Simple Organic + Think Olga: 5 ONGs de combate à violência contra a mulher Pular conteudo
CATEGORIAS





Simple Organic + Think Olga: 5 ONGs de combate à violência contra a mulher

Para o terceiro episódio do nosso podcast The Simple Talks, trouxemos uma convidada muito especial. Diretora de impacto da Think Olga e Think Eva, Maira Liguori foi também eleita uma das 100 mulheres mais influentes do mundo em 2017 pela BBC.

Em uma conversa sobre relacionamentos tóxicos, formas de identificar e prestar apoio a uma pessoa próxima, abordamos também a situação atual da violência doméstica e feminicídio. A fim de aumentar ainda mais essa rede de impacto, indicamos abaixo 5 organizações que têm como propósito ajudar mulheres em risco de violência

5 ONGS DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

  1. Tamo Juntas
    Fundada com princípios, posturas e práticas feministas, antirracistas, anticapitalistas e anti LGBT fóbica, a ONG Tamo Juntas presta assistência a mulheres em situação de violência e possui incidência política nacional e local a fim de denunciar e combater a violência contra a mulher. 
    Clique aqui para saber mais.
     
  2. Associação Fala Mulher
    Localizada em São Paulo, a Associação Fala Mulher atua fornecendo atendimento a mulheres, crianças, adolescentes e idosos que foram vítimas de violência doméstica. A instituição ainda oferece auxílio jurídico, psicológico, educacional e social, e fornece abrigos sigilosos para proteção da vítima e seus filhos em risco de morte.
    Clique aqui para saber mais.
     
  3. Instituto Barbara Penna
    Com sede no Rio Grande do Sul, o instituto leva o nome da vítima de violência doméstica que resolveu transformar sua história em uma grande rede de apoio. Além de prestar assistência e conscientização sobre a violência contra a mulher, a ONG tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Lei Maria da Penha e também incentivar a quebra do silêncio e as denúncias aos casos de violência. Ao entrar no site do Instituto, você encontra um espaço possível para solicitar apoio em caso de necessidade.
    Clique aqui para saber mais. 
     
  4. Artemis
    Fundada em 2013, seus valores são baseados no tripé sugerido por Gandhi: a Verdade, a Autonomia e a Não-Violência.  Além de combater a violência doméstica, a Artemis visa promover a autonomia feminina e contribuir para pôr fim a todas as formas de violência contra as mulheres. Além disso, a fundação disponibiliza cursos e acervos para contribuir na conscientização e reflexão da sociedade sobre a realidade de vida da mulher.
    Clique aqui para saber mais.
     
  5. Associação Fênix
    A Associação Fênix foi fundada em 2006 para combater a violência doméstica e lutar contra a violência sexual. A ONG também busca promover a socialização e o atendimento psicossocial a crianças e jovens que convivem com o vírus HIV. Além de dar apoio às mulheres, ela oferece oficinas e atividades lúdicas para crianças, reforço escolar, atendimento psicológico, aconselhamento e assistência jurídica.
    Clique aqui para saber mais.

--

Escute aqui o episódio do podcast Simple Organic + Think Olga: uma conversa sobre violência doméstica e políticas públicas com Maira Liguori
*Se você sofre violência doméstica ou conhece alguém nessa situação, denuncie. Ligue para a Central de Atendimento à Mulher, no número 180.
.
**A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.

Você já conhecia essas ONGs? Conhece alguma outra que trate de combater a violência contra a mulher? Divide com a gente nos comentários!

10 comentarios

Sou mais uma mulher a sofrer violência doméstica. Saí do meu Estado onde morava e trabalhava há quase 33 anos. Estou me recuperando e com muito desejo de me voluntariar a prestar um trabalho em prol dessa causa. Quero muito ajudar outras mulheres.

Aguardo retorno.

Obrigada.

Aluzanir

Estou num relacionamento abusivo não de agressões física mas agressões verbais a cada dia ele mechi com meu psicológico fazendo me senti inútil culpada por tudo que dá de errado na vida dele fazendo me senti como as palavras dele a mulher e um nada na vida, meu psicólogogica está muito mal até os emprego que consegui na esperança d mudar isso perdi porque por adquiri crises de ansiedade junto com presao alta tenho ficado constantemente doente preciso de ajuda não tenho ninguém nem mãe nem pai nem ajuda família preciso de ajuda psicólogogica e estrutural para consegui um emprego e sair disso pois sozinha não consigo está difícil a cada dia fica mais doente até peso tenho perdido preciso muito de ajuda pois até pensamento ruim como tira minha vida bem em minha mente eu peso se tiver um anjo lendo isso e poder estender a mãos para mim serei imensamente grata pois de dez sempre sou sozinha e não aguento mais

Ana

Bom.dia gostaria de enviar um currículo já trabalhei casa abrigo violência doméstica mães e crianças estou desempregada queria uma oportunidade

Priscila

Nesta semana minha sobrinha Jamille Costa dos Santos foi vítima de feminicídio no Pará,estamos desolados.

Nelma Gonçalves de Abreu

Bom dia , gostaria de contar um pouquinho de mim , sou Brasileira mais moro atualmente em Portugal, vivi uma tempo difícil com violência psicológica, tem uma semana foi vítima mais uma vez mais com facadas que estou no Hospital aimda foram 13 , estou a me recupera, e me veio a mente o que posso fazer para ajudar mulheres a sair dessas situações e ja sonho em montar uma instituição para ajudar vítima de violência a se recuperar dos traumas e também escreve um livreo da minha Histórica para ajudas a superar. Estou em processo de recuperação psicológico mais creio de Deus ira me dar forças pra mim ajudar outras mulhres, obrigada por saber que tem muitas pessoas com mesmo propósito.

Fernanda Nascimento de Oliveira

Eu preciso de expor meu caso,embora tenha entrado com pedido de divórcio em 2015,ainda sofro abusos patrimonial,fora o Psicologo,fique doente,diabetes,depressão,preciso contar meu caso

Heloísa Helena Nunes

Meu nome é Geisiele e gostaria de muito de fazer parte desse elenco de mulheres que vence …mostrar pra ela minha história trabalhando para que elas ñ desistam e lutam pelo seu futuro sadio e próspero minha história foi da depressão abandono violência familiar situação de rua ..a minha realidade hoje curada rumo a 2 faculdades pedagogia e psicologia tenho projetos nesta área como educação social em aprendizado para crianças com trauma familiar abandonadas ou não gostaria de fazer parte de uma ongs onde posso desenvolver meu testemunho em defesa a favor das mulheres e crianças ñ oportunidades idosos ….agradeço se eu puder colocar mais essa conquista na página de minha história desde já agradeço…meu telefone é 27 995760973 aguardo a ligação de vcs mais uma vez fico grata.moro na Serra.. Vitória no Espírito Santo

GEISIELE da Conceição Teixeira dos Santos

Amigos, devido ao aumento, constante da violência doméstica no meu estado de Pernambuco, especificamente contra as mulheres, assim como eu e minha mãe sofremos violência domésticas quando criança, quero criar uma associação onde possa ajudar a todas as pessoas que sofram algum tipo de violência doméstica. Por favor, me passem um contato. Meus números (81) 987399345(ZAP) 81 999476851

Josemar Bione

Tenho uma instituição gostaria de fazer parte deste projeto e implantar na nossa associação este projeto do feminicidio…

Alexandra Fernandes

INSTITUTO ACAUA, EM DEFESA PELOS DIREITOS DAS MULHERES

SORAYA LILIA ARRUDA DA SILVA

Deixe um comentário