Dia da sustentabilidade: você sabe o que significa na prática?
Hoje, dia 25 de setembro, é dia da sustentabilidade. Palavra essa, que ganhou destaque nos últimos tempos, mas que nem todo mundo sabe ao certo o que significa.
Pare e pense: O que é sustentabilidade para você? Cada pessoa tem uma visão sobre o assunto.
A verdade, é que estamos vivendo em meio a uma emergência climática. Nossa realidade exige, cada vez mais, ações no lugar de apenas reflexões. O que financiamos com nossas compras? Qual o nosso impacto no meio ambiente? Pequenas ações fazem realmente a diferença?
Vem aprofundar e saber mais sobre essa pauta que está no DNA da Simple!
Afinal, o que é sustentabilidade?
Segundo a Organização nas Nações Unidas (ONU), sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de viver e atender às necessidades atuais, mas sem comprometer os recursos disponíveis para as gerações futuras. Ela engloba três pilares principais: o ambiental, o econômico e o social.
Na prática, significa equilibrar o uso dos recursos naturais com o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. A sustentabilidade busca preservar o meio ambiente, promover a equidade social e manter a viabilidade econômica a longo prazo. Como o próprio nome diz: sustentabilidade é a habilidade de sustentar um compilado de ações, por determinado tempo, que gerem impacto positivo.
O que é desenvolvimento sustentável? Como se aplica à Beleza limpa?
“A sustentabilidade começa no produto. É muito mais simples e eficaz quando parte da cadeia produtiva do que tentar fazer o contrário.” Patrícia Lima, fundadora e CEO da Simple.
A relação entre beleza limpa e sustentabilidade é um exemplo claro de como o desenvolvimento sustentável pode ser feito na prática.
Aqui na Simple, por exemplo, temos uma cadeia de produção sustentável do início ao fim. Mas para chegar nesse padrão, nem sempre é fácil, na verdade, é um desafio diário, seja com fornecedores, lojas e operação como um todo.
A começar pela escolha de matérias-primas de origem natural e orgânicas, com impacto positivo, social e ambiental, que sejam certificadas, regulamentadas, rastreáveis e transparentes.
E quando falamos de uma marca de cosméticos, precisamos ir além das formulações, por isso, em nossas embalagens, usamos principalmente o vidro – material extremamente reciclável — que, após o uso, pode ser devolvido para nossas lojas, por meio do programa de logística reversa: no qual nós destinamos todo o material para cooperativas de reciclagem e, como recompensa, o cliente ganha 10% de desconto na próxima compra.
Além disso, temos nossa Simple Bag — a sacola biodegradável que viram comida para peixe. E, no lugar do plástico bolha, seu pedido é enviado com extrusado de milho, que se decompõe e vira adubo para plantas.
Essas são só algumas das nossas ações sustentáveis: conheça mais aqui.
Dicas para adotar o consumo sustentável na rotina
O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar no dia a dia: para começar, basta estar de olho na forma como consumimos. Desde a diminuição do desperdício de água e energia, até nossas escolhas de compra, priorizando produtos e empresas responsáveis, com selos e certificações que comprovem que elas não estão fazendo greenwashing ou apenas se beneficiando de narrativas “eco-friendly”.
A partir do consumo consciente, a sociedade se posiciona e manda um recado ao setor produtivo: queremos produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os impactos negativos, de forma geral. É por isso que falamos que comprar é um ato politico!
Na Simple sustentabilidade é pauta todos os dias!
Criar uma marca de beleza sustentável e acessível, é a realização de um sonho: desde o primeiro dia, nosso foco é levar saúde e beleza limpa para o maior número de pessoas.
O desafio, como líder do segmento no Brasil, é ganhar cada vez mais espaço e tornar essa uma realidade comum no dia a dia das pessoas, assim como as fórmulas tradicionais já fazem.
Somos uma marca signatária do Pacto Global da ONU e nossas práticas vão muito de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Saiba mais no vídeo:
FAQ SOBRE SUSTENTABILIDADE: principais dúvidas
O que é sustentabilidade social?
É um conjunto de práticas que visam promover a justiça social, equidade de gênero e inclusão, garantindo qualidade de vida e direitos humanos para minorias sociais — grupos geralmente ligados ao preconceito de cor, classe social ou gênero.
O que é sustentabilidade ambiental?
Envolve o uso responsável de recursos naturais esgotáveis, proteção dos ecossistemas e ações que minimizem impactos negativos ao meio ambiente, tentando preservar ao máximo o que ainda nos resta.
O que é sustentabilidade econômica?
É a busca por um crescimento econômico que seja viável a longo prazo, levando em consideração os recursos naturais esgotáveis. Ou seja, busca equalizar tudo isso e promover um desenvolvimento justo.
O que é ESG?
A sigla, representada por 3 letras de palavras da lingua inglesa, significa Environmental, Social e Governance. Em português, pode ser chamada de ASG, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Na prática, ela é uma ferramenta para empresas e organizações avaliarem seus impactos ambientais, sociais, assim como a gestão ética.