Dia Mundial do Meio Ambiente: Uma Só Terra | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Dia Mundial do Meio Ambiente: Uma Só Terra

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, na Conferência Geral das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, para trazer conscientização a respeito da preservação da natureza e seus recursos. Celebrada no dia 5 de junho, dia da Conferência, a data reune especialistas e líderes políticos no país escolhido, para discutir sobre os impactos da atividade do homem no nosso planeta, e como devemos agir diante das mudanças climáticas. 

Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, foi o ponta pé inicial para que as questões ambientais ao redor do mundo fossem enxergadas com seriedade. A partir dali, foram criados princípios, regras, metas e acordos para orientar a política ambiental ao redor do mundo.

No entanto, com o crescimento da população e, consequentemente, da demanda por recursos, os problemas ambientais encontram-se longe de uma solução, o que torna o encontro anual extremamente importante. 

Conferência de Estocolmo, 1972 / Foto: Respeitar É Preciso

Liderados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países celebram a data anualmente. Além dos governos, ONGs, comunidades, figuras públicas e empresas também costumam aderir às discussões para defender o meio ambiente das atividades do homem. 

Para divulgação do evento ao redor do mundo, a cada ano é escolhido um tema para ser debatido entre os líderes mundiais e representantes de cada país. 

Dia Mundial do Meio Ambiente 2022: Uma Só Terra

Em 2022, o Dia Mundial do Meio Ambiente será sediado pela Suécia através do tema "Uma Só Terra", que abrange a necessidade de viver de forma sustentável e respeitando o limite da natureza. Este também foi o tema da primeira Conferência de Estocolmo, há exatos 50 anos. Com a repetição da temática, o intuito é chamar atenção para sua atual relevância no cenário que vivemos: o planeta Terra é nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados.

"Como uma anfitriã orgulhosa do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, a Suécia destaca as preocupações ambientais mais urgentes e apresenta as iniciativas do nosso país e os esforços globais para enfrentar as crises do clima e da natureza. Convidamos comunidades de todo o mundo a participar das importantes discussões e celebrações", afirma Per Bolund, Ministro de Meio Ambiente e Clima e Vice-Primeiro Ministro da Suécia.

Foto: Ferrovial Serviços

Como participar do Dia Internacional do Meio Ambiente?

Muitas pessoas possuem a equivocada ideia de que apenas os governantes e grandes cooperações possuem o poder de efetuar mudanças, mas é importante lembrar que os esforços individuais são o primeiro passo para educar a população e obter os resultados desejados. 

Faça parte da mudança

Atualmente, os maiores problemas ambientais estão relacionados com a produção excessiva e o descarte inadequado de lixo. Ao optar por bens duráveis e reutilizáveis, nós automaticamente contribuímos para a preservação do meio ambiente.

Ao substituir o plástico por embalagens retornáveis, por exemplo, impedimos que os resíduos parem nos oceanos e contaminem o ecossistema marinho. Ao reduzir o consumo de carne, optar por fazer caminhos a pé, de bicicleta, transporte público ou mesmo sistema de caronas, nós reduzimos a emissão de gás carbônico, um dos maiores causadores do efeito estufa na atmosfera.

Os pequenos gestos, que muitas vezes não são feitos por falta de consciência ambiental, são o início para salvar o nosso planeta de uma possível catástrofe climática.

Como o próprio tema do Dia Internacional do Meio Ambiente afirma, nós só possuímos uma casa, um planeta Terra, e precisamos cuidar dele. 

Deixe um comentário