Suplemento Alimentar: O que é? Para que serve? - Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Suplemento Alimentar: O que é? Para que serve?

Já faz um tempo que os suplementos estão nas nécessaires e rotinas de quem busca melhorar a saúde e a qualidade de vida. Mas se engana quem pensa que suplemento alimentar é sinônimo de remédio ou destinado para um grupo exclusivo de pessoas, como idosos, crianças ou quem faz exercícios físicos. Bem pelo contrário, os suplementos, como o próprio nome diz, são para suprir uma necessidade e complementar a alimentação. 

No Brasil “59% dos lares possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares, sendo que, 90% dos entrevistados usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e 85% buscam saúde e bem-estar”, segundo a pesquisa feita pela ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres).  

Então sem mais delongas, vamos mergulhar no universo dos suplementos e entender tudo sobre eles.  

AFINAL, O QUE É SUPLEMENTO ALIMENTAR?

Suplemento AlimentarFoto: Veja Saúde

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que desde 2018 regulariza essa categoria de produtos, os suplementos servem para “melhorar o funcionamento do corpo com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos, isolados ou combinados”.

Os suplementos mais comuns encontrados no mercado são os combinados, chamados multivitamínicos. Geralmente separados por categorias de necessidade ou públicos (mulher, homem, crianças…).

Já os suplementos isolados, são aqueles com componentes únicos, como Vitamina D, Vitamina B12, Vitamina C, entre outros.

COMO USAR SUPLEMENTO ALIMENTAR

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível ingerir todos os nutrientes que nosso corpo precisa. E é aqui que a suplementação alimentar entra.  

Encontramos suplementos em diversas formas de consumo: cápsulas, comprimidos, líquidos, em pó, barras, géis, pastilhas, gomas e etc, mas sempre para uso oral. E podem ser formulados com cores, sabores e formas inusitadas ou lúdicas. 

QUEM PODE USAR SUPLEMENTO ALIMENTAR?

Foto: Doctor Kara Fitzgerald via Reprodução

Eles são destinados às pessoas saudáveis, como uma forma de complementar a nutrição da alimentação e trazer diversos benefícios para a saúde. 

Também é válido lembrar que, em caso de dietas restritivas, alterações metabólicas ou outras necessidades mais específicas, faça o acompanhamento com um profissional de saúde habilitado para entender como incorporar na rotina de forma saudável. O uso incorreto, pode sobrecarregar algum órgão, como fígado.    

UMA NOVA FORMA DE VER OS SUPLEMENTOS

Mas se antes, nossa visão sobre suplementos era limitada à estética e manutenção física, seja para ganhar massa magra ou perder uns quilinhos, melhorar a aparência da pele, entre outros benefícios, hoje existe uma nova gama de finalidades sendo analisadas. 

Nos Estados Unidos, já existem estudos sobre os impactos dos suplementos e vitaminas no bem-estar de modo geral, para além da saúde física, como no fortalecimento da memória e longevidade para além do nosso corpo, o que também é uma forma de cuidado e que merece atenção. 

REFERÊNCIAS:
ABIAD - P
esquisa sobre hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil, ANVISA - Suplementos Alimentares, American Journal Of Clinical Nutrucion - Multivitamin Supplementation Improves Memory in Older Adults: A Randomized Clinical Trial

 

QUAL SUA OPINIÃO? FICOU COM VONTADE DE CONHECER MAIS SOBRE ALGUM SUPLEMENTO OU VITAMINA EM ESPECÍFICO? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS!  

Deixe um comentário