O que é mica? Para o que serve? Saiba tudo aqui - Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





O que é mica? Conheça o mineral que dá brilho às maquiagens

O termo “mica” já é bastante difundido no mundo das maquiagens naturais, mas você sabe realmente o que significa e para o que é usada esta matéria-prima?

Neste post vamos te contar tudo sobre o mineral que vem como alternativa ao uso de microplásticos na maquiagem - inclusive esse já foi tema de outro post, leia aqui.

AFINAL O QUE É MICA?

O termo mica é usado para designar um grupo de minerais pertencentes aos silicatos. A palavra deriva do latim micare, significando brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral.

É extraído em diversos países, principalmente Índia, China, Estados Unidos e países da Europa, e existe também na forma sintética. Dentre suas inúmeras propriedades, é a responsável por oferecer brilho cintilante a tintas, incluindo as de carros e aos pigmentos utilizados em cosméticos.

MATÉRIAS-PRIMAS ISENTAS DE TRABALHO ESCRAVO RESPONSABILIDADE SOCIAL

Na Índia, cerca de três quartos da mineração da mica ocorrem na fronteira entre os estados de Jharkhand e Bihar. Infelizmente é um fato a utilização de mão de obra infantil e condições precárias de trabalho na extração do minério no país, onde 90% da produção é extraída em minas ilegais, representando 25% da produção mundial.

Antes da aquisição de qualquer tipo de matéria-prima, como a mica, nosso time de P&D e Inovação realiza uma série de pesquisas. E por fim, só utiliza matérias-primas que passam por processos que comprovem a isenção de qualquer tipo de trabalho escravo, inclusive infantil.

COMO A MICA É USADA NA BELEZA

A mica é usada em diversos produtos que buscam adicionar brilho, mas sem agredir o meio ambiente. Aqui na Simple nossos produtos “brilhosos” de maquiagem e skincare são feitos à base de mica mineral, livre de trabalho escravo e ingredientes problemáticos presentes em cosméticos convencionais, como silicones, parabenos, petrolatos e pigmentos sintéticos ou de origem animal.

Vem conhecer nossos produtos com o mineral na composição:

ILUMINADOR SHINE STICK

Nosso Iluminador Shine Stick em formato de bastão tem textura cremosa e possui efeito holográfico, e isso claro, graças ao mineral brilhoso natural. Ele tem fórmula que nutre enquanto ilumina, é natural e por isso, é liberado para usar em crianças. Incrível, né?

GLOW ILUMINADOR

Um iluminador em pó, com alta pigmentação e longa duração, é composto por pigmentos naturais provenientes de mica mineral que irradiam luz com reflexos dourados, fica lindo em qualquer make e ainda pode ser usado no corpo, se misturado à um hidratante corporal, como o Hidratante + Vitamina C.

GLOW BRONZER

Gosta de adicionar um pouco de bronzer à maquiagem? O Glow Bronzer é um pó solto e natural, com fixação de longa duração e alta pigmentação. Composto por pigmentos naturais provenientes de mica mineral, com partículas ultrafinas que garantem brilho intenso.

SOLUÇÃO NIACINAMIDA

Nossa Solução Niacinamida é um best-seller e leva mica na composição, isso permite que ela fique com essa cor azulada e brilhosa de forma natural, que não agride o meio ambiente, nem a sua pele.

PIGMENTOS - SOMBRA EM PÓ

Desenvolvemos 5 cores de pigmentos brilhosos e multifuncionais à base de mica, que podem ser usados como sombras, iluminadores corporais e muito mais. São perfeitos para dar um glow no verão, inclusive no carnaval. E dá pra soltar a criatividade, viu? Vem dar um check no post que mostramos como foi assinar a beleza do desfile da marca Le Benites pra se inspirar.

CONCLUSÃO

A mica é uma matéria-prima que permite colorir e dar brilho a produtos de vários segmentos, inclusive beleza. Por ser um material natural, diferente de microplásticos presentes em glitters convencionais, não agride a pele nem o meio ambiente. Aqui na Simple nós temos opções sustentáveis de produtos de maquiagem e skincare à base deste incrível mineral.

E AÍ, JÁ CONHECIA O MINERAL MICA E SUAS FORMAS DE USO? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS

Deixe um comentário