Ativismo: Projetos sociais apoiados pela Simple Organic ao longo dos anos
Contribuir com iniciativas e projetos socioeconômicos ambientais é uma da premissas da Simple. A cada ano, nos envolvemos com causas que trazem benefícios para populações vulnerabilizadas e comunidades extrativistas, apoio a profissionais da saúde, remoção de redes fantasmas do fundo mar, entre outras, que estão em sinergia com aquilo que acreditamos: um mundo melhor para nós e as futuras gerações. Saiba mais!
Missão Seanama
Apoiamos a Missão Seanama, uma iniciativa humanitária realizada por voluntários em um Barco Hospital. Assim foi possível levar médicos, equipamentos, medicamentos e outros itens necessários para realizar diversos tratamentos, incluindo odontológicos, para comunidades ribeirinhas e aldeias isoladas da Amazônia, que não têm acesso a hospitais e a outros serviços básicos de saúde a não ser por meio fluvial. Foram 7 dias de assistência prestada, resultando na visita a 5 comunidades diferentes na região e centenas de pessoas atendidas.
Sea Shepherd Brasil
A Simple se uniu com a Sea Shepherd Brasil em um projeto para limpeza dos mares brasileiros, o “Rede contra Redes”. O objetivo é retirar redes de pesca abandonadas do fundo do mar, também conhecidas como "redes fantasmas". Entre os resultados dessa parceria estão a compra de equipamentos profissionais, treinamento de 10 instrutores de mergulho capacitados para fazer o trabalho e 2 mutirões para remoção de resíduos subaquáticos, totalizando 458 kg de redes e instrumentos de pesca abandonados no mar.
Instituto Beraca
Atuamos com o Instituto Beraca, ONG que age na conservação da biodiversidade e no fortalecimento da cadeia de valor do Patauá, na Ilha do Marajó, no Pará. A proposta foi de ativar a economia local e colaborar com a Associação dos Produtores Rurais do Rio Guajará Natureza é Vida (APRUNAV), no município de Anajás, que faz a extração de forma orgânica e natural do Óleo de Patauá que utilizamos em nossas fórmulas.
Junto à L´Occitane Au Brésil construímos casas de extração de óleos e doamos insumos para produção. A ação impactou diretamente a vida de 55 pessoas de 11 famílias, e indiretamente 400 famílias, totalizando 2000 pessoas beneficiadas.
Além disso, a Simple também contribuiu para a implantação de dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto, bem como a digitalização da comunidade, com a doação de computadores para que possam comercializar seus produtos.
Agroforestry Carbon
Compensamos a pegada de carbono de grandes eventos, neutralizando mais de 100 toneladas de CO2 da atmosfera por meio de plantios de árvores em sistemas agroflorestais com a Agroforestry Carbon como desfiles na London Fashion Week, na New York Fashion Week e o Tim Music Rio.
Apoio a estilistas
Em diversas semanas de moda nacional quanto internacional, a Simple oferece suporte a estilistas brasileiros na realização de seus desfiles patrocinando e assinando a beleza e/ou o skincare. Alguns exemplos são a Patricia Bonaldi (New York Fashion Week), Alexandre Herchcovitch, Rafael Nascimento, Caio Fortes e Bernardo Branco (São Paulo Fashion Week), Casa de Criadores (Leandro Benites e Martins.Tom), Brasil Eco Fashion Week e Fashion Vibes (todos), Milan Fashion (Catarina Mina e Kel Ferey), Copenhagen Fashion Week (João Maraschin).
Além disso, abraçou a exposição “Brasil: Criando Moda para o Amanhã”, encontro não apenas sobre roupas, mas sobre inovação e responsabilidade junto à Embaixada do Brasil em Londres. O evento reuniu designers que estão ressignificando a moda através de práticas sustentáveis e comprometidos a enfrentar os desafios da emergência climática.
Castro, Ressalva Project e a ONG Casa Florescer
A Simple se associou à Castro e à ONG Casa Florescer - centro de acolhida para mulheres trans -, em duas ações de apoio à comunidade LGBTQIAPN+. O primeiro foi o copatrocínio da exposição Memória e Legado LGBTQIAPN+ no Brasil, de Alexandre Putti, que questionava o fechamento do Museu da Diversidade, em São Paulo.
Em um segunda momento, ao lado do Ressalva Project e da Casa Florescer, a Simple promoveu um dia de autocuidado para mulheres acolhidas pela ONG. Além disso, a loja da marca na Rua da Consolação recebeu as 30 mulheres atendidas pela Casa com uma equipe de maquiadores comandada pelos beauty artists Edu Hyde e Magô Tonhon em um talk sobre beleza e autoestima. Ainda para o projeto, desenvolvemos uma camiseta que simboliza nossa solidariedade e empatia com a luta.
Preservação das Florestas
O casamento com a VERT (atualmente Veja), marca de tênis veganos e livres de materiais de origem animal, lançaram uma campanha de conscientização e apoio ao Dia Internacional de Proteção às Florestas.
Para isso, elas criam um vídeo manifesto publicado no Instagram para que as pessoas pudessem assumir o papel de agentes de transformação ao falarem sobre sustentabilidade e preservação do planeta.
A ideia foi de usar a #ativismonaoetendencia para que o conteúdo fosse repostado para reforçar que ativismo não é poder e que juntos podemos salvar as florestas, convidando a todos para aderirem a um estilo de vida mais sustentável e consciente com o planeta.
Outros projetos que temos orgulho de ter participado e que você pode conferir nos posts relacionados logo abaixo: MMNEPA: Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense Combate à violência contra a mulher da Amazônia, Instituto Arara Azul, Mapa do Acolhimento, BEAUTY PEOPLE GROUP, Running for Animals, Cuir Fest e Bingo Drag Queen.