Rosácea: o que é, como tratar e prevenir | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Rosácea: o que é, como tratar e prevenir

Você já percebeu sua pele mais sensível, com vasos dilatados, vermelhidão e coceira após um período de estresse ou ainda depois de tomar apenas uma taça de vinho? Se a sua resposta foi sim, então muito provavelmente você já lidou com sintomas de rosácea. No post de hoje, te explicamos tudo sobre essa inflamação da pele e como você pode aliviar os sintomas. Vem ver!

O que é rosácea?

A rosácea é uma doença inflamatória crônica de pele que ocorre na região do rosto, principalmente no nariz e bochechas, podendo se expandir para a área da testa e do queixo. Com uma origem ainda desconhecida, a rosácea tende a aparecer principalmente em mulheres brancas entre 30 e 50 anos. Quando surge em homens, no entanto, o quadro de rosácea tende a ser mais agressivo. Peles pretas dificilmente apresentam a condição.

Quais os sintomas da rosácea? 

Pele sensível, ressecada, avermelhada, facilmente irritável e com sensação de ardência. Ainda na fase inicial, é possível que ocorra a dilatação de vasos e o surgimento de pápulas e pústulas, parecidas com as que vemos nos quadros de acne.

50% dos quadros de rosácea também são acompanhados de sintomas oculares, como olho seco, tendência à inflamação, conjuntivite e blefarite. Por isso, ao lidar com rosácea, também é super importante fazer acompanhamento com o médico oftalmologista. 

Quais as causas da rosácea? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem alguns fatores ligados diretamente ao surgimento da rosácea, entre eles estão:

  • Predisposição genética;
  • Alterações emocionais e hormonais;
  • Mudanças bruscas de temperatura;
  • Exposição solar;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes;
  • Ingestão de alimentos muito quentes.

Os diferentes tipos de rosácea

tipos de rosácea

A rosácea pode se manifestar em diferentes intensidades. Por isso, ela é dividida em 4 subcategorias, que devem ser tratadas de acordo com suas próprias especificidades. 

  • Eritemato telangectasia: pele avermelhada, rosada e com vasos evidentes na região central do rosto. 
  • Rosácea pápula pustulosa: além da pele avermelhada, este tipo de rosácea apresenta lesões pápulo-pustulosas, parecidas com surtos de acne. É mais frequente em homens. 
  • Rosácea fimatosa: o tipo menos comum. Na rosácea fimatosa, a pele apresenta vermelhidão, aspecto endurecido e poros dilatados. Ela causa o aumento de áreas como as glândulas sebáceas do nariz, fazendo com que a região possa dobrar de tamanho. É mais comum entre homens a partir dos 50 anos.
  • Rosácea ocular: é o tipo de rosácea que, como o nome já sugere, atinge a região dos olhos. O primeiro sintoma que geralmente indica a condição é a blefarite, uma inflamação na área dos cílios que causa descamação e vermelhidão. A rosácea ocular precisa de bastante atenção, pois se não for tratada adequadamente, pode evoluir para a perda de visão.

Como tratar rosácea? 

É super importante que você não se medique por conta própria. Antes de introduzir qualquer produto na sua rotina, consulte seu médico dermatologista, que vai saber identificar o estágio do seu quadro de rosácea para indicar o tratamento adequado. Também consulte seu médico oftalmologista em caso de ocorrência do quadro ocular. 

A rosácea não possui cura, mas há tratamentos que ajudam a aliviar e prevenir os sintomas: 

  • Evite exposição solar e mudanças bruscas de temperatura;
  • Use protetor solar diariamente, uma vez que a radiação ultravioleta tende a desencadear e agravar a condição;
  • Prefira água morna ou gelada para lavar o rosto e tomar banhos. A água quente sensibiliza a pele, agravando o quadro de rosácea. 

Também cuide com seus cosméticos e produtos de higiene pessoal, que podem sensibilizar a pele com rosácea. Evite fazer peeling químico e prefira produtos menos abrasivos, sem álcool na composição.

Como prevenir a rosácea? 

Se sua pele começou a apresentar rosácea, é super interessante que você tente identificar o fator que possa ter desencadeado a inflamação: Passou por um período de muito estresse? Começou a tomar alguma medicação diferente? Ficou exposto ao sol sem proteção? Responder perguntas como essas podem ajudar você a mapear as inflamações para evitá-las no futuro.

Rosácea x Acne

Muitas pessoas podem confundir quadros de rosácea com acne. Apesar de aparentemente parecidas, elas são condições super diferentes, que pedem por tratamentos quase que opostos. Por isso, ao apresentar sintomas inflamatórios na sua pele, consulte o seu dermatologista para o diagnóstico correto. Isso vai evitar que você agrida sua pele com o uso inadequado de produtos. 

SOLUÇÃO POLIGLUTÂMICO

Solução Poliglutâmico

A Solução Poliglutâmico veio para fazer o controle diário da vermelhidão e aliviar o desconforto da sua pele. Ela diminui a irritação em regiões rosadas e avermelhadas, acalma e ainda impede que a sua pele reaja à estímulos internos ou agressões externas. 

Com uma fórmula super hidratante, a Solução Poliglutâmico forma uma camada protetora suave e deixa a superfície da pele mais elástica, macia, uniforme e com hiper reatividade reduzida. 

QUEM PODE USAR?

Perfeita para pele com vermelhidão, irritação e extremamente ressecada.

E aí, você possui rosácea? Como você cuida da sua pele? Conta pra gente nos comentários!

 

7 comentarios

Meninas, para quem quer sugestão de produtos como eu queria, encontrei essas dicas no link abaixo. Eles indicam 4 produtos: SOLUÇÃO NIACINAMIDA, DUO SENSITIVE SKIN e MÁSCARA DE ARGILA FREE.
https://simpleorganic.com.br/blogs/simple-blog/rosacea

Graciele Barroso

Minha dermatologista me proibiu de usar ácido salicílico porque pode agravar a rosácea! Usava direto… estou usando produtos só pra pele sensível e melhorou muito!!

Alessandra

Tenho pápula pustulosa .
Qual a indicação para o meu caso ?

Áurea

Eu tenho rosácea que foi diagnosticada por dermatologista há uns 15 anos (hoje tenho 37), naquela época estava com a pele bem vermelha e áspera, desde então passei a usar protetor solar todos os dias e a usar cosméticos pra pele sensível e melhorou muito. Hoje em dia a pele está muito boa, só tenho algumas manchinhas vermelhas na bochecha. Tenho blefarite também, mas não sabia que essas duas condições eram relacionadas, obrigada por esse texto super informativo!

Letícia

Olá! Excelente conteúdo. Gratidão.
Qual produto da simple organic vocês sugerem para tratar a rosácea? Obrigada!

Graciele Barroso

Eu tenho rosácea pápula pustulosa e estou amando a niacinamida. Minha pele é outra! Estou no segundo vidro. 🫶🏻

Adriana Sigollo

Por favor indiquem quais produtos da Simple Organic são adequados para quem tem rosácea. Tenho a Niacinamida, Gaba e
Acido Salicílico, não sei se algum deles pode agravar o problema.

Ana Carolina

Deixe um comentário