Crise Climática x Emergência Climática x Refugiados Climáticos ...
A natureza, a vida humana e os ecossistemas estão em perigo. Apesar dos esforços para reduzir os riscos, estamos menos capazes de lidar com as consequências das mudanças climáticas, ou seria, da crise climática?
Termos não tão novos assim estão cada vez mais frequentes no nosso dia a dia, mas é preciso entender o que, de fato, eles significam, né?
Quando se fala em mudança climática, estamos nos referindo às alterações persistentes, aquelas que duram mais de uma década.
"Mudança de clima é atribuída direta ou indiretamente à atividade humana, que altere a composição da atmosfera global e que aconteça além da variabilidade natural climática observada ao longo de períodos comparáveis”. - Organização das Nações Unidas (ONU)
Para mencionar a seriedade da situação e os efeitos devastadores do clima que estamos vivendo, crise climática ou colapso climático descrevem melhor a condição.
"Crise climática é usada para falar sobre as alterações na temperatura média do planeta tanto na atmosfera quanto nos oceanos, que impactam diretamente a vida, como queimada, desmatamento e o uso de combustíveis fósseis (carvão e petróleo, por exemplo). Causados pela ação humana, os impactos da alteração do clima desencadeiam eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes, como ondas de calor, tempestades e secas severas". - Greenpeace
Já o agravamento da crise climática e os potenciais resultados da mudança climática decorrente da ação humana é dada como emergência climática ou emergência planetária. Elas exigem ações urgentes para cessá-la ou diminuí-la e, assim, evitar danos ambientais devastadores e, possivelmente, irreparáveis.
"As mudanças climáticas são uma ameaça ao bem estar do ser humano e à saúde do planeta. Qualquer outro atraso em uma ação climática conjunta provocará uma perda na breve e rápida janela aberta para garantir um futuro habitável". - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)
No momento em que os impactos da mudança climática são sentidos de forma desigual por diferentes grupos, como povos indígenas e comunidades locais, e regiões, com maior vulnerabilidade, seja por fatores socioeconômicos, ambientais e culturais, a injustiça climática ou injustiça socioambiental entra em cena.
"Injustiça climática abrange os impactos diferenciados e desproporcionais a depender da raça, da classe e do gênero, é uma categoria que carrega em si a discussão sobre justiça social e violação de direitos humanos fundamentais”. - Action Aid
Se a situação demanda que pessoas saiam de seus bairros ou cidades em razão de desastres ambientais, como acontece no Rio Grande do Sul atualmente, essas são chamadas de refugiados climáticos. Mas há controvérsia sobre essa denominação. Mesmo que estejam se deslocando, não há pedido de refúgio em outro país devido a conflitos violentos, perseguição política ou racial, já que a movimentação acontece dentro do Brasil. Nesses casos, pode-se usar migrante climático ou deslocado ambiental.
“Refugiados climáticos não existe sob a lei internacional, mas, sob Convenção de Refugiados de 1951, deve ser válida uma solicitação para reconhecimento da situação de refugiado quando os efeitos adversos das mudanças climáticas ou desastres interagem com conflito e violência”. - Organização das Nações Unidas (ONU)
Ficou mais fácil entende todos esses termos?
SOS Rio Grande do Sul
A Simple já se mobilizou para ajudar as vítimas e animais no Rio Grande do Sul. Durante a semana, a marca se engajou e enviou um primeiro caminhão com doações, inclusive do time, com roupas, ração, água e alimentos para socorrer aqueles que foram atingidos pelas chuvas. A campanha só está começando!
+ AÇÕES SUSTENTÁVEIS: COMO A SIMPLE ORGANIC ESTÁ MUDANDO O MUNDO
+ DIA MUNDIAL DA ÁGUA: COMO A SIMPLE SE ENGAJA NESTA CAUSA COM AÇÕES E PROJETOS
Elegemos também alguns nomes de confiança, e que admiramos muito o trabalho que têm feito, para que você também possa participar dessa corrente do bem, sabendo que as doações terão o destino correto. São elas:
👉🏼Gabriella Bordasch
Empreendedora e membro da comunidade Simple
PIX: 329.966.718-13
👉🏼Lauren Pfeiff
Criadora de conteúdo e membro da comunidade Simple
PIX: acabichequer@gmail.com l fernandacortedellacorte@gmail.com
👉🏼Nina Castanheira
Criadora de conteúdo e membro da comunidade Simple
PIX: loureiro.castanheira@gmail.com
👉🏼Deise Falci
Ativista na causa animal
PIX: deisefalci@gmail.com
PONTOS DE DOAÇÃO
👉🏼 Nossa loja de Porto Alegre está com as portas abertas para receber doações - Endereço: Avenida Mariland (Pátio 24), 737 - Porto Alegre.
👉🏼 Centro Logístico da Defesa Civil Estadual de Porto Alegre - Endereço: Av. Joaquim Porto Villanova, 201 - Jardim Carvalho | (51) 3210-4255.
👉🏼 Fundação Somar em Florianópolis - Endereço: R. Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 180 - Santo Antônio de Lisboa - Porto Alegre.
👉🏼 Instituição Banrilsul - Endereço: Rua Capitão Montanha, 177 - Centro Histórico - Porto Alegre.
PIX: 92.958.800/0001-38