Dia de Sobrecarga da Terra: já esgotamos os recursos para 2024
O Dia de Sobrecarga da Terra começou a ser contabilizado em 1970 como uma forma de medir anualmente a data limite em que o planeta consegue atender a demanda da humanidade por recursos naturais. Ao atingir esse limite, entramos em uma espécie de "cheque especial" com a Terra, usando mais recursos do que ela é capaz de produzir e/ou regenerar.
Dia de Sobrecarga da Terra 2024
Foto: Footprint Network
Em 2024, o Dia de Sobrecarga da Terra acontece hoje, dia 1 de agosto. Em outras palavras, isso significa que para atender os padrões de consumo dos dias atuais seriam necessários 1,7 planetas Terra.
Se o restante do mundo tivesse os hábitos de consumo do Brasil, o Dia de Sobrecarga da Terra 2023 seria 13/08.
Foto: Footprint Network via Reprodução
É normal que haja o aumento da demanda de recursos naturais com o passar das décadas, seja pelo crescimento da população ou também pelo desenvolvimento dos países. No entanto, cada vez mais temos ferramentas e tecnologias que comprovam diariamente como esse mesmo desenvolvimento vem acontecendo de forma insustentável para o planeta.
Os desafios dos dias atuais
O consumo desenfreado gera algo que é um dos principais desafios da nossa geração: o desperdício. Hoje em dia, algo que era interessante na semana passada, já não tem mais valor hoje, e isso gera um ciclo vicioso de descarte de materiais.
Se você parar para pensar, vai ver que não existe "jogar algo no lixo". No fim do dia, tudo vai para algum lugar. É aí que entra a economia circular, uma forma de ressignificar os materiais e reduzir o descarte desenfreado.
Como consumir de uma forma sustentável para o planeta Terra?
É importante que haja transformações na sociedade como um todo, desde a implementação de mudanças pelos governos e grandes empresas até nossos hábitos no dia-a-dia.
A WWF Brasil aponta que essas transformações precisam ser sistêmicas, por isso a importância do envolvimento do setor privado, responsável pela maior parte da demanda dos recursos naturais, e do setor público, que tem a responsabilidade de garantir a conservação do meio ambiente e garantir os direitos das pessoas.
Alguns dos compromissos apontados pela WWF Brasil são:
- O combate à fome e insegurança alimentar;
- A adoção de fontes renováveis de energia;
- A implementação de cadeias livres de desmatamento;
- O fomento da sociobioeconomia;
- A restauração de vegetação nativa;
- O cumprimento das metas de redução das emissões de carbono;
- O combate à caça de animais silvestres;
- Proteção aos povos originários.
Ações individuais
Nossos hábitos também interferem no meio ambiente. Para calcular o seu impacto na Terra, é possível medir a Pegada de Carbono para descobrir como você pode reduzir a sua própria demanda por recursos naturais.
Algumas medidas podem ser implementadas facilmente, como substituir carros por bicicletas em trajetos curtos, reutilizar embalagens vazias ao invés de descartá-las, trocar as sacolas e garrafas plásticas por alternativas duráveis, consumir marcas limpas com selos que comprovem a cadeia sustentável de produção e por aí vai.
Como reduzir o Dia de Sobrecarga da Terra - Confira os dados levantados pela WWF Brasil:
- Se reduzirmos o uso de carros em 50% ao redor do mundo e assumirmos alternativas de mobilidade como transporte público, bicicleta ou caminhada, o Dia da Sobrecarga da Terra recuaria 13 dias.
- Se reduzirmos o desperdício de alimentos pela metade em todo o mundo, adiaríamos o Dia da Sobrecarga em 13 dias.
- Reflorestar 350 milhões de hectares de floresta adia a data do Dia da Sobrecarga em 8 dias.