London Fashion Week: designers brasileiros participam da exposição BCFT | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





London Fashion Week: designers brasileiros participam da exposição BCFT

A Londron Fashion Week está chegando. Com início marcado para 14 de setembro, a Semana da Moda da capital britânica abre as portas com a exposição Brazil: Creating Fashion For Tomorrow, que reúne as criações de 14 designers brasileiros - com atuação em Londres - para apontar soluções sustentáveis e inovadoras à indústria do vestuário. 

Com patrocínio Simple Organic, o evento é organizado pela Embaixada do Brasil em Londres, e conta com uma curadoria impecável de jóias, roupas e sapatos. Além disso, o ícone da moda brasileira, Lilian Pacce, será a mediadora de talks sobre a importância da sustentabilidade na moda, e como os designers brasileiros são fundamentais para encontrar soluções eficazes. 

Brazil: Creating Fashion For Tomorrow - Conheça os designers que estarão na exposição

Karoline Vitto
karoline vittoFoto:  via The Cut

Nossa conterrânea, Karoline Vitto é natural de Santa Catarina, da cidade de Caçador. Desde 2016, a catarinense vive em Londres, onde fez sua pós-graduação em moda na Central Saint Martins, e depois completou o mestrado no Royal College of Art. Em 2019, fundou sua marca homônima, que desenvolve silhuetas que valorizam o corpo da mulher através de recortes estratégicos. 

Com a missão de entregar diversidade e valorizar as curvas femininas de mulheres de todos os tamanhos, Karoline afirmou em uma entrevista à revista Vogue Brasil antes da sua estreia na LFW 2022: Meu desfile vai ser o único sem nenhuma modelo tamanho 36 [...] Não é sobre excluir essas pessoas, elas também são bem-vindas na marca. Mas normalmente, as mulheres gordas e mid-size são as exceções nas passarelas e eu quis inverter essa lógica".

As criações da designer já apareceram na capa da Vogue Brasil, sendo usadas por Precious Lee. Além da supermodelo, nomes como Jojo Todynho, Duda Beat, Paloma Elsesser e Shygirl também já vestiram as peças de Karoline Vitto.

João Maraschin
João MaraschinFoto: Ethical Fashion Brazil via Reprodução

Natural de Caxias do Sul, João Maraschin foi assistente do estilista Ronaldo Fraga por dois anos antes de ir para Inglaterra, onde fez seu mestrado na prestigiosa London College of Fashion

A coleção Foreigner Traveller, desenvolvida para a tese de mestrado, estreou na Semana da Moda de Londres em 2020, onde o trabalho de João foi aclamado pelo uso de materiais sustentáveis e inovadores, como o "couro" feito a partir de folhas, o BeLeaf, desenvolvido pela empresa carioca Nova Kaeru; fio de seda primitivo, produzido pela Casulo Feliz, e bordados criados por mulheres acima dos 70 anos no interior de Minas Gerais.

Em Londres, João Maraschin também passou por marcas como Gucci, JW Anderson e Grace Wales Bonner, até que em 2021 lançou sua marca própria.

Pedro Lourenço
Pedro LourençoPedro Lourenço assina parceria com NikeLab. Foto: Reprodução

Filho dos consagrados estilistas Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, Pedro tem o design de moda literalmente correndo nas veias. Aos 12 anos, o designer já desenvolvia suas criações para Carlota Joakina, marca de sua mãe. Mas não foi até 2005 que decidiu ter sua própria marca, fazendo a estreia oficial no São Paulo Fashion Week.

Sua marca homônima chegou na Paris Fashion Week em 2010. Até que em 2016 o designer fechou temporariamente as portas para assumir o cargo de diretor criativo da La Perla, marca italiana de lingeries, onde ficou por alguns meses.

Após a saída da marca italiana, Pedro lançou a Zilver, marca de roupas e acessórios com viés sustentável que faz o equilíbrio entre luxo e streetwear. Entre os materiais utilizados pelo designer nas suas criações, estão o algodão orgânico, poliamida, jeans e náilon reciclados.

Fernando Jorge
Fernando JorgeFernando Jorge no seu ateliê. Foto: Reprodução.

O designer de joias, famoso pelas peças que valorizam a silhueta do corpo, já vestiu celebridades como Rihanna, Michelle Obama, Lady Gaga, Charlize Theron e Natalie Portman. “Eu uso alguns clichês bem brasileiros como inspiração: a praia, o corpo à mostra, da sensualidade, e transformo tudo isso em uma joia fácil de vestir, que pode ser usada todo dia porque não faz par com tal roupa ou estilo, e sim com o corpo da mulher”, afirma Fernando em uma entrevista para a Forbes.

Fernando Jorge cursou design em São Paulo, onde conseguiu um emprego numa fábrica de jóias que serviu como escola para que aprendesse tudo sobre o mercado. Depois de 3 anos trabalhando na indústria, Fernando se mudou para Londres, onde completou seu mestrado na icônica Central St. Martins

Foi na capital inglesa que o designer percebeu como poderia implementar elementos da cultura brasileira em peças sofisticadas e atemporais de jóias. Fernando então montou seu primeiro show room, até que foi conquistando espaço nas grandes lojas, chegando à clientes famosas e internacionais. Hoje, o designer também ocupa um espaço no salão de joalheria da Bergdorf Goodman ao lado dos principais nomes do design mundial.

Renata Brenha
Renata BrenhaRenata Brenha faz prova de roupa em modelo no seu ateliê. Foto: Julia Pacegueiro via Uol

Nascida no interior de São Paulo, Renata já viveu na Argentina, no México, nos Estados Unidos e em Londres, onde se formou pela Central Saint Martins e completou seu mestrado em moda pelo Royal College of Art. Inspirada pela diversidade da cultura latina, Renata Brenha desenvolve tecidos internamente através de técnicas artesanais e materiais cuidadosamente escolhidos que, de outra forma, seriam descartados.

Durante o tempo que passou no México, Renata se interessou por antropologia e pela cultura dos povos originários. Foi quando se encantou com a história contada pelas roupas dos povos Chiapas e Oaxaca. “A postura dos zapatistas e a maneira fluida como as mulheres amarram [com tecidos] os filhos ao redor do corpo são incríveis", conta a estilista em um bate-papo com a Uol.

Entre suas criações, estão capas de chuva que, feitas de casacos, se transformam em bolsas; um top feito de meia calça inspirado na gambiarra que a mãe costumava fazer para proteger a designer ainda criança nos dias de inverno; um casaco de pele manchado de sangue de animais e muitas outras peças inovadoras que traduzem a visão de Renata. 

Brazil: Creating Fashion For Tomorrow

LFW 2023

O Brazil: Creating Fashion For Tomorrow acontece entre os dias 15 e 19 de setembro, fazendo parte do calendário oficial da London Fashion Week 2024.

Outros nomes que apresentarão suas coleções no Brazil: Creating Fashion For Tomorrow incluem Waiwai RioBottletop e Clements Ribeiro. Enquanto isso, a cenografia é assinada por Pier Balestrieri e Sergio Fuentes.

Simple Organic na London Fashion Week Summer 2024

Nós somos os patrocinadores oficiais do Brazil: Creating Fashion For Tomorrow. Além disso, também assumimos a neutralização de CO2 da exposição, que vai acontecer através do plantio regenerativo de árvores em áreas agroflorestais, tornando o evento ainda mais sustentável.

“A exposição destaca estilistas brasileiros radicados em Londres que tem se empenhado em encontrar uma nova forma de pensar e fazer moda, experimentando novos materiais, promovendo upcycle, ressignificando materiais parados em estoques (que, como o inglês bem define, são chamados de deadstock fabrics). Ao visitar esses ateliês aqui, fiquei realmente surpresa com a consistência e qualidade do trabalho desses estilistas”, conta Lilian Pacce para a FFW

E aí, qual designer você está mais animado para ver? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário