Pular conteudo

SIMPLE ORGANIC APOIA PRIMEIRO FÓRUM INTERNACIONAL DE MODA SUSTENTÁVEL

Na semana do Meio Ambiente, o Rio de Janeiro será palco do Rio Ethical Fashion (REF), o primeiro fórum internacional de moda sustentável. O evento – que conta com o apoio da Simple Organic, Instituto C&A e Osklen – acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de junho, e ocupará dois diferentes locais da cidade, reunindo nomes reconhecidos internacionalmente na indústria, para debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira.

No dia 6 de junho, quinta- feira, o encontro “Moda e Academia – Ética e Inovação”, será voltado exclusivamente para o universo acadêmico da moda, visando discutir como a educação pode acelerar o processo de moda sustentável, questionando as habilidades necessárias para a sua abordagem na educação superior,  as formas de engajamento para uma moda responsável e limpa, e ações de comprometimento desses institutos e organizações para um futuro sustentável. A reunião acontecerá no IED RIO (Instituto Europeu de Design) e será gratuito e aberto ao público, sujeito a lotação local.

No mesmo dia será realizado um Swap Market, uma feira de trocas de roupas aberta ao público e com capacidade para 100 pessoas. O evento será comandado pelo americano Patrick Duffy, fundador da Global Fashion Exchange, uma plataforma internacional que promove a sustentabilidade na indústria da moda.

Na sexta feira, dia 7, acontecerá a conferência internacional, que será composta por 10 painéis que apresentarão cases de sucesso e abordarão temas como  “Desafios da sustentabilidade no Brasil”, “Ética e o novo luxo”, “Design e economia circular”, “Novos modelos de criação, produção e consumo” e outros. No painel, “Diversidade e igualdade de gênero na moda”, Patricia Lima – fundadora da marca Simple Organic – irá falar sobre os desafios e dificuldades da beleza natural e sem gênero no mercado brasileiro de cosméticos, e também sobre como é possível substituir os produtos sintéticos por naturais, orgânicos, sustentáveis e sem crueldade animal.

No último dia do evento, acontecerá o  “Agenda Moda Brasil – Living Lab”, realizado no IED Rio com o objetivo de reunir um grupo interdisciplinar composto por empresas de moda, instituições, entidades públicas, ativistas, acadêmicos e empreendedores para que juntos criem um documento que busque soluções, serviços e novos modelos de negócio, trazendo as inovações necessárias para o mercado sustentável.

O encontro acontece no momento em que as Nações Unidas pretendem assumir um papel de liderança no assunto, por meio da criação da Alliance for Sustainable Fashion (Aliança para a Moda Sustentável) – que tem o objetivo de disseminar boas práticas da indústria. O setor fashion, gera cerca de 2,4 bilhões de euros em negócios e emprega cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo, mas é origem de 20% das águas residuais mundiais e participa na liberação de mais de 500 mil toneladas de microfibras de plástico nos oceanos a cada ano. As atividades cumulativas do ramo produzem entre 8% e 10% da totalidade das emissões de carbono no planeta.

Ficou interessado e quer participar do evento? Temos um cupom de desconto para os nossos clientes!

Fique por dentro dos palestrantes e agenda completa do evento:

Deixe um comentário

CATEGORIAS