A presença das mulheres no mundo financeiro
Uma plataforma para dar voz, visibilidade e empoderar as mulheres. É assim que nasceu o "O que tem na sua carteira?", novo podcast lançado por Manu Bordasch, fundadora da Steal The Look, com a B3, bolsa de valores do Brasil.
A primeira convidada do "O que tem na sua carteira?" foi a nossa fundadora, Patricia Lima, que dividiu sua história e a jornada para construir a Simple Organic. O episódio consta como um dos 25 mais ouvidos do Brasil no Spotify, dando um preview do sucesso do novo podcast. Ah, e se você ainda não ouviu, saiba que você já pode conferir em todas as plataformas de streaming.
Invertendo os papeis
As apresentadoras Manu Bordasch e Ana Buchaim entrevistam Patricia Limpa para a estreia do "O que Tem na Sua Carteira?"
Orgulhosos em fazer parte do primeiro episódio de um projeto tão incrível e necessário, resolvemos inverter os papeis: entrevistamos a fundadora Manu Bordasch sobre seu novo podcast e sua experiência como uma mulher empreendedora no Brasil. Vem conferir!
Entrevista com Manu Bordasch
1. Como é lançar esse projeto com a B3?
É muito especial! Estamos muito felizes que esse início conseguiu superar todas as expectativas. Eu e a Ana (Buchaim, outra apresentadora) acreditamos que é um casamento necessário pra desconstruir tabus da nossa sociedade e fazer com que as mulheres se empoderem das suas vidas financeiras.
2. Conta um pouco dessa parceria da Steal The Look com o B3
Foi amor a primeira vista. Já na primeira call que fizemos com a B3, começamos a discutir ideias e possibilidades, e aí ficou muito claro que esse projeto precisava existir! E vem sendo ótimo, porque conseguimos aproveitar toda a expertise e o aporte técnico da B3 e unir à linguagem didática da Steal The Look, para que cada vez mais mulheres se interessem pelo assunto financeiro e normalizem falar sobre isso.
3. O que você acha da presença feminina no mercado financeiro?
Acho necessária por diversos aspectos: pela força do consumo feminino, pela representação da mulher na sociedade, pelo empoderamento feminino... Só existem pontos positivos. Nós mulheres precisamos aprender a falar sobre dinheiro.
4. Quais são os aprendizados que vocês tiveram com as entrevistadas que participaram?
Foram muitos aprendizados até agora. Cada episódio está sendo muito especial, e acredito que o maior aprendizado de todos é que, infelizmente, o dinheiro não é um assunto normal nos círculos femininos. Nós (mulheres) precisamos levar o assunto financeiro para dentro do círculo de amigas, para a esfera familiar, para os relacionamentos. Tá tudo bem falar sobre dinheiro, perguntar sobre dinheiro. E também é importante falar que não existe pergunta boba. Tudo isso faz parte desse aprendizado de trabalhar a nossa autoestima através do empoderamento financeiro.
5. Tem algum spoiler que você possa dar sobre uma futura convidada do podcast?
Muitas! Inclusive quando esse projeto começou, ele era pra ser quinzenal, mas agora, graças à grande procura do público, ele vai ser semanal! Assim que o podcast lançou, ele foi muito procurado por mulheres querendo participar, contar suas histórias e dividir suas respectivas visões sobre dinheiro.
Nosso podcast é uma plataforma muito legal por isso: a gente trata do dinheiro desde a base: como a família trata dinheiro, qual foi a primeira relação com dinheiro da entrevistada, e por aí vai. Acho que por isso que a resposta está sendo tão positiva. Dá pra se identificar com as histórias de cada pessoa.
6. Qual seria sua dica para as mulheres brasileiras que estão escutando o podcast e desejam começar a empreender?
Número um é começar a falar sobre dinheiro, isso não pode ser tabu. Converse sobre dinheiro com as suas amigas, com o seu parceiro, seus pais e seus filhos. Também diria pra consumir conteúdo sobre dinheiro. Ninguém nasce sabendo educação financeira, então consumir este tipo de conteúdo pode ser fundamental pra ajudar a entender algumas coisas. E isso pode ser através de cursos, podcasts, blogs, perfis nas redes sociais, qualquer plataforma que a pessoa goste mais. Quando você tem mais contato com esse mundo, tudo para de parecer uma sopa de letrinhas, o medo passa e você começa a se empoderar desse conhecimento. E é daí que nasce algo muito importante: a liberdade financeira.
7. Só pra finalizar, explica pra gente um pouco mais do que você entende como liberdade financeira
A liberdade financeira é a liberdade pra tudo na vida! Quando a gente tem liberdade financeira, temos liberdade pra tomar todas as nossas decisões. É sobre independência, feminismo, autossuficiência, realização profissional e pessoal.
--
O que tem na sua carteira?
Os novos episódios do podcast "O que tem na sua carteira?" vão ao ar nos domingos à noite. Para escutar o capítulo com Patricia Lima, nossa fundadora, acesse o link abaixo.