Ativismo de sofá? Ajude o mundo sem sair de casa
“A revolução não será televisionada”, mas pode ser que ela seja curtida, repostada e bastante comentada.
Se você assina petições, faz textão nas redes sociais e comenta em posts em prol de causas nobres. Pesquisa, reflete e engaja em ações diretamente da tela do seu celular, pode ser que você seja um ativista de sofá.
Mas calma, que tudo isso não é necessariamente ruim. Nós da Simple, fizemos um resumo para te deixar por dentro dessa pauta e não cair em cilada.
CLICATIVISMO: ONDE TUDO COMEÇOU
O termo clicativismo (do inglês slacktivism) foi um dos precursores desse movimento de militância online e surgiu em 1995.
No início era algo positivo, mas com o tempo, passaram a entender que por trás de muitos “cliques” existiam poucas ações reais. Campanhas só visando engajamento e pessoas apoiando para aliviar a consciência.
O resultado: ações que se limitavam a um discurso bonito e pessoas satisfeitas, sem aprofundar ou cobrar nenhum resultado - e é aqui que mora o problema.
NOVAS GERAÇÕES: NOVAS FORMAS DE SER ATIVISTA
Se antes, ser uma pessoa ativa e engajada em causas sociais era visto como “descolado” e exclusivo de um grupo minoritário, hoje para a geração Z, é requisito básico e está atrelado à forma como consumimos um produto ou serviço no dia a dia. “O que essa empresa realmente agrega no mundo?”.
Uma marca precisa de um propósito além do comercial. Até porque não é legal usar o nome de uma causa para autopromoção, certo? No caso da sustentabilidade, isso se chama greenwashing.
SOFATIVISMO: DÁ SIM PRA SER LEGAL
A questão não é deixar de se envolver em causas por meio do seu celular, diretamente do seu sofá. Mas sim, aprofundar o interesse e apurar dados e fatos. Uma forma de entender o quão real é uma ação promovida por uma empresa, é buscar os resultados e o impacto gerado recorrentemente por ela. Porque, sim, é muito legal saber que uma compra do seu interesse ou necessidade pessoal pode ajudar algo, ou alguém.
Aqui vão algumas formas de apoiar:
- Assine e compartilhe abaixo-assinados validados;
- Apoie projetos indiretamente, consumindo de marcas que repassam parte dos lucros para ONGs e projetos sociais e ambientais;
- Busque empresas que reduzem o impacto gerado no planeta, a começar pela sua cadeia produtiva;
- Compartilhe ações reais com pessoas reais, trazendo visibilidade para uma causa local, ou até mesmo global;
- Pesquise causas além das quais você já participa ou tem afinidade. Conhecimento vale ouro.
AÇÃO PELOS OCEANOS: SIMPLE ORGANIC + SEA SHEPERD BRASIL
Falando em ações reais, a Simple fez algo inédito em 2023. Da união da Sea Shepherd Brasil e da Scuba Diving International nasce um projeto 100% financiado por nós: Simple + Você Pelos OCEANOS.
O projeto Rede contra Redes trará mergulhadores experientes na retirada de redes fantasma do fundo do mar. Eles vêm do Reino Unido para treinar outros mergulhadores brasileiros. E esses mergulhadores capacitados irão treinar outros mergulhadores, multiplicando os treinamentos e os mutirões, como uma verdadeira REDE em prol da vida marinha.
Nem toda ação de sustentabilidade é para ganhar cliques. Para a Simple Organic, o meio ambiente é pauta todos os dias.