Ativismo de sofá? Ajude o mundo sem sair de casa | Simple Organic Pular conteudo

Ativismo de sofá? Ajude o mundo sem sair de casa

“A revolução não será televisionada”, mas pode ser que ela seja curtida, repostada e bastante comentada.  

Se você assina petições, faz textão nas redes sociais e comenta em posts em prol de causas nobres. Pesquisa, reflete e engaja em ações diretamente da tela do seu celular, pode ser que você seja um ativista de sofá.

Mas calma, que tudo isso não é necessariamente ruim. Nós da Simple, fizemos um resumo para te deixar por dentro dessa pauta e não cair em cilada. 

CLICATIVISMO: ONDE TUDO COMEÇOU

O termo clicativismo (do inglês slacktivism) foi um dos precursores desse movimento de militância online e surgiu em 1995.

No início era algo positivo, mas com o tempo, passaram a entender que por trás de muitos “cliques” existiam poucas ações reais. Campanhas só visando engajamento e pessoas apoiando para aliviar a consciência.

O resultado: ações que se limitavam a um discurso bonito e pessoas satisfeitas, sem aprofundar ou cobrar nenhum resultado - e é aqui que mora o problema.    

NOVAS GERAÇÕES: NOVAS FORMAS DE SER ATIVISTA

Ativismo do sofá: greenwashing

Se antes, ser uma pessoa ativa e engajada em causas sociais era visto como “descolado” e exclusivo de um grupo minoritário, hoje para a geração Z, é requisito básico e está atrelado à forma como consumimos um produto ou serviço no dia a dia. “O que essa empresa realmente agrega no mundo?”. 

Uma marca precisa de um propósito além do comercial. Até porque não é legal usar o nome de uma causa para autopromoção, certo? No caso da sustentabilidade, isso se chama greenwashing. 

SOFATIVISMO: DÁ SIM PRA SER LEGAL 

A questão não é deixar de se envolver em causas por meio do seu celular, diretamente do seu sofá. Mas sim, aprofundar o interesse e apurar dados e fatos. Uma forma de entender o quão real é uma ação promovida por uma empresa, é buscar os resultados e o impacto gerado recorrentemente por ela. Porque, sim, é muito legal saber que uma compra do seu interesse ou necessidade pessoal pode ajudar algo, ou alguém.

Aqui vão algumas formas de apoiar:

  • Assine e compartilhe abaixo-assinados validados;
  • Apoie projetos indiretamente, consumindo de marcas que repassam parte dos lucros para ONGs e projetos sociais e ambientais;
  • Busque empresas que reduzem o impacto gerado no planeta, a começar pela sua cadeia produtiva;
  • Compartilhe ações reais com pessoas reais, trazendo visibilidade para uma causa local, ou até mesmo global;
  • Pesquise causas além das quais você já participa ou tem afinidade. Conhecimento vale ouro.

AÇÃO PELOS OCEANOS: SIMPLE ORGANIC + SEA SHEPERD BRASIL

Sea Sheperd Brasil

Falando em ações reais, a Simple fez algo inédito em 2023. Da união da Sea Shepherd Brasil e da Scuba Diving International nasce um projeto 100% financiado por nós: Simple + Você Pelos OCEANOS. 

O projeto Rede contra Redes trará mergulhadores experientes na retirada de redes fantasma do fundo do mar. Eles vêm do Reino Unido para treinar outros mergulhadores brasileiros. E esses mergulhadores capacitados irão treinar outros mergulhadores, multiplicando os treinamentos e os mutirões, como uma verdadeira REDE em prol da vida marinha.

Nem toda ação de sustentabilidade é para ganhar cliques. Para a Simple Organic, o meio ambiente é pauta todos os dias.

E VOCÊ GOSTOU DE SABER QUE DÁ PARA APOIAR CAUSAS IMPORTANTES SEM SAIR DE CASA? COMENTA AQUI EMBAIXO!

Deixe um comentário

CATEGORIAS