Qual o meu tipo de pele? Entenda as diferenças | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Qual o meu tipo de pele? Entenda as diferenças

Já se pegou pensando “qual meu tipo de pele?”. Essa é uma dúvida que pode surgir durante a busca por tratamentos, maquiagens e produtos relacionados aos cuidados com a pele. Mas não se preocupe, acompanhe nosso guia e termine de ler se sentindo expert (na sua própria pele). 

Vamos lá, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as peles são divididas em 4 tipos: pele normal, pele seca, pele oleosa, pele mista. Vem entender cada uma delas. 

Sentiu falta de outros “tipos de pele”? Segue a leitura que logo explicamos! 

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PELE 

Pele sem característica marcante

A pele sem característica marcante ou popularmente chamada de “pele normal”, não apresenta aspecto oleoso nem seco. É luminosa, normalmente suave, aveludada e firme ao tato. 

Esta pele apresenta poros menores, pouco visíveis. Não costuma ter manchas nem espinhas, pois a microbiota da pele é equilibrada e combate às adversidades sem inflamar a barreira de proteção. Esse é o tipo de pele menos frequente de se encontrar. Também pode ser chamada de pele eudérmica

Pele seca 

Geralmente, as pessoas com pele seca possuem poros pouco visíveis, com tendência a desenvolver rugas finas. Podem apresentar fissuras e descamação. Além de apresentar certa vermelhidão em algumas regiões. 

Ah, não se deve confundir pele seca com pele desidratada, pois uma pele desidratada é uma pele que tem falta de água, enquanto uma pele seca tem falta de nutrientes e óleos

No entanto, peles secas têm maior propensão para sofrer desidratação, já que o extrato córneo permite uma maior perda de água. Vale ressaltar que o ressecamento da pele pode ser causado por fatores hormonais, genéticos e até mesmo por condições ambientais.

Pele oleosa

A pele oleosa apresenta aspecto brilhante e espesso devido a elevada quantidade de produção de sebo. 

Por isso, é altamente protegida da perda de água e do envelhecimento precoce. É mais propensa ao surgimento de cravos, acne e espinhas. Além da herança genética, os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura contribuem para a oleosidade da pele.

Alerta de mito: se engana quem pensa que pele oleosa não precisa hidratar. já falamos sobre isso aqui. Vale o check! 

Pele mista

A mista é um dos tipos mais comuns, e sua característica principal é a oleosidade excessiva na zona T (testa, nariz e queixo) do rosto. 

Também costuma ter poros dilatados nessa mesma região. As outras partes do rosto podem apresentar características da pele normal ou da pele seca. Por conta dessa diferença, ela requer cuidados especiais, para cada região do rosto. 

DIFERENÇA ENTRE ESTADO DE PELE E TIPO DE PELE 



Direto ao ponto: tipo de pele determina como você cuidará dela ao longo da vida e o estado de pele pode variar de acordo com fatores internos e externos (falamos mais já, já) e pode ser temporário

Os estados de pele, que popularmente são chamados de tipos de pele são esses: peles maduras, com acne, com manchas e sensível. Mas como assim? 

Por exemplo, a sensibilidade pode se manifestar em mais de um tipo de pele, logo, não é considerada um “tipo de pele”. Dá para uma pele seca ser sensível e uma pele oleosa ser sensível. Entende? 

Fica a dica: nossa Solução Poliglutâmico é para peles sensíveis, tem fator hidratante e pode ajudar tanto peles secas e sensíveis quanto peles oleosas e sensíveis. Ideal para recuperar o viço sem agredir. 

Mas voltando ao papo, vamos analisar quais são os estados de pele que podem se manifestar na sua pele: 

  • pele sensível
  • pele madura
  • pele com manchas 
  • pele acneica

  • CONCLUSÃO

    Como vimos, o tipo de pele é determinado pela genética e o estado da pele varia de acordo com fatores internos e externos. E ninguém melhor do que você pra saber como sua pele tem estado (afinal você dorme e acorda com ela). 

    Aqui alguns exemplos pra você entender o que pode influenciar no estado da sua pele:  

    • Fatores internos: alimentação, variações hormonais e hábitos de cuidado com a pele. 
    • Fatores externos: fontes luminosas, condições climáticas e poluição

    Agora, o próximo passo é descobrir nossas dicas para criar uma rotina de skincare simples e descomplicada. É só clicar aqui.

    Mas lembrando que, para saber qual o tipo da sua pele mais precisamente, é recomendável consultar um médico dermatologista.  

    JÁ SABIA A DIFERENÇA ENTRE TIPO DE PELE E ESTADO DE PELE? CONTA AQUI PRA GENTE! 

    Deixe um comentário