do Brasil. Meio de transporte é um dos pontos que entram no cálculo da pegada ecológica, sabia?
Para ajudar, a WWF em parceria com a Global Footprint Network, criou uma calculadora para descobrir o impacto do seu estilo de vida no meio ambiente. Vem aprender mais sobre a sua!
O QUE É PEGADA ECOLÓGICA?
Ela é uma metodologia que calcula o uso de recursos naturais conforme o nosso consumo.
A Pegada Ecológica, seja de um país, uma cidade, uma empresa ou de uma pessoa, reflete a quantidade de áreas produtivas de terra e mar necessárias para sustentar nosso estilo de vida, gerando os produtos e serviços que consumimos diariamente.
Em termos práticos, a Pegada Ecológica nos mostra, em hectares globais (gha) o quanto de território cada pessoa ou sociedade utiliza, em média, para manter suas atividades cotidianas. Já imaginou?
O que entra no cálculo da pegada ecológica?
Para calcular a Pegada Ecológica é levado em conta apenas os recursos e usos que podem ser medidos em termos de área necessária para sustentar a produtividade biológica.
Isso significa que, resíduos sólidos e o consumo de água ficam de fora desse cálculo, pois não podem ser avaliados com base nessa metodologia. Porém, já falamos por aqui sobre a pegada de carbono e da pegada hídrica, descubra a sua!
Tópicos que entram na conta:
Carbono
Contempla as áreas florestais capazes de absorver o CO2 gerado pela queima de combustíveis fósseis, desconsiderando, claro, a quantidade absorvida pelos oceanos.
Áreas de Cultivo
Representa as terras agrícolas utilizadas para a produção de alimentos e fibras para consumo humano, além da ração para os animais que criamos, como gado, suínos e aves, e também para oleaginosas e borracha.
Pastagens
Corresponde às áreas destinadas ao pasto para criação de gado de corte e leite, além de fornecer matéria-prima para a produção de couro e lã.
Florestas
Simboliza as áreas florestais usadas para fornecer produtos como madeira, celulose e lenha.
Áreas Construídas
Engloba as áreas ocupadas por infraestrutura humana, como transporte, habitação, indústrias e reservatórios para a geração de energia hidrelétrica.
Estoques Pesqueiros
Esse cálculo é baseado na produção primária necessária para sustentar a captura de peixes e mariscos, incluindo espécies marinhas e de água doce.
COMO CALCULAR A PEGADA ECOLÓGICA?
É fácil e até divertido, num estilo quiz, basta responder conforme as perguntas e no fim, eles fornecem uma estimativa.
Clique aqui e faça o cálculo da sua pegada ecológica.
POR QUE FAZER ESSE CALCULO?
Com o crescimento da população global e o aumento do consumo, a demanda por recursos naturais também se intensifica a cada ano.
Um dos efeitos mais preocupantes dessa exploração excessiva da natureza é a rápida perda da biodiversidade, marcada pela extinção ou redução significativa de diversas espécies de plantas e animais.
Segundo o Relatório Planeta Vivo, entre 1970 e 2022, a biodiversidade global sofreu uma queda de 69%, sendo que nos países da América Latina e Caribe essa redução foi ainda mais drástica, chegando a 94%.