Pular conteudo

Dia do Trabalhador: sua compra incentiva o trabalho escravo?

Você já parou para pensar sobre a origem da matéria-prima usada nos cosméticos que você consome? Aquela sombra linda e brilhante que você ama pode ter ingredientes produzidos com trabalho escravo.

Trabalho escravo


Pois é, sua compra pode estar financiando empresas que lucram com o trabalho escravo contemporâneo, trabalho forçado ou involuntário, incluindo mão de obra infantil.

Neste Dia do Trabalhador, 01 de maio, convidamos você a refletir sobre as escolhas que faz quando adquire qualquer produto. Isso porque, muitas marcas utilizam mão de obra em condições análogas à escravidão e alegam que são trabalhadores de uma empresa terceirizada ou fornecedor. Mas isso não isenta a responsabilidade desses players, grandes ou pequenos, por suas ações e de seus fornecedores. Por isso, o julgamento do consumidor é muito importante, afinal, quem quer apoiar esse tipo de prática?

Aqui na Simple, na hora de escolher um fornecedor de matéria-prima, prezamos por aqueles que são homologados e certificados, e são monitorados segundo critérios socioambientais da marca. Sendo assim, eles precisam estar alinhados com o nosso propósito e filosofia enquanto empresa e, também, aos nossos valores corporativos. 

Além disso, toda a nossa cadeia de suprimentos é rastreada. Isso significa que, desde a origem até a chegada ao consumidor, incluindo a escolha da embalagem final, nossos produtos seguem nossa política de conformidade, ética, sustentabilidade e governança.

"Nossos fornecedores são rigorosamente selecionados e avaliados para sua integração em nossa cadeia de suprimentos a fim de identificar qualquer risco de violação aos Direitos Humanos", diz Patrícia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic.

Alguns ingredientes como Mica e Esqualano são problemáticos nesse quesito. A Índia é um dos maiores produtores mundiais de Mica, mineral comumente utilizado para adicionar brilho e cor à maquiagem. Infelizmente lá as minas de mica não são regulamentadas pelo governo, e muitas crianças, conhecidas como crianças-soldado, estão empregadas nesse setor, trabalhando por centavos de dólar, e em condições insalubres e degradantes. 

Mica


No portfólio da Simple, a Mica presente no Shine Stick e na linha de Pigmentos (sombra em pó), entre outros, é natural, de origem mineral livre de trabalho escravo. Isso é garantido por meio de uma aquisição responsável, em que todo tipo de matéria-prima é rigorosamente avaliada por nosso time de P&D e Inovação e, se em acordo total com nossas políticas, tenham boas práticas e atendam às exigências regulatórias, passam a integrar nossa cadeia de fornecedores. 

+ O QUE É MICA? CONHEÇA O MINERAL QUE DÁ BRILHO ÀS MAQUIAGENS

Oliva


O Esqualano, por sua vez, obtido da cana-de-açúcar, é fruto de uma das cadeias produtoras que mais escraviza. Na Simple, o Esqualano que compõe produtos como o Ultra Sérum 10% Ácido Glicólico + Hialurônico + Squalane e o Balm CB2vem da Oliveira, extraído diretamente do óleo prensado e não da produção canavieira. 

+ ESQUALANO OU ESQUALENO? DESCUBRA AS DIFERENÇAS

Por isso, neste Dia do Trabalhador, vamos avaliar nossas escolhas de consumo e questionar mais sobre a origem da matéria-prima dos produtos que compramos?  

Deixe um comentário

CATEGORIAS