Doce Jornada: livro de Thaís Roque fala de empreendedorismo feminino | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Doce Jornada: o novo livro de Thaís Roque e a importância de apoiar o empreendedorismo feminino

Como uma marca fundada por uma mulher, sabemos todos os desafios enfrentados para mostrar a força do empreendedorismo feminino. Como bem mostrado no discurso de America Ferrera no filme da Barbie, "você tem que ser uma chefe, mas não pode ser má. Você pode comandar, mas não pode arrasar a ideia dos outros".  

Uma pessoa que entende bem do tema é Thaís Roque. A apresentadora do bem sucedido podcast De Carona Na Carreira já prestou consultoria para mulheres empreendedoras e recentemente lançou seu novo livro, Doce Jornada, que conta a história da protagonista Mabel, uma mulher que ainda não se encontrou profissionalmente.

Entrevistamos Thaís sobre seu novo projeto, que já virou sucesso, e é leitura necessária para todas as mulheres no mercado de trabalho. 

Confira a entrevista com Thaís Roque a seguir. 

Thaís RoqueThaís Roque via Instagram @thaisroque

1) Thaís, você tem um podcast super bem sucedido sobre empreendedorismo, dá uma plataforma super legal pra enaltecer mulheres, e agora você também é escritora. Conta pra gente sobre essa sua nova fase.

Na verdade, eu sou escritora muito antes de ser podcaster, administradora ou de ter qualquer vocação profissional. Eu comecei a escrever aos 14 anos, e meu sonho sempre foi escrever um livro, mas os meus relatos eram sempre muito pessoais. Foi quando surgiu a ideia da Mabel - protagonista do livro - , que eu passei a escrever e compartilhar meus relatos, mas a escrita sempre esteve na minha vida!

2) Vindo de um lugar de uma apresentadora de podcast, que escuta muitas histórias, qual é a sensação de sentar "do outro lado" e contar a sua história em um livro? Você acha que sua bagagem tornou o processo mais fácil ou mais desafiador?

O que mais me ajudou nesse processo foi a consultoria que eu prestei durante 7 anos. Naquela época, eu prestava consultoria para mulheres empreendedoras, e também para mulheres em início de carreira que ainda não sabiam o que queriam fazer da vida. Essas histórias inspiraram muito o meu livro, que trata justamente de uma protagonista que está perdida profissionalmente. Então acho que muito mais do que o podcast, a consultoria foi uma super escola pra mim.

3) Também tem muita gente comentando sobre como conseguem enxergar você no livro. Conta um pouco mais do que tem de "você" na história.

Eu acho que a gente coloca um pouco de nós mesmos em tudo aquilo que fazemos. Há muito da Thaís em vários personagens do livro, não só na Mabel - personagem principal -. Mas acho que as pessoas acabam me identificando por características em comum, por exemplo: a protagonista assiste The Kardashians e eu também, ela ama comer doce e eu também. A grande diferença é que ela está perdida na carreira, e foi aí que eu me coloquei na posição oposta, como uma pessoa para ajudá-la, sabe?

4) Nas suas redes sociais, tem muitos comentários de pessoas se identificando com a Mabel, a personagem principal. Como foi o processo de construção dessa personagem? O que ela tem de especial?

A Mabel é uma protagonista muito especial porque ela traz questões que as pessoas passam. Essa personagem tem ambições e sonhos, ela gosta de "coisa boa" e quer ser independente financeiramente, mas também quer ter um propósito e ver sentido na carreira dela. São coisas que todos nós passamos na vida em algum momento e conseguimos nos identificar.

5) Nós somos suspeitos, mas amamos ver a Mabel usando produtos Simple Organic e Bruna Tavares, porque isso humaniza ainda mais a história. E é mais especial ainda porque você tem uma relação pessoal com as fundadoras dessas marcas. Da onde veio essa ideia? E como foi esse processo?

Eu sou muito fã das marcas que mencionei no livro, uso no meu dia a dia. Foi um grande prazer colocar a personagem principal usando esses produtos e poder eternizar um pouco da história dessas fundadoras junto com a Mabel. Uma homenagem às marcas que eu adoro e às mulheres por trás delas.

6) Por último, qual recado você gostaria de deixar sobre a obra?

Este livro é para toda mulher que se encontra perdida profissionalmente, mas não desiste de encontrar uma vida melhor, que faça sentido. É para a mulher que quer pagar as próprias contas, que tem a ambição de encontrar um grande amor, assim como a Mabel, que tem essa experiência no livro. É para toda a mulher que tá no mercado corporativo, que quer relembrar porque ela faz o que faz todos os dias, e pra quem se sente estagnada e quer fazer alguma mudança na carreira. É uma inspiração para todas as mulheres, para que elas vejam que não estão sozinhas na busca pela felicidade profissional.

--

O livro Doce Jornada já está disponível nas principais livrarias do país. 

Sobre a Thaís

Thaís Roque é uma administradora e especialista em carreira, que está no comando do podcast De Carona na Carreira, possui a Founders Confraria, criou a websérie #MeuPropósito e também escreveu um romance publicado pela editora Gutenberg.  O foco da sua missão é impulsionar talentos e gerar conexões, essas são suas grandes paixões. 

E aí, você já leu Doce Jornada? Conta pra gente nos comentários! 

Deixe um comentário