Talco nos cosméticos é perigoso? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Talco nos cosméticos é perigoso?

O talco é um mineral composto de magnésio, silício, oxigênio e hidrogênio. Quimicamente, é um silicato de magnésio hidratado. Ele é usado na produção de cosméticos com a finalidade de absorver umidade, evitar o endurecimento do produto, para tornar a maquiagem facial opaca ou melhorar a sensação de um produto na pele.

O talco e o risco de câncer

Talco nos cosméticos

Na década de 1960 surgiram pesquisas que relatavam uma possível associação entre o uso de pó contendo talco na formulação de cosméticos e a incidência de câncer. Após uma série de estudos, constatou-se que o potencial cancerígeno do talco estava associado a contaminação do material por amianto/asbesto. 

O que é amianto?

O amianto (ou asbesto), assim como o talco, é um mineral de silicato natural, mas com uma estrutura cristalina diferente. Ao contrário do talco, o amianto é um agente cancerígeno conhecido e deve ser evitado. 

Como saber se o talco está contaminado por amianto?

É importante selecionar cuidadosamente os locais de mineração de talco e tomar medidas para testar o minério de forma suficiente.

Quando se fala de o talco estar ou não ligado ao câncer, é importante distinguir entre o talco que contém amianto/asbesto e o talco que é isento de amianto. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o talco que contém amianto como “carcinogênico a humanos”. Enquanto isso, também classifica o talco inalado que não contém amianto como “não é classificado como carcinogênico a humanos”.

Lacre Pó Universal - fórmula segura livre de amianto

Lacre Pó Universal

Aqui na Simple, tomamos todo o cuidado ao escolher nossos fornecedores de matéria-prima. Nós asseguramos você de que o talco presente na fórmula de qualquer produto é livre de amianto.

Mais sobre o Lacre Pó Universal

O Lacre é um pó universal solto que uniformiza o tom da pele, reduz os poros e promove aspecto aveludado.Ele ajuda a fixar a maquiagem, suaviza linhas finas, controla o brilho excessivo e a oleosidade da pele, sem irritar. Livre de alumínio, possui fórmula limpa e desenvolvida com Tapioca, pigmentos minerais revestidos de jojoba e talco livre de amianto.

Fontes seguras para mais informação:
https://www.fda.gov/cosmetics/cosmetic-ingredients/talc
https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/talcum-powder-and-cancer.html

Deixe um comentário