Biotina: para que serve e como usar? | Simple Organic Pular conteudo

Muito além do cabelo: conheça os benefícios da Biotina

Você já deve ter ouvido falar da Biotina, certo? Ela é uma vitamina do complexo B, popularmente conhecida como Vitamina B7 e, anteriormente, chamada também de Vitamina H (o H representa Haar und Haut, palavras alemãs para “cabelo e pele”). 

Mas o que muita gente não sabe é ao certo para que serve e quais os benefícios? 

Além de ser uma ótima aliada no bom funcionamento do corpo, é famosa especialmente por quem busca benefícios, como o crescimento dos cabelos, mas não para por aí. Segundo artigo publicado na SciELo, a Biotina também pode beneficiar as unhas, em casos de Síndrome de Unhas Fracas, e muito mais. 

Bateu a curiosidade? Vem ver tudo!

O QUE É A BIOTINA? SAIBA TUDO SOBRE A VITAMINA 

A Biotina é uma vitamina hidrossolúvel, também famosa pelo nome de Vitamina B7, ou seja, na dúvida são a mesma substância.

Sua função é fazer a manutenção de enzimas carboxilases, responsáveis pela absorção de aminoácidos, ácidos graxos e carboidratos, como a glicose

Alimentos ricos em Biotina 

A Biotina é encontrada em alimentos de consumo diário e, segundo estudo publicado na The Office of Dietary Supplements (ODS), as maiores taxas de concentração da vitamina estão na carne de fígado, seguida pelo ovo cozido e salmão - estes últimos já apresentam taxas muito inferiores se comparado à carne.

Além disso, existem outros alimentos de origem vegetal, tais como a batata doce cozida e vegetais verdes, em especial o brócolis, que são fontes naturais de Biotina. 

Formas de consumir

Você pode encontrar a vitamina B7 nos alimentos listados acima e a ingestão diária recomendada varia de organismo para organismo. 

Porém, caso você tenha um diagnóstico médico que indique reposição da vitamina, saiba que a suplementação é um ótimo método. Isso porque, cada cápsula ou gummy possui uma porção exata, o que facilita calcular e acompanhar a ingestão diária que seu corpo necessita. 

CONHEÇA OUTROS BENEFÍCIOS DA BIOTINA PARA O CORPO

Um dos mais populares benefícios comumente relacionados à Biotina é o fortalecimento dos cabelos, mas a Vitamina B7 entrega uma lista de fatores que auxiliam o funcionamento do nosso corpo. Vem ver cada um deles.  

SAÚDE DA PELE E DOS CABELOS 

O uso da vitamina B7 pode contribuir para a saúde da pele e do cabelo, sendo uma ótima aliada para manter a vitalidade e a beleza dos seus fios, principalmente para quem busca crescimento

Um estudo realizado em 2016 pela PubMed Central® (PMC)com mulheres saudáveis de 21 a 75 anos, mostrou que 38% das participantes com queda de cabelo possuíam deficiência de biotina. 

UNHAS FORTES

De acordo com estudo da PubMed Central® (PMC), a Biotina também contribui para unhas mais resistentes no caso da Síndrome das Unhas Fracas, condição que afeta quase 20% da população geral, principalmente mulheres. E adivinha quem faz parte do tratamento? A Biotina! 

METABOLISMO 

A Biotina é reconhecida por seu papel vital no metabolismo energético, auxiliando na conversão de carboidratos, proteínas e gorduras em energia, e mantendo o corpo ativo e revigorado.

CONTROLE GLICÊMICO

Outro estudo trazido no jornal Medical Hypotheses, sugere que doses específicas de Biotina podem ter um potencial valioso no tratamento da diabetes tipo 1 – tanto para melhorar o controle glicêmico quanto para prevenir ou controlar certas complicações diabéticas.

BIOTINA ENGORDA OU EMAGRECE?

Não há nenhum estudo científico ou literário que associe o uso da vitamina ao ganho de peso. Para engordar, é necessário ingerir calorias em excesso e o suplemento de Vitamina B7 não possui quantidade calórica significativa para tal.  

Sobre perda de peso, também não há evidências, apenas menções sobre acelerar o metabolismo, como falamos no tópico anterior, o que não necessariamente está relacionado à perda de peso, mas, sim, ao bom funcionamento do corpo. 

CONCLUSÃO

A Biotina é essencial para o bom funcionamento do corpo. Buscada geralmente pelo fortalecimento das unhas e cabelos, saúde das mucosas, controle glicêmico, bom funcionamento do metabolismo, além de muitos outros benefícios descritos aqui.

Sua ingestão pode ser feita a partir de alimentos animais e vegetais ou, então, via suplementos alimentares, como gummies.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Síndrome das unhas frágeis
Serum Biotin Levels in Women Complaining of Hair Loss
Biotina e diabetes
All the Ways Biotin Impacts Your Body
Importance of biotin metabolism

E VOCÊ, JÁ CONHECIA OS BENEFÍCIOS DA BIOTINA ALÉM DOS CABELOS? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS.

Deixe um comentário

CATEGORIAS