Moda sustentável: tecidos inovadores são aposta na Londres Fashion Week
Setembro é um mês famoso no calendário da moda por dar início à temporada de desfiles das coleções de verão, que servem para ditar as tendências do próximo ano. Um dos eventos mais importantes desse calendário é a London Fashion Week, que neste ano acontece na capital inglesa entre os dias 15 e 18 de setembro, com um repertório de designers que inclui nomes de peso, como JW Anderson, Richard Quinn, Burberry e a brasileira Simone Rocha.
A temporada de Verão 2024 da Semana da Moda de Londres é ainda mais especial para nós: somos os patrocinadores oficiais da exibição "Brazil: Creating Fashion For Tomorrow", que faz parte do calendário oficial da LFW.
O evento, organizado pela Embaixada do Brasil em Londres, tem o objetivo de enaltecer designers brasileiros que atuam no Reino Unido, cujos trabalhos são alinhados à práticas sustentáveis e éticas, para encontrar tecidos e materiais inovadores para a indústria da moda.
Indústria da Moda e Sustentabilidade
A moda é a segunda indústria que mais consome água no mundo, ficando atrás somente da agropecuária. Estima-se que a indústria da moda seja responsável por 20% da poluição da água por produtos químicos pesados, que são usados no tingimento de tecidos. Além disso, o setor do vestuário é responsável por 25% do uso global de pesticidas e pela emissão de 1,5 toneladas de dióxido de carbono.
A busca por materiais sustentáveis e alternativas duráveis é fundamental para adotar um estilo de vida consciente, e ir contra o consumo desenfreado de micro-tendências, que geram um desperdício gigantesco de roupas todos os dias.
Tecidos inovadores e matérias-primas ecologicamente corretas
Coleção da designer brasileira Karoline Vitto SS23 womenswear. Foto: Cris Fragkou via Dazed
A exposição "Brazil: Creating Fashion For Tomorrow" aborda o trabalho de 14 designers brasileiros com foco na sustentabilidade para apresentar soluções seguras e duráveis aos tecidos que deixam impacto ambiental.
Entre os materiais apresentados encontramos pigmentos microbianos como alternativas ecológicas aos métodos convencionais de tingimento, a transformação de plantas de orelha de elefante em um substituto sustentável para o couro de animal e subprodutos inovadores da indústria de alimentos, como pele de pirarucu e salmão.
"(Os materiais) Sempre são de origem natural e/ou orgânica e/ou reciclada. E se a combinação de todas elas for possível, vai ser sempre a minha opção primária. Além disso, os monomateriais, feitos de uma fibra apenas, o que facilita o processo de reciclagem, quando a gente pensa em circularidade ou longevidade de um produto", afirma o designer gaúcho João Maraschim, que é um dos expositores.
Conheça alguns materiais inovadores presentes na exposição:
- Nova Kaeru (couro de Salmão e Pirarucu);
- BeLEAF (couro de folha);
- Casulo Feliz (seda orgânica com tintura natural);
- EcoSimple (tecidos feitos de fios naturais ou reciclados);
- Torcetex (fibras naturais feitas do desperdício de algodão agrícola);
- Amadeu (pele selvagem feita de borracha).
Brazil: Creating Fashion for Tomorrow
O evento da London Fashion Week reúne uma curadoria de roupas, bolsas, sapatos, jóias, materiais e soluções que abordam os desafios apresentados pela emergência climática.
A exposição oferece uma exploração íntima das diversas soluções que o Brasil oferece ao cenário global da moda, incentivando práticas inovadoras que entrelaçam responsabilidade social, consciência ambiental e design inovador.
Simple Organic no “Brazil: Creating Fashion for Tomorrow"
Além de sermos os patrocinadores oficiais da exposição, também teremos um espaço para apresentar nossos produtos, que assim como as criações dos designers brasileiros, são feitos de forma limpa e sustentável para deixar impacto positivo no mundo e democratizar a beleza limpa de alta performance.
Quando?
A exposição acontecerá durante a London Fashion Week, de 15 a 19 de setembro, recebendo visitantes das 10h às 17h30 na Embaixada do Brasil em Londres, localizada na 14-16 Cockspur Street, SW1Y 5BL.