Bakuchiol, a alternativa natural segura ao retinol convencional | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Bakuchiol, a alternativa natural segura ao retinol convencional

Se você costuma cuidar da pele ou consumir conteúdos de beleza, com certeza já ouviu falar do retinol. O ativo é super famoso por suas propriedades well-aging e também por controlar as peles oleosas e acneicas. Apesar de funcionar para vários tratamentos, o retinol possui alto potencial irritante, que pode acabar causando vermelhidão, sensibilidade e descamação em muitas pessoas. É aqui que surge o Bakuchiol, uma alternativa natural e segura ao retinol convencional.

O Bakuchiol

O Bakuchiol é uma matéria-prima encontrada nas sementes da planta Psoralea corylifolia, também conhecida como babchi. Usado na medicina tradicional indiana há séculos por conta das suas propriedades medicinais, o ativo vem ganhando popularidade no mundo do skincare para cuidar das peles maduras, oleosas e acneicas.

Benefícios do Bakuchiol para a pele

Assim como o Retinol sintético, o Bakuchiol oferece benefícios para a pele madura, oleosa e acneica, com a vantagem de ser um ingrediente de origem 100% natural, que não causa irritação e não traz danos ao meio ambiente.

Estudos científicos têm mostrado que o Bakuchiol pode ajudar a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, melhorar a firmeza da pele, uniformizar o tom da pele e reduzir a hiperpigmentação.

1. Antioxidante

O Bakuchiol tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, protegendo a pele contra danos causados pelo envelhecimento precoce, como rugas e linhas finas.

2. Estimula a síntese de colágeno

O Bakuchiol estimula a produção de colágeno na pele, o que ajuda a garantir a firmezaelasticidade.

3. Redução de manchas e hiperpigmentação

O ativo uniformiza a pele, ajudando a reduzir e prevenir as manchas de hiperpigmentação.

4. Propriedades anti-inflamatórias

Ajuda a acalmar a pele irritada e inflamada, sendo incrível para tratar as peles oleosas e acneicas. 

5. Estabilidade

Uma opção mais estável do que o retinol, o que significa que sua eficácia é mantida por mais tempo em produtos de cuidados com a pele.

Bakuchiol x Retinol

As vantagens do ativo natural

Enquanto o Retinol é fotossensível e deve ser inserido apenas na rotina de skincare noturna, o Bakuchiol pode ser usado durante o dia sem o risco de sensibilidade à luz solar. Isso permite que a matéria-prima natural seja uma ótima opção para uso durante o verão, quando a pele tende a ficar mais oleosa e exposta aos raios UV. 

Outra vantagem do Bakuchiol é que ele pode ser usado por diferentes tipos de pele. Por ser menos irritante, o Bakuchiol é uma opção mais segura para quem tem mais sensibilidade e deseja incluir o ativo na rotina de skincare. 

Eficácia comprovada

Comprovado cientificamente através de um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology, o Bakuchiol mostrou os mesmos resultados que o retinol tradicional sem escamar, sensibilizar, ter a "sensação de picada" ou apresentar vermelhidão durante o uso. 

No decorrer de 12 semanas, 44 participantes usaram um creme com 0,5% de Bakuchiol duas vezes ao dia ou um creme com 0,5 retinol todas as noites.

O Estudo avaliou a eficácia do Bakuchiol na expressão da 5-⍺-redutasecolagenaseelastase e atividade antibacteriana e da inflamação. Confira os resultados:

  • Bakuchiol é tão eficaz quanto o retinol, na mesma concentração, na inibição da atividade da 5-⍺-redutase;
  • A combinação do Bakuchiol e ácido salicílico apresentou efeito sinérgico na inibição da Propionibacterium acnes;
  • Atividade inibitória para elastase foi evidente em todas as concentrações avaliadas de Bakuchiol;
  • Bakuchiol apresentou atividade inibitória moderada de COX-2 e atividade fortemente inibitória para COX-1 (enzimas pró-inflamatórias);
  • Bakuchiol apresentou forte atividade antioxidante, além de inibir a peroxidação lipídica.

    Ou seja, o Bakuchiol é comprovadamente eficaz no tratamento da pele oleosa, acneica e madura, assim como o ativo equivalente na versão sintética. Porém, com a vantagem de ser um ativo natural, que respeita a pele, o meio ambiente e não causa irritação. 

    Bakuchiol na Simple Organic

    Fomos a primeira marca brasileira a desenvolver uma fórmula natural e segura com o Bakuchiol.

    Solução Retinol-Like

    Retinol-Like botão

    A Solução Retinol-Like é nosso produto natural, vegano, cruelty-free e sem gênero que promove um tratamento de alta performance para diversos tipos de pele. Ela apresenta todos os benefícios do bakuchiol vegetal, deixando sua pele macia e hidratada enquanto deixa impacto positivo no planeta. 

    • Quando usar? Diariamente, após a limpeza da pele. Aplique 3 gotas no rosto e massageie até completa absorção.
    • Quem pode usar? Diversos tipos de pele. Não possui contraindicação, mas indicamos sempre a consulta com o médico dermatologista antes de inserir qualquer produto na sua rotina de autocuidado. 
    Skin Stick FPS 30

    A Skin Stick FPS 30 é a mais nova linha de base com FPS da Simple. O primeiro drop conta com 12 tonalidades, que fazem com que o produto seja a maior coleção de cores de base em stick com FPS de Clean Beauty de todo Brasil. Super inovadora, ela une o melhor do universo do skincare ao FPS 30 para maquiar, tratar e proteger a sua pele. 

    Além do Bakuchiol, a fórmula da Skin Stick FPS 30 conta com manteiga de cupuaçu orgânica, que mantém a hidratação da pele e fortalece a barreira de proteção. 

    • Quando usar? Diariamente, após finalização da rotina de skincare completa. Aplique o bastão diretamente no rosto e espalhe com auxílio das mãos, esponja ou pincel. 
    • Quem pode usar? Diversos tipos de pele, mesmo as maduras e oleosas. Não possui contraindicação, mas indicamos sempre a consulta com o médico dermatologista antes de inserir qualquer produto na sua rotina de autocuidado. 
    E aí, você já conhecia o Bakuchiol? Conta pra gente nos comentários!

    1 comentários

    eu conheço já a algum tempo, uso muito e tenho quase todos os produtos. Conheci os produtos através da Karim Bachini que fala bastante sobre maquiagens e skin care produtos.Fiquei curiosa e comecei a comprar os produtos gradualmente. E sempre de olho nas promoções. Eu gosto muito do Azul e o rosa. atualmente estou alternando alguns outros na minha rotina diaria pois mnha pele é madura,com linhas, e clarissimacom sub tom rosado e sardas desde criança.Mas textura de pele muda muito .Por isso eu alterno bastante. o Recomendado para mim é o verdinho + vit c (maravilhosa) A minha questão é reduzir ou melhorar as marcas de acne do meu tempo de jovem. por isso procuro sempre o skin care primeiro depois eu penso em maquiagem.Mas gostei de saber da base e deste novo ? produto retinol. TODOS SÃO EXCELENTES. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O DESCARTE DOS VIDROS USADOS.

    sonia delly

    Deixe um comentário