Lacre Pó Universal: entenda tudo sobre o talco da fórmula
Nem só de skincare vive a Simple. Nossas maquiagens também são veganas, naturais, cruelty-free e com matéria-prima orgânica. É o caso do nosso famoso Lacre Pó Universal, que como o próprio nome já sugere, é um pó translucido para matificar a maquiagem. Vem conhecer mais sobre ele!
Lacre Pó Universal
É um pó solto universal, ou seja, pode ser usado por todos os tons de pele, desde os mais claros até os mais escuros. Com fórmula natural e vegana, ele tem efeito matificante, deixa a pele com aparência aveludada e ainda fixa a maquiagem.
Para utilizar, basta aplicar o pó solto no rosto com auxilio de um pincel. Pode ser utilizado de diversas formas: sobre a pele limpa e hidratada, sobre uma camada de primer ou de maquiagem e para fixar a base e/ou o corretivo.
Se você já é familiarizado com o Lacre Pó Universal, pode ter visto que ele possui talco na sua composição, ingrediente polêmico no mundo dos cosméticos.
Mas afinal de contas, o talco é um ingrediente perigoso? Pode ficar tranquilo que a gente vai te explicar tudinho sobre isso a seguir!
Talco nos cosméticos, é perigoso?
O talco é um mineral que ocorre naturalmente, extraído da terra, composto de magnésio, silício, oxigênio e hidrogênio. Quimicamente, é um silicato de magnésio hidratado. Ele é usado na produção de cosméticos com a finalidade de absorver umidade, evitar o endurecimento do produto, para tornar a maquiagem facial opaca ou melhorar a sensação de um produto na pele.
Na década de 60 surgiu uma possível associação entre o uso de pós contendo talco e a incidência de câncer. Porém, depois de vários estudos, foi comprovado que o potencial cancerígeno do talco, na verdade, estava associado a contaminação por amianto/asbesto.
O amianto/asbesto também é um mineral de silicato natural, mas com uma estrutura cristalina diferente. Ao contrário do talco, o amianto é um agente cancerígeno conhecido.
Talco + Amianto/asbesto
Existe o potencial de contaminação do talco com o amianto e, por isso, é super importante selecionar cuidadosamente os locais de mineração de talco e tomar medidas para testar o minério de forma eficiente.
"Talco causa câncer?"
Quando se fala sobre a ligação entre o talco e a ocorrência de câncer, é importante distinguir entre o talco que contém amianto/asbesto e o talco que é isento de amianto. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o talco que contém amianto como “carcinogênico a humanos”, e classifica o talco inalado que não contém amianto como “não é classificado como carcinogênico a humanos”.
Aqui na Simple Organic, tomamos todo o cuidado e utilizamos apenas Talco comprovadamente livre de amianto. Então pode ficar tranquilo que não há motivo de preocupação com o nosso Lacre Pó Universal!