Lavar o cabelo todos os dias faz mal? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Você é do time que costuma lavar o cabelo todos os dias, ou é do time que lava a cada 2 dias? E afinal de contas, qual dos dois é o certo? No post de hoje vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre qual a frequência correta para lavar o seu cabelo. Vem descobrir!

O couro cabeludo

Couro cabeludo

Para entender melhor sobre a forma correta de lavar o cabelo, é preciso saber algumas coisas sobre ele, o couro cabeludo

O couro cabeludo é a parte correspondente à raiz do nosso cabelo. Ele é responsável pela produção de sebo (sim, o mesmo sebo que é produzido pela pelas glândulas sebáceas na sua pele), um óleo natural que possui função de manter a estrutura capilar hidratada e protegida. O sebo também auxilia no combate ao ressecamento dos fios e na proteção contra agentes externos.

Assim como acontece com a sua pele, a produção excessiva de sebo faz com que o cabelo fique com aspecto oleoso. "Isso significa que para evitar a oleosidade em excesso devo lavar o cabelo todos os dias?" Não é bem por aí. Vem que a gente te explica!

A verdade sobre lavar o cabelo todos os dias

A frequência de lavagem vai variar de pessoa para pessoa. Isso porque há vários fatores que vão contribuir para que o seu cabelo precise de um número determinado de lavagens, por exemplo: a estrutura dos fios, a temperatura que você toma banho, a quantidade de suor que você produz, a saúde do couro cabeludo e por aí vai.

É só pensar na sua pele: uma pele mais ressecada vai precisar de cuidados diferentes de uma pele oleosa, porque elas possuem características e estruturas diferentes. Com o seu cabelo é mais ou menos por aí também. 

Como saber se eu devo lavar o cabelo todos os dias? 

Tipo de cabelo

Pessoas com tendência a ter os cabelos oleosos podem precisar lavá-los com mais frequência para remover o excesso de oleosidade do couro cabeludo. Por outro lado, quem tem cabelos secos ficar alguns dias sem lavar para preservar a hidratação natural dos fios.

Estilo de vida e atividades físicas

Se você pratica exercícios físicos regularmente, provavelmente irá sentir a necessidade de lavar o seu cabelo todos os dias, por conta da presença do suor. Profissionais da saúde também podem sentir a necessidade de lavar o cabelo diariamente, porque estão sempre expostos à contaminação de vírus, bactérias e agentes patogênicos. 

O que acontece se lavar o cabelo todo dia?

Lavar o cabelo todos os dias não é algo necessariamente prejudicial, mas é preciso tomar alguns cuidados, visto que o uso de água quente e produtos agressivos pode enfraquecer o cabelo. Fique atento aos possíveis danos de lavar o cabelo diariamente sem tomar os cuidados adequados:

  • Ressecamento: A água quente pode remover os óleos naturais do cabelo, deixando-o ressecado e sem brilho.
  • Irritação do couro cabeludo: Produtos químicos presentes em shampoos agressivos podem irritar o couro cabeludo sensível.
  • Quebra e enfraquecimento dos fios: Manipular o cabelo molhado repetidamente pode levar à quebra e enfraquecimento dos fios ao longo do tempo.

Como lavar o cabelo todos os dias sem agredir os fios

solidos

Confira as nossas dicas para uma lavagem suave e não agressiva para os seus fios. 

1. Escolha um shampoo suave

Opte por fórmulas que sejam livres de ingredientes agressivos, como sulfatos e parabenos. Aqui na Simple Organic, temos a linha de Shampoo em Barra 100% naturais para atender diversos tipos de cabelo. 

2. Use água morna ou fria

A água quente pode ser bastante prejudicial ao seu cabelo. Ela retira os óleos naturais e promove o ressecamento. Prefira sempre água fria ou morna, principalmente se for lavar o cabelo todos os dias. 

3. Hidrate e condicione

Depois de aplicar o shampoo, certifique-se de usar um condicionador adequado ao seu tipo de cabelo para repor a hidratação perdida.

4. Evite o uso excessivo de calor

A gente sabe que no inverno pode ser difícil, mas procure sempre reduzir o uso de produtos como secadores, chapinhas e babyliss para evitar a quebra dos fios.

5. Nutrição

É importante cuidar do seu couro cabeludo para que seu cabelo cresça forte e saudável. O Óleo de Patauá é uma ótima opção natural e orgânica para fortalecer o couro cabeludo. Ele atua como um tônico capilar, fortalece os fios e o couro cabeludo, aumenta o brilho e a maciez, e também ajuda na prevenção e no tratamento de caspa e seborréia.

--

Lavar o cabelo todos os dias não é necessariamente prejudicial, desde que você saiba quais são as necessidades específicas do seu cabelo e tome os devidos cuidados para não prejudica-lo. 

E aí, você lava o cabelo todos os dias? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário