Pular conteudo

Ácido Kójico

O ácido kójico é um dos ativos referência quando falamos em tratamento de manchas da pele. Com formulação natural, ele age como um potente despigmentante, não causa irritação nem sensibilidade na pele. No post de hoje, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o ácido kójico e como ele atua nas manchas da pele.

Melanina e a cor da pele

A cor da nossa pele é determinada principalmente pela quantidade de melanina, que é um pigmento de cor castanho claro, que pode ser mais escuro quando concentrado.

O surgimento de manchas na pele acontece quando há o aumento da síntese de melanina, que pode ser causado por vários motivos, como: processo de envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.

Hiperpigmentação

As hiperpigmentações podem acontecer na epiderme, que é a camada mais externa da pele, e também na derme, a camada intermediária. 

Quais são as principais formas de hiperpigmentação da pele?
  • Melasma;
  • Sardas;
  • Manchas de sol;
  • Manchas de acne;
  • Olheiras.

Como tratar as manchas de hiperpigmentação?

Há vários ativos despigmentantes que conseguem fazer o clareamento das manchas da pele. Esses ativos agem na inibição da síntese da melanina.

Ácido Kójico

O ácido kójico (AK) é um ativo natural obtido através da fermentação do arroz, que é produzido por diversos microrganismos, especialmente pelos fungos Aspergillus, Acetobacter e Penicillium

Super famoso no mundo do skincare, o ácido kójico é um potente despigmentante natural capaz de clarear as manchas da pele

Como o ácido kójico age na pele?

ácido kójico faz a quebra dos íons e bloqueia a ação da tirosinase, inibindo a síntese da melanina.

Apesar de ser super potente no combate às diferentes manchas da pele, ele atua de forma super suave: não causa irritação nem fotossensibilidade. Por isso, é um ativo bastante seguro para incluir na rotina de skincare. 

Ácido Kójico e melasma

Uma das formas de hiperpigmentação da pele é o melasma, que consiste em manchas escuras, uniformes e simétricas com bordas irregulares. Essas manchas podem ter coloração marrom claro, escuro ou acinzentado, e geralmente aparecem na testa, na bochecha e nos ombros.

O melasma não tem cura, mas pode ser controlado com ativos despigmentantes, como é o caso do ácido kójico.

Vários estudos levantam que o ácido kójico é um dos despigmentantes naturais mais eficazes no tratamento do melasma e de outras manchas da pele.

Outros benefícios do ácido kójico

Antioxidante
Além de ser um potente despigmentante, o ácido kójico age na neutralização dos radicais livres sobre a pele, o que evita os efeitos nocivos causados pela oxidação, como envelhecimento precoce, manchas de sol, flacidez e linhas de expressão. 

Para que serve o ácido kójico?

  • Despigmentante;
  • Clareador de manchas;
  • Olheiras;
  • Melasma;
  • Prevenção de manchas.

Ácido Kójico + agentes clareadores

O ácido kójico pode ser associado à outros agentes clareadores, que podem potencializar os efeitos do ativo e reforçar a ação anti-manchas. Uma dica bem legal é incluir o ativo na sua rotina ao lado de produtos como Solução Oxyresveratrol, focada em melasma, e a Solução Niacinamida, que uniformiza o tom da pele. 

Conclusão

O ácido kójico melhora a textura e tonalidade da área afetada pelo melasma. Além disso, ele é um dos  ativos despigmentantes mais seguros pra o tratamento da pele, pois não causa fotossensibilização ou irritação cutânea.
Em quais produtos Simple Organic eu encontro o ácido kójico?

Referências: 
Utilização do ácido kójico como ativo cosmético despigmentante para o tratamento do melasma: revisão integrativa;

Deixe um comentário

CATEGORIAS