Desmistificamos o uso de ácidos no skincare
O que vem à sua cabeça quando ouve a palavra ácido? Possivelmente uma substância corrosiva e forte, que sensibiliza a pele, certo? Mas não é bem assim!
Protagonistas nas fórmulas e rótulos de grande parte dos cosméticos disponíveis no mercado atualmente, os ácidos não são todos iguais ou possuem o mesmo potencial abrasivo.
Embora muita gente use o termo para se referir às substâncias que promovem renovação celular e esfoliação na pele, essas não são suas únicas funções.
Existem tipos e tipos de ácidos: suaves e gentis (uso diurno e noturno), e fortes, concentrados e fotossensíveis (uso noturno restrito). Saiba mais logo abaixo ;-).
LINHA [R]EVOLUTION E SEUS ÁCIDOS
Em nossa recém-lançada linha [R]evolution, eles são o grande destaque junto a outros ingredientes inéditos que, combinado, fazem toda a diferença no resultado final. Vale o investimento!
Delicados e perfeitos até para quem ainda não utiliza qualquer tipo de cosmético com essas substâncias poderosas, são seguros e eficazes em tudo o que se propõem a fazer pela sua pele e o planeta.
Idealizados para as mais diversas necessidades e diferentes tipos de pele, o Gel de Limpeza Trio de Ácidos (com Ácido Glicólico, Ácido Lático e Ácido Salicílico), o Pré-Skincare (com Gluconolactona e Alfa-Hidroxiácidos de plantas), o Acelerador de Hidratação (com Ácido Hialurônico), o Ultra Sérum Ácido Lático + Vitamina F (com Vitamina F - Linoleic Acid, Linolenic Acid -, e Ácido Lático) e o Ultra Sérum Ácido Glicólico + Ácido Hialurônico + Squalane (com Ácido Glicólico e Ácido Hialurônico), são a inovação que faltava no seu nécessaire.
Se você ainda não tem um kit completo de skincare para chamar de seu, esses 5 produtinhos in-crí-veis e super acessíveis, são o que faltava para potencializar seus cuidados diários ou para começar a cuidar da pele, sem comprometer o orçamento.
+ ELA CHEGOU PARA [R]EVOLUCIONAR O MERCADO DE BELEZA LIMPA
POR DENTRO DOS ÁCIDOS
O que são ácidos?
Os ácidos são substâncias comuns em tratamentos de pele, com indicações próprias, que agem diretamente na camada mais superficial da pele, a chamada epiderme.
Alguns antioxidantes e hidratantes estão classificados como ácidos, mas não deixam a pele sensível. Pelo contrário, possuem ação hidratante, deixam a pele iluminada, uniforme e protegida dos danos causados pelos radicais livres.
+ COMO INCLUIR ÁCIDOS NA ROTINA DE SKINCARE?
Os ácidos são todos iguais?
Não é porque têm a palavra ácido que são todos iguais. Existem os mais fortes e concentrados e, outros, mais gentis e suaves.
Isso vai determinar se podem ser utilizados somente à noite, ou se são permitidos de serem aplicados durante o dia e à noite.
Há aqueles também em altas concentrações, que são somente utilizados em tratamentos realizados em consultórios médicos.
+ GUIA DE INGREDIENTES
Para que servem os ácidos no skincare?
Os ácidos possuem diversas funções e benefícios. De forma simples, eles esfoliam e eliminam as células mortas, renovam a pele, iluminam, previnem e atenuam cravos e espinhas, hidratam, controlam a oleosidade excessiva, estimulam a produção de colágeno e elastina (responsáveis por trazerem firmeza e elasticidade), diminuem os poros, suavizam linhas finas e de expressão, e ainda atuam no clareamento de manchas.
Todo ácido deixa a pele avermelhada e descamando?
Também não. Um dos mais famosos ácidos, o Ácido Hialurônico, é um potencializador de hidratação. Presente em nossa Máscara Gel: Ácido Hilurônico + Gaba e no Hidratante Facial Ácido Hialurônico, entre outros, é ele quem se encarrega de dar viço e elasticidade, sem deixar a pele sensível ou descascando.
Outro que não causa a tão temida vermelhidão, é o Ácido Poliglutâmico, presente em nossa Solução Poliglutâmico que, assim como o Ácido Hialurônico, não possui função química de ácido. Ele forma um filme na pele, impedindo que a pele perca a sua umidade natural.
Além disso, o Poliglutâmico diminui irritações, acalma a pele e reduz a reatividade causada por estímulos internos ou agressões externas, como variações de temperatura, exposição ao sol e poluição urbana. Dessa forma, trata as peles, inclusive as extremamente ressecadas, pois promove uma hidratação intensa, em 200%, após 28 dias de uso.
Por isso, ambos podem ser usados tanto de dia quanto à noite.
O ácido do skincare em casa é igual ao de uso dermatológico?
A dúvida é muito bem-vinda. Alguns ácidos utilizados em procedimentos estéticos são os mesmos encontrados em produtos de skincare, porém, com uma concentração muito além da permitida para uso em cosméticos. Por isso, é comum que quem passa por esse tipo de procedimento com profissionais acabe com a pele sensibilizada, descamando e avermelhada.
Os ácidos que utilizamos em nossas formulações, por exemplo, são de uso tópico, ou seja, na superfície da pele, local onde atuam, não penetrando nas camadas mais profundas. Alguns podem oferecer uma ação mais intensa, mas outros, não. Tudo depende da sua especificidade, ou seja, para que tipo de queixa ele serve.
Os ácidos só podem ser usados à noite?
Existem aqueles fotossensíveis, que devem ser usados somente à noite, e aqueles que podem ser aplicados tanto no período diurno quanto noturno.
Quando os ácidos apresentam fotossensibilidade, em outras palavras, que em contato com a luz do sol irritam a pele, só podem ser aplicados à noite para não causarem manchas.
Os Alfa-Hidroxiácidos são ácidos?
Sim, os Alfa-Hidroxiácidos (AHAs) escolhidos para as fórmulas da Simple são uma categoria de ácidos derivados de substâncias naturais, encontrados em plantas. Solúveis em água, eles promovem um peeling químico suave por meio da esfoliação biológica inteligente, removem as células mortas da superfície da
pele ao mesmo tempo em que protegem as camadas inferiores da epiderme.
O mais conhecido é o Ácido Glicólico, utilizado para esfoliação química delicada, mas poderosa, para aumentar firmeza, elasticidade, reduzir linhas finas e sinais de expressão, reduzir manchas, suavizar a aparência de poros e controlar oleosidade.
Por isso, cosméticos contendo esses ácidos devem ser usados à noite e retirados pela manhã.
E os Beta-Hidroxiácidos, são ácidos?
Sim, o único dentro dessa categoria é o Ácido Salicílico, conhecido por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias para tratar espinhas, reduzir a oleosidade e inflamações. Mais potente que o AHA, o Beta-Hidroxiácido é um ativo lipossolúvel, ou seja, solúveis em óleo e gordura, que oferece um intenso poder esfoliante e alta capacidade de absorção pelos poros.
Os Poli-Hidroxiácidos também são considerados ácidos?
A resposta é sim. Os Poli-Hidroxiácidos (PHAs) são uma grande irmandade, da qual a Gluconolactona faz parte. Por ser assim, possui uma estrutura molecular maior que a dos Alfa-Hidroxiácidos (AHAs), que são encontrados nos Ácidos Mandélico, Glicólico, Lático, por exemplo, e dos Beta-Hidroxiácidos (BHAs), como o Ácido Salicílico.
Conhecidos por sua delicada capacidade de esfoliação química e indicação para variados tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, os PHAs penetram na pele de forma mais lenta e, assim, apresentam menor potencial irritativo.
Mesmo usando um ácido que pode ser aplicado durante o dia, devo aplicar protetor solar?
Sim, é uma regra indiscutível. A proteção solar deve ser feita diariamente, independentemente de aplicar qualquer tipo de ácido de dia ou à noite.
Os ácidos usados nas fórmulas da Simple são seguros para a pele, incluindo os da nova linha [R]evolution?
Sim, são seguros e eficientes, dermatologicamente e clinicamente testados, e seguem rígidos protocolos de segurança para garantir seu uso sem preocupações, inclusive todos os nossos produtos acompanham as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.
Em todos os casos, mesmo quem já usa ácidos na pele, a rotina de adaptação deve ser feita para que ela se acostume com o poder dos naturais. Também é válido realizar um teste com um pouquinho do produto em alguma região da pele do corpo antes de incorporar à sua rotina para ver como ela se comporta.
Daí a importância de seguir certinho a forma de aplicação, bem como a frequência recomendada nas embalagens.