De dentro para fora: como a saúde do intestino pode influenciar na sua pele
Você já parou para pensar em porque a sua pele não aparenta estar saudável, mesmo que você esteja mantendo uma rotina de skincare consistente? Isso pode indicar uma desregulação na atividade do seu intestino. É isso mesmo, o nosso intestino pode impactar diretamente na aparência e saúde da sua pele, e é sobre isso que nós vamos falar no post de hoje. Vem entender qual o papel do seu intestino para obter uma pele brilhosa e saudável.
Primeiro, vamos falar um pouco do intestino
O intestino abriga uma comunidade complexa de microrganismos conhecida como microbiota intestinal. Essa microbiota é composta por bilhões de bactérias benéficas, fungos e outros microrganismos que, quando em equilíbrio, desempenham papel fundamental na nossa saúde.
Como a microbiota pode influenciar na saúde e aparência da pele?
Microbiota intestinal. Foto: Monash Uiversity via Pinterest
Uma microbiota equilibrada ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir a inflamação no corpo, o que se reflete positivamente na saúde da pele. Certas bactérias benéficas da microbiota também produzem substâncias que ajudam a proteger a pele contra danos causados pelos radicais livres e a promover a produção de colágeno, que é essencial para uma pele firme e jovem.
Quando a microbiota intestinal está desequilibrada, acontece o aumento na permeabilidade, ou seja, toxinas e substâncias prejudiciais "vazam" do intestino com mais facilidade e chegam até a corrente sanguínea. Isso desencadeia uma resposta inflamatória em todo o corpo, incluindo na pele, que pode passar a manifestar quadros de acne, rosácea, eczema ou psoríase.
Como manter o equilíbrio da microbiota? Confira 4 dicas essenciais para a saúde do intestino e da pele
1. Alimentação equilibrada
Consuma uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais coloridos para promover a diversidade da microbiota intestinal. Evite alimentos processados, açúcar refinado e gorduras saturadas, pois eles podem desequilibrar a microbiota e causar inflamação.
2. Pré e Probióticos
Sempre que possível, inclua alimentos probióticos na sua dieta, como iogurte, kefir e chucrute, ou considere a suplementação com probióticos de qualidade para promover o crescimento de bactérias benéficas.
Além dos probióticos, os prébióticos também são importantes para a saúde intestinal. Eles são encontrados em alimentos como alho, cebola, banana verde e alcachofra, e servem como alimento para as bactérias benéficas do intestino.
3. Hidratação
Beber água suficiente ajuda na eliminação de toxinas do corpo e na manutenção da hidratação da pele. Procure sempre manter uma garrafinha à disposição para lembrar você de ingerir cerca de 2L de água diariamente.
4. Redução dos níveis de estresse
A gente sabe que esse seja talvez o item mais difícil de seguir, mas é super importante tentar reduzir o estresse crônico, que pode afetar negativamente a microbiota intestinal e a saúde da pele. Algumas técnicas de gerenciamento do estresse incluem meditação, ioga e exercícios de respiração. Apenas alguns minutos do seu dia e você já vai perceber a diferença.