Simple + Você pelo Oceano: sua compra financia a retirada de redes de pesca do fundo do mar
Para chamar mais atenção à sustentabilidade e mostrar como é possível ressignificar uma campanha promocional, "Você + Simple pelo Oceano" coloca todos os produtos com descontos de até 40% e reverte parte do total das vendas para financiar o projeto Rede Contra Redes da Sea Shepherd Brasil - ação inédita no Brasil.
Simple Organic + Sea Sheperd Brasil
FOTO REPRODUÇÃO LOGO SEA SHEPHERD BRASIL
Em mais um projeto incrível, nos unimos à Sea Sheperd Brasil, ONG de proteção à vida marinha, para uma ação que financiará o treinamento e capacitação de qualidade internacional para retirada de redes do fundo do mar por mergulhadores experientes, e posterior estrutura para mutirões subaquáticos. Vem entender.
As Redes fantasmas
Rede fantasma é o nome que se dá às redes e materiais de pesca abandonados, perdidos ou descartados no mar. Esses materiais podem passar centenas de anos à deriva ou no fundo do oceano assombrando a vida marinha, por isso o nome “fantasma”. Durante todo esse tempo, as redes continuam capturando animais que acabam se enroscando, ficam presos e não conseguem se libertar para se alimentar ou mesmo respirar - assim acabam morrendo.
Apenas no Brasil, 580 kg de redes fantasmas são abandonadas no mar, impactando 69.000 animais marinhos, por dia.
Rede Contra Redes: Simple Organic + Sea Sheperd Brasil
Para salvar os animais marinhos das redes fantasmas, serão realizados 2 treinamentos com mergulhadores especializados, a partir de uma parceria entre a Sea Shepherd Brasil e a Scuba Diving International, que vem do Reino Unido para ministrar o treinamento.
O treinamento será realizado em Paraty no final de novembro para a formação de até 4 instrutores. Estes instrutores, por sua vez, irão capacitar e treinar outros profissionais no Brasil e assim, multiplicar a capacitação no país, formando assim, uma rede para mais mutirões subaquáticos, daí o nome Rede contra Redes.
É o primeiro treinamento desse porte no país que visa proteger diretamente a biodiversidade marinha, já que o lixo subaquático é um dos responsáveis pela poluição e morte de milhares de animais anualmente.
A importância de preservar a vida marinha
O ano de 2023 está batendo recorde de avistamentos de baleias na costa brasileira (o número aumenta a cada ano). Portanto, esse treinamento é fundamental para ampliar a proteção a elas e aos diversos animais que compõem o ecossistema marinho e morrem presos às redes, como golfinhos, tubarões, tartarugas, entre outros.
Como funciona o projeto Rede Contra Redes?
Após o treinamento, as equipes já capacitadas realizarão os mutirões subaquáticos com infraestrutura, equipamentos e logística necessários.
Os resíduos retirados do fundo do mar serão devidamente encaminhados para a reciclagem e/ou reutilização através de parcerias com cooperativas e projetos sociais, sob gestão da Sea Shepherd Brasil.
Onde?
Esta primeira edição do projeto, contempla oito limpezas subaquáticas no mar da costa de Ilhabela (SP), Búzios (SP) e Paraty (RJ) para a retirada - além das redes de pesca - também de resíduos que afetam diretamente e colocam em risco a biodiversidade marinha dessas regiões.
Alguns números:
- Estima-se que 70% do plástico no oceano acaba indo para o fundo do mar. Por isso, as limpezas subaquáticas são tão necessárias. (Fonte: (PDF) Modelling the three-dimensional distribution of plastic in the global ocean (researchgate.net)).
- Apenas no Brasil, mais de 25 baleias morreram presas em redes de pesca na temporada de 2021.
- 136 mil focas, leões marinhos e baleias de grande porte são mortos a cada ano, no mundo todo (Fonte: World Animal Protection).
- No mundo, estima-se que o número de apetrechos de pesca abandonados no mar seja maior que 640 mil toneladas por ano.
- 580 kg de redes fantasmas são abandonadas no mar no Brasil, impactando 69.000 animais marinhos, por dia. (Fonte: Relatório Maré Fantasma WAP relatorio_marefantasma_sumarioexecutivo.pdf (worldanimalprotection.org.br).
Conclusão
Rede contra Redes é um projeto inédito da Sea Shepherd Brasil que está saindo do papel através do patrocínio Simple Organic. Estima-se a retirada de mais de meia tonelada de resíduos subaquáticos, como redes e instrumentos de pesca abandonados no mar, nesta primeira grande ação.