Aprenda tudo sobre as nossas embalagens sustentáveis | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Aprenda tudo sobre as nossas embalagens sustentáveis

Não é novidade que aqui na Simple, temos um compromisso com a sustentabilidade. Além das nossas fórmulas seguras ao meio ambiente, nós também precisamos pensar sobre o pós consumo: quando o seu produto acaba, para onde ele vai?

Logística Reversa das embalagens

Você já sabe que quando seu produto chegar ao fim, você pode levar o frasco até a nossa loja mais próxima, né? Nós nos encarregamos de que sua embalagem vazia chegue ao processo de reciclagem adequado através da logística reversa

O processo de logística reversa só é possível se as embalagens descartadas forem produzidas com material sustentável.

O que você entende por embalagem sustentável? 

  1. Embalagem reciclável;
  2. Embalagem reutilizável;
  3. Produtos com pouca embalagem;
  4. Embalagens e compostáveis biodegradáveis;
  5. Embalagens fabricadas com recursos renováveis;
  6. Embalagens fáceis de separar para descarte.

Todas as embalagens listadas acima são consideradas sustentáveis, e você tem exemplos de todas elas aqui na Simple! 

Nossas embalagens são feitas de vidro, alumínio ou ainda, plástico PET ou PE de monocamada, visto que estes são passíveis de reciclagem. Até mesmo substituímos o isopor de proteção da caixinha que chega até você por correio pelo extrusado de milho, que é 100% biodegradável. 

As embalagens de vidro das nossas soluções

Produzido a partir de matérias-primas naturais como areia, calcário e carbonato de sódio, que podem ser substituídos por caco, o vidro aumenta a vida útil de aterros sanitários e reduz o consumo desses minérios. O processo de reciclagem do vidro também é inclusivo, uma vez que gera emprego e renda para as cooperativas de catadores e empresas que vivem da comercialização do caco após consumo.

Você sabia? A cada 10% em caco reciclado, há uma redução de 2,9% no consumo de energia e de 5% na emissão de CO2 durante o processo produtivo.

Além disso, o uso de embalagens de vidro é um exemplo perfeito de como funciona a economia circular

  • Reutilizável - A embalagem de vidro pode ser usada para outros fins pós consumo;
  • Retornável - Permite o retorno de uma mesma embalagem pelo menos 30 vezes, sendo que depois disso, viram resíduo 100% reciclável;
  • 100% Reciclável - 1 kg de vidro usado pode ser transformado em uma nova embalagem de 1 kg sem nenhuma perda durante o processo produtivo e com ganhos para o meio ambiente e para a sociedade, o que representa uma grande economia, tanto de matéria-prima e energia, quanto de espaço nos aterros sanitários e contribui para a redução da emissão de gases. 

As embalagens de alumínio 

O alumínio é um material extremamente maleável, se você já usou nosso Blending Facial ou o Hidratante Multifuncional, já sabe do que estou falando, as bisnagas vão amassando conforme o uso. 

Além de muito lindas 🥺 , nossas embalagens de alumínio são amigas do meio ambiente. Você sabia que reciclando apenas uma lata de alumínio, economizamos energia para manter uma lâmpada de 100 W acesa durante 3 horas e meia, ou ainda, deixar a televisão ligada por três horas? 

Além disso, é muito mais barato reciclar alumínio do que produzi-lo diretamente do minério de bauxita. Para reciclar uma tonelada de alumínio, é gasto somente 5% da energia que seria necessária para produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. Sem falar que o processo de reciclagem também acaba preservando a extração da matéria-prima. 

Cabe a nós enquanto sociedade buscar por alternativas sustentáveis que impactem o meio ambiente de forma positiva.

Prefira sempre embalagens sustentáveis, sejam elas de vidro, alumínio, ou mesmo de plástico, se você conseguir ressignifica-la para uso a longo prazo. O importante é entender que nada é descartável e tudo vai para algum lugar, precisamos ter consciência ambiental na hora de consumir. 

Fontes: A CONTRIBUIÇÃO DA RECICLAGEM DO ALUMINIO PARA O ALCANCE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 
Você preza pela sustentabilidade na hora de comprar um produto? Tenta introduzir a embalagem vazia na sua vida, ou joga fora assim que acaba? Como são os seus hábitos no pós consumo do produto? Conta pra gente nos comentários! 

Deixe um comentário