Dia dos Oceanos: entenda como seus cosméticos podem interferir na vida marinha | Simple Organic Pular conteudo

Dia dos Oceanos: entenda como seus cosméticos podem interferir na vida marinha

Você sabia que os resíduos dos cosméticos que você passa na pele vão parar nos oceanos? Quando tomamos banho, por exemplo, as espumas dos shampoos e condicionadores descem o ralo do chuveiro e são transportadas até os mares, por meio do encanamento.

Ao chegar no fundo do mar, as partículas dos cosméticos são ingeridas por animais marinhos, e acabam interferindo no ecossistema. Vem entender. 

A presença de plásticos e sulfatos nas fórmulas cosméticas

Fonte: WWF Brasil

A grande maioria dos cosméticos utilizados pela população mundial hoje em dia são sintéticos, e possuem ingredientes tóxicos em sua composição, como plásticos e sulfatos.

Os plásticos, ou parabenos, como você pode encontrar no rótulo de vários cosméticos, são conservantes utilizados para proteger as fórmulas da contaminação por fungos e bactérias, e para aumentar a validade dos produtos. Quando em contato com a pele, eles podem causar alergias, irritações e até mesmo câncer de pele e de mama, por conta do acúmulo da substância na pele. Já no meio ambiente, suas partículas chegam a levar mais de 200 anos para se degradar na atmosfera.

Enquanto isso, os sulfatos são poderosos agentes de limpeza, utilizados inclusive em produtos detergentes de louça, já que eliminam toda a oleosidade e gordura. Por suas excelentes propriedades de limpeza e capacidade de formação de espuma, alguns sulfatos são utilizados em shampoos. Acontece que essas substâncias são tão funcionais justamente por serem agressivas, tanto para o consumidor, que perde oleosidade natural da pele e pode vir a desenvolver alergias, quanto para o meio ambiente, que sofre com alterações químicas e físicas, e com a perda da biodiversidade marinha. 

Os microplásticos no oceano

Oceano contaminado por microplásticos. Fonte: Iberdrola

Imagine que você engole um pedaço de plástico, seu corpo o identifica e tenta degrada-lo, mas por ser um material tão resistente, ele não consegue digerir. É isso que acontece com as espécies marinhas que ingerem os microplásticos que vão parar nos oceanos.

Quando produtos à base de sulfatos e parabenos vão ralo abaixo, contaminam a água e intoxicam os animais marinhos. Para o consumidor, existe o risco de desenvolver processos alérgicos nos olhos, pele e boca.

É estipulado que uma pessoa que tenha hábito de comer peixe, ingira em média 1 cartão de crédito a cada 2 semanas. O alarmante dado é super importante para que tenhamos consciência da gravidade da situação, ele comprova que todos os resíduos que são descartados no meio ambiente, acabam retornando para a gente. Lembre-se que nada é descartável, tudo vai parar em algum lugar, então pensar no pós consumo deve ser tão importante quanto produzir.

O que posso fazer para reverter esse cenário?

Opte por produtos naturais e biodegradáveis que não contem com ativos tóxicos para o nosso corpo e nem para o planeta. Desta forma, ao serem descartados na natureza, atingem o ecossistema de forma natural. 

Os produtos sólidos na preservação dos oceanos: conheça as vantagens de usar cosméticos em barra

Economia

Já que são concentrados, normalmente os produtos em barra duram mais que as versões líquidas. Ao falar dos shampoos e condicionadores por exemplo, eles podem durar de dois a três meses, dependendo do comprimento do cabelo e frequência da lavagem. Sem falar que não geram resíduos de embalagens plásticas, já que a maioria é embalada em papel.

Praticidade

Fáceis de transportar, os produtos sólidos não correm risco de vazamento e ainda são multifuncionais.

Sustentabilidade

Enquanto shampoos líquidos podem conter até 80% de água, os produtos em barra não levam água como veículo na sua composição, é o que chamamos de produtos waterless.

    O conceito Waterless 

    Podemos chamar de waterless todos os produtos que não utilizem água como veículo na sua composição. São produtos compostos apenas por uma mistura concentrada de seus ingredientes, o que as tornam mais estáveis que as formulações líquidas. Por conta dessa estabilidade, dispensam o uso de embalagens plásticas, podendo utilizar embalagens de papel para o seu acondicionamento. 

    Além disso, possuem tamanho e peso significativamente menores, o que leva a redução da emissão de gás carbônico durante o transporte desses produtos, pois com o volume reduzido mais produtos são transportados em cada viagem, reduzindo o número de viagens necessárias.

    Aqui na Simple, possuímos a linha sólida que contempla quatro fórmulas de shampoo para diversos tipos de cabelo, e duas fórmulas de condicionador. Nossos sólidos economizam 80% de água quando comparada às fórmulas de shampoos e condicionadores convencionais.  

    Conheça os shampoos e condicionadores sólidos Simple Organic

    • Shampoo Detox - Com aroma cítrico, ele promove uma limpeza profunda e intensa aos fios. É formulado com extrato de moringa, que protege e purifica o cabelo, e também com zinco, que possui propriedades antissépticas, diminui a descamação do couro cabeludo e controla o desenvolvimento de bactérias.
    • Shampoo Control - Combina os benefícios da Niacinamida, Zinco e extrato oleoso de Alecrim, para controlar a oleosidade e reduzir a produção de sebo no couro cabeludo. Ele também melhora a aparência e textura dos fios, até mesmo dos cabelos mais danificados, e possui cheiro de chá verde.
    • Shampoo Balance e Condicionador Balance - Dupla perfeita para cuidar dos cabelos secos e cacheados. Ambos produtos possuem cheirinho de baunilha, e combinam os ativos da niacinamida, proteína hidrolisada de ervilha, ácido hialurônico e extrato de confrei e de cebola, para hidratar, promover brilho e reconstruir os fios danificados.
    • Shampoo All e Condicionador All  - A dupla que pode ser usada por todo mundo. São formulados com prebióticos, que nutrem e protegem o cabelo, ácido hialurônico, que hidrata e combate o frizz, manteiga de karité, que promove brilho e maciez para os fios e óleo de amêndoas, que nutre as madeixas. 
    E aí, você já conhecia o impacto dos cosméticos na vida marinha? Conta pra gente nos comentários!

     

    1 comentários

    excelente divulgação para preservar o meio ambiente, apenas atraves do conhecimento e informaçoes corretas, podemos tomar novos hábitos.

    sonia

    Deixe um comentário

    CATEGORIAS