Colágeno: O que é? Quais os benefícios? Como usar? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Colágeno: O que é? Quais os benefícios? Como usar?

Um dos principais benefícios listados por vários produtos de skincare é o estímulo à produção de colágeno. Mas afinal de contas, você sabe por que o colágeno é tão importante assim? No post de hoje, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre a proteína mais abundante do nosso corpo. Vem ver!

O que é o colágeno?

Como mencionado anteriormente, o colágeno é uma proteína. Não apenas qualquer uma, ele é a proteína encontrada em maior quantidade no nosso corpo, estando presente nas articulações, nervos, cabelos, músculos e é claro, na pele.

Responsável por proporcionar firmeza, flexibilidade e estabilidade, o colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo até mais ou menos os 25 anos. Em torno dessa idade, a produção de colágeno passa a reduzir, resultando no surgimento de alguns sinais, como: dor nas articulações, queda de cabelo, manchas e rugas na pele.

Por que a produção de colágeno diminui com o passar do tempo?

A redução do colágeno está relacionada a fatores internos - como idade e genética - e externos - como hábitos de alimentação, exposição solar, clima, poluição urbana, etc - . Todos esses fatores geram mudanças nas funções e na estrutura dos tecidos, interferindo diretamente na síntese de colágeno

Como ocorre a diminuição do colágeno? 

Conforme envelhecemos e ficamos expostos aos fatores mencionados acima, a rede de colágeno começa a se fragmentar, o que resulta em fibras mais curtas e menos organizadas. Enquanto isso, a produção de novas proteínas fica mais lenta, e torna-se inviável fazer a substituição da parte degradada.

Na pele, a falta de integração entre as fibras degradadas e as recém produzidas faz com que haja a perda da elasticidade, levando ao surgimento de sinais como flacidez e rugas. 

Suplementação de colágeno 

A diminuição do colágeno é um processo super natural que acontece com todo mundo. É por esse motivo que cientistas, médicos, nutricionistas e farmacêuticos do mundo inteiro vêm buscando formas de retardar a perda de colágeno e até mesmo, de aumentar a presença da proteína no organismo. 

Benefícios do colágeno na pele

  • Aumenta a elasticidade;
  • Aumenta a hidratação;
  • Reduz e previne manchas;
  • Atenua estrias e celulite;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Ajuda na cicatrização. 

Como incorporar colágeno na rotina? 

Hoje em dia, é possível encontrar colágeno em forma de suplemento alimentício, tanto em pó quanto encapsulado. No entanto, a ingestão oral dessa proteína ainda é controversa entre os especialistas, que afirmam ainda não haver estudos o suficiente para confirmar a eficácia da ingestão de colágeno no tratamento da pele. 

Por outro lado, os cosméticos são uma forma segura e comprovadamente eficaz para estimular a produção de colágeno e prevenir a sua perda. É só prestar atenção: quantos produtos você já viu por aí com propriedades anti-idade?

Simple Organic: produtos que estimulam a produção de colágeno

Separamos todos os produtos Simple Organic que possuem a capacidade de estimular a síntese natural de colágeno da pele, de acordo com a etapa da rotina de skincare que cada um deles pertence. Vem ver! 

Limpeza
Tratamento
Hidratante
Óleo
Máscaras

Além do skincare - como prevenir a perda de colágeno?

Apesar da diminuição do colágeno ser um processo inevitável, há algumas formas de retardar a perda das proteínas. 

1. Beba bastante água

Você já deve ter percebido que beber água é um passo essencial para atingir vários objetivos, relacionados ou não à saúde da sua pele. Ao ingerir água, a produção das fibras de colágeno aumenta, fazendo com que a pele fique mais hidratada, firme e brilhosa. 

2. Proteja sua pele contra a poluição e raios UV

Tanto os raios solares quanto a poluição urbana são absorvidos pela nossa pele, resultando na formação de radicais livres (moléculas instáveis que causam o envelhecimento das células). Os radicais livres degradam o colágeno, por isso, é essencial manter uma rotina de skincare diária com antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem o colágeno, impedindo a perda da substância. 

3. Mantenha uma alimentação rica em antioxidantes

Os antioxidantes conseguem neutralizar a ação dos radicais livres (a gente fala mais sobre isso nesse post aqui), e por isso conseguem manter a produção de colágeno estável. Algumas fontes de antioxidantes são frutas cítricas, aveia, legumes, alho, cúrcuma e café. 

CONCLUSÃO

Lembre-se que envelhecer é um processo lindo e natural, que todas as pessoas passam. Aqui na Simple, abordamos o tema sem tabu por meio do conceito well-age, que prioriza um bom envelhecimento, de forma leve e saudável, priorizando sempre o autocuidado. 

Referências:  Colágeno e pele: da estrutura às evidências de sua suplementação oralColágeno e os benefícios para a pele,

E aí, você já usou algum produto que estimula a síntese de colágeno? Conta pra gente nos comentários!  

Deixe um comentário