Suplemento Alimentar: O que é? Para que serve? - Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Suplemento Alimentar: O que é? Para que serve?

Já faz um tempo que os suplementos estão nas nécessaires e rotinas de quem busca melhorar a saúde e a qualidade de vida. Mas se engana quem pensa que suplemento alimentar é sinônimo de remédio ou destinado para um grupo exclusivo de pessoas, como idosos, crianças ou quem faz exercícios físicos. Bem pelo contrário, os suplementos, como o próprio nome diz, são para suprir uma necessidade e complementar a alimentação. 

No Brasil “59% dos lares possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares, sendo que, 90% dos entrevistados usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e 85% buscam saúde e bem-estar”, segundo a pesquisa feita pela ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres).  

Então sem mais delongas, vamos mergulhar no universo dos suplementos e entender tudo sobre eles.  

AFINAL, O QUE É SUPLEMENTO ALIMENTAR?

Suplemento AlimentarFoto: Veja Saúde

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que desde 2018 regulariza essa categoria de produtos, os suplementos servem para “melhorar o funcionamento do corpo com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos, isolados ou combinados”.

Os suplementos mais comuns encontrados no mercado são os combinados, chamados multivitamínicos. Geralmente separados por categorias de necessidade ou públicos (mulher, homem, crianças…). E os polivitamínicos, com nutrientes isolados, como Cloreto de Magnésio, Vitamina D, Ômega 3, Cúrcuma, entre outros. 

COMO CONSUMIR SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível ingerir todos os nutrientes que nosso corpo precisa. E é aqui que a suplementação alimentar entra.  

Encontramos suplementos em diversas formas de consumo: cápsulas, comprimidos, líquidos, em pó, barras, géis, pastilhas, gomas e etc, mas sempre para uso oral. E podem ser formulados com cores, sabores e formas inusitadas ou lúdicas. 

QUEM PODE USAR SUPLEMENTOS?

Foto: Doctor Kara Fitzgerald via Reprodução

São destinados à pessoas saudáveis, como uma forma de complementar a nutrição da alimentação e trazer diversos benefícios para a saúde. 

Também é válido lembrar que, em caso de dietas restritivas, alterações metabólicas ou outras necessidades mais específicas, faça o acompanhamento com um profissional de saúde habilitado para entender como incorporar na rotina de forma saudável. O uso incorreto, pode sobrecarregar algum órgão, como fígado.    

UMA NOVA FORMA DE VER OS SUPLEMENTOS

Mas se antes, nossa visão sobre suplementos era limitada à estética e manutenção física, seja para ganhar massa magra ou perder uns quilinhos, melhorar a aparência da pele, entre outros benefícios, hoje existe uma nova gama de finalidades sendo analisadas. 

Nos Estados Unidos, já existem estudos sobre os impactos dos suplementos e vitaminas no bem-estar de modo geral, para além da saúde física, como no fortalecimento da memória e longevidade para além do nosso corpo, o que também é uma forma de cuidado e que merece atenção. 

REFERÊNCIAS:
ABIAD - P
esquisa sobre hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil, ANVISA - Suplementos Alimentares, American Journal Of Clinical Nutrucion - Multivitamin Supplementation Improves Memory in Older Adults: A Randomized Clinical Trial

 

QUAL SUA OPINIÃO? FICOU COM VONTADE DE CONHECER MAIS SOBRE ALGUM SUPLEMENTO OU VITAMINA EM ESPECÍFICO? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS!  

Deixe um comentário