Agentes Hidratantes: você sabe a diferença? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Agentes Hidratantes: você sabe a diferença?

Você é daquelas pessoas que acabam pulando a etapa de hidratação da pele porque não gosta do aspecto deixado pelos cremes ou porque acredita que o produto não funciona para o seu tipo de pele? E se a gente te contar que existe mais de um tipo de hidratante, e que talvez você só não tenha encontrado o ideal ainda? 

Da mesma forma que beber água é fundamental para manter os níveis de hidratação do corpo, o uso de produtos hidratantes é essencial para repor a água perdida e manter a pele saudável e viçosa. Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre os diferentes tipos de hidratante e como você pode escolher o mais adequado para a sua pele. Vem ver!

Os diferentes tipos de hidratante

Os hidratantes são divididos em três categorias principais: umectantes, emolientes e oclusivos. Com diferentes propriedades, cada tipo de hidratante é indicado para tratar diferentes objetivos. Confira as diferenças entre eles a seguir. 

Diferença entre os agentes hidratantes

Umectantes

Os agentes umectantes são altamente hidrofílicos, ou seja, possuem a capacidade de atrair a água na camada mediana da nossa pele – a derme - e a retém na epiderme, que é a camada externa, a barreira protetora da pele. Eles também atraem a umidade do ar em condições adequadas. São perfeitos para diversos tipos de pele, especialmente as oleosas e as maduras.

Exemplos de Umectantes Naturais: Ácido hialurônico, Alfa-hidroxiacidos (AHAs) - como o Ácido Glicólico, Álcoois de açúcar - como a glicerina e o xilitol, D-Panthenol, Sal Marinho, Aloe Vera.

Hidratantes umectantes Simple Organic:  Hidratante Facial de Ácido Hialurônico, Balm de OlhosDuo Glicólico, Duo Sensitive Skin, Serum Control Skin, Duo Timeless Skin.

Emolientes

Os emolientes auxiliam a suavizar da camada externa da pele, deixando-a macia e suave, e por isso, são ótimos para prevenir rugas e linhas de expressão. Os agentes emolientes se espalham facilmente pela pele e preenchem os espaços entre as células, o que é essencial para peles que sofrem com o ressecamento ou a descamação. Além disso, formam um filme na nossa pele que reduz a perda transpidermal de água (evaporação de água da pele) e, consequentemente, aumentam a quantidade de água na epiderme.

Ao contrário dos umectantes, são substâncias hidrofóbicas que repelem a água e dificultam a sua evaporação. Outro benefício dos emolientes é a capacidade de oferecer nutrição a diversos tipos de pele, principalmente as ressecadas.

Exemplos de Emolientes Naturais: ingredientes emolientes são geralmente óleos vegetais (como rosa mosqueta, copaíba, óleo de coco…),  manteigas, ácidos e álcoois graxos, esqualano e outros.

Hidratantes emolientes Simple Organic: todos os óleos Raw, óleo de Rosa Mosqueta, BBA, e todos os nossos hidratantes.

Oclusivos

Os agentes oclusivos são ingredientes que criam uma barreira física na camada superior da pele e impedem a perda de água para o ambiente. Mas cuidado: geralmente são feitos a base de ingredientes problemáticos, como petrolatos, silicones e óleos minerais. Por serem bastante "pesados", impedem a absorção de outras substâncias aplicadas na sequência. Felizmente, existem alternativas naturais para este tipo de agente. E o melhor: são perfeitos para peles secas e sensíveis!

Exemplos de Oclusivos Naturais: Alguns Óleos Vegetais, Cera de Candelila, Cera de Carnaúba, Óleo de Rícino, Tocopherol.

Hidratantes Oclusivos Simple Organic: Primer Blur Effect, Balm de Olhos, Sérum Lip Care, Corretivos, Lip & Cheek

Você conhecia a diferença entre agentes hidratantes? Gosta de conteúdos assim informativos? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário