Shampoo em barra: como usar e quais os benefícios | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Shampoo em barra: como usar e quais os benefícios

Você já ouviu falar em shampoo em barra? Com a mesma função do seu shampoo líquido tradicional, são produtos com fórmula sólida e compacta com benefícios incríveis para a saúde do seu cabelo e para o meio ambiente. Vem conhecer!

Shampoo em barra - o que é?

O shampoo em barra possui a mesma função do shampoo líquido: remove as sujeiras e a oleosidade excessiva do couro cabeludo e das fibras capilares, com a grande vantagem de que não usa água como veículo na sua composição. Nas fórmulas em barra, os ingredientes do shampoo são prensados em um corpo sólido, sem o uso de reagentes químicos adicionais, o que possibilita trabalhar com pH mais próximo do ideal para os cabelos. 

Na prática, isso significa que os produtos em barra são mais concentrados, rendem mais e é claro, são mais sustentáveis.

Por não serem formulados com água, os produtos também levam o nome de waterless, conceito criado na Coreia do Sul diante do desejo de criar produtos mais concentrados. 

Shampoo em barra - por que usar?

1. Economia

Devido a composição concentrada, normalmente os shampoos em barra duram mais que as versões líquidas. Dependendo do tamanho do cabelo e da frequência de lavagem, eles podem durar de dois a três meses, se armazenados corretamente.

2. Praticidade

Muito mais fácil de transportar do que as fórmulas líquidas, esses shampoos não causam acidentes com vazamento da embalagem. Além disso, por serem em barra, são multifuncionais, podendo ser usados como sabonete.

3. Suavidade

 As fórmulas sólidas atuam de forma mais delicada no comprimento do cabelo e no couro cabeludo.

4. Sustentabilidade

Enquanto os shampoos líquidos podem conter até 80% de água, os produtos em barra não levam água na sua composição. Eles são compostos apenas por uma mistura concentrada de seus ingredientes, o que as tornam mais estáveis que as formulações líquidas. Por conta dessa estabilidade, dispensam o uso de embalagens plásticas, e são geralmente embalados em papel. Além disso, possuem tamanho e peso significativamente menores, o que leva a redução da emissão de gás carbônico durante o transporte desses produtos. É só pensar que com o volume reduzido, mais produtos conseguem ser transportados a cada viagem, reduzindo o número de trajetos.

Shampoo em barra Simple Organic - conheça nossa linha de sólidos 

Shampoo Sólido All - para diversos tipos de cabelo

Shampoo em barra All

Shampoo sólido desenvolvido para limpar e fortalecer diversos tipos de cabelo. 

Por dentro da fórmula:

  • Prebiótico: substâncias que estimulam o crescimento dos fios e protegem o couro cabeludo da colonização de microrganismos. O prebiótico mantém a saúde do microbioma do couro cabeludo, controlando a produção das células sebáceas e, consequentemente, da oleosidade do cabelo. 
  • Ácido Hialurônico: atua como um umectante no couro cabeludo e no cabelo, restaura a elasticidade através da hidratação.

Além disso, também é composto por manteiga de karité e óleo de amêndoas doces, que quando combinados, nutrem, regeneram e proporcionam brilho e maciez aos cabelos.

Shampoo Sólido Balance - para cabelos secos e cacheados

Shampoo em barra Balance

Formulado com pantenol, ácido hialurônico e proteína hidrolisada de ervilha, ele é perfeito para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo.  É indicado para a reconstrução e revitalização do cabelo. 

Por dentro da fórmula:

  • Vitamina B5 (Pantenol): responsável pelo bom desempenho das enzimas e essencial para o equilíbrio de nutrientes no couro cabeludo. Ela penetra a haste capilar, toma conta dos fios até a raiz dos cabelos, proporcionando aspecto hidratado, sedoso e saudável.
  • Proteína Hidrolisada de Ervilha: com aminoácidos semelhantes aos que formam a queratina, a proteína de ervilha reconstrói, aumenta a resistência e vitalidade dos fios de cabelo. 
  • Ácido hialurônico: possui um alto poder de hidratação, combate o ressecamento e reduz o frizz capilar. Promove a regeneração dos fios, aumenta o brilho das mechas e a vitalidade capilar, pois protege os fios e evita a abertura da cutícula. 

O Shampoo Sólido Balance também é formulado com Manteiga de Karité, extrato de confrei e extrato de cebola, que em sinergia, garantem alta hidratação, brilho e maciez. 

Shampoo Sólido Control - para cabelos lisos e oleosos

Shampoo em barra Control

O Shampoo Sólido Control possui aroma herbal de chá verde e vai ser o melhor amigo dos cabelos oleosos. 

Por dentro da fórmula:

  • Niacinamida: estimula a circulação, tendo um papel vital no crescimento de cabelos longos e saudáveis. Também aumenta o volume dos fios, a elasticidade, o brilho e ajuda a reconstruir a queratina. Além disso, melhora a aparência do couro cabeludo, trata a pele ressecada ou danificada, hidrata, controla a oleosidade, reduz a descamação e restaura a elasticidade.
  • Zinco: além de prevenir o envelhecimento das células e reduzir a descamação do couro cabeludo, o zinco possui propriedades antissépticas que controlam o desenvolvimento de infecções bacterianas e reduz a produção de sebo.
  • Extrato oleoso de Alecrim: ajuda a remover os resíduos de oleosidade dos cabelos, sem danificar os fios. 
Shampoo Sólido Detox - para uma limpeza profunda

Shampoo em barra Detox

Feito para limpar e desintoxicar diversos tipos de cabelo. Possui aroma cítrico suave. 

Por dentro da fórmula:

  • Extrato de Moringa: protege os fios do dano causado pelos poluentes, purifica o couro cabeludo através da remoção de micropartículas, garantindo uma limpeza eficiente e completa dos cabelos. 
  • Zinco: previne o envelhecimento das células, diminui a descamação do couro cabeludo, controla o desenvolvimento de infecções bacterianas e reduz a produção de sebo através da inibição da enzima 5-alfa-redutase. Isso tudo ajuda a manter a sensação de cabelos limpos por mais tempo.

Condicionador em barra Simple Organic 

Condicionador Sólido

Também lançamos o complemento perfeito para a linha de cuidados capilares. O Condicionador All conta com os mesmos ativos do Shampoo que leva o mesmo nome, e pode ser usado por diversos tipos de cabelo. Enquanto isso, o Condicionador Balance é formulado com os mesmos ingredientes do Shampoo Balance, com foco no condicionamento dos cabelos secos, crespos e cacheados. 

--

Esclarecendo as fórmulas sólidas: SURFACTANTE - Sodium Cocoyl Isethionate (SCI)

Os surfactantes são substâncias formadoras de espuma, que removem as sujeiras e a oleosidade excessiva do cabelo. O Sodium Cocoyl Isethionate (SCI), utilizado nos Shampoos Sólidos da Simple Organic, é um surfactante aniônico biodegradável e não irritante, que possui excelentes propriedades de limpeza, espuma e hidratação para produtos de cuidado dos cabelos. Derivado do óleo de coco, é conhecido por ser muito suave para o couro cabeludo, sendo muitas vezes chamado de “espuma de bebê”. É uma excelente alternativa livre de sulfatos.

Por que ficar longe dos sulfatos?

Os sulfatos são poderosos agentes de limpeza, utilizados inclusive em produtos detergentes de louça, pois eliminam toda a oleosidade e gordura, além de formarem muita espuma. Por isso, alguns sulfatos são comumente utilizados nas fórmulas de shampoos convencionais. 

O que muita gente não sabe, é que essas substâncias são extremamente agressivas para o consumidor e para o meio ambiente. O contato com sulfato é frequentemente associado ao desenvolvimento de alergias. Além disso, quando produtos à base de sulfatos vão ralo abaixo, contaminam a água e intoxicam os animais marinhos. 

E aí, você já conhece nossos shampoos sólidos em barra? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário