Dia Mundial da Água: como a Simple se engaja nesta causa com ações e projetos
Lá estamos nós conversando sobre o agravamento das alterações climáticas e seus impactos no meio ambiente. Pois é: estudos demonstram que teremos carência de água nos próximos anos.
Chamar a atenção para esse fato, trazemos este post sobre o Dia Mundial da Água, celebrado hoje. E fazemos um questionamento: será que estamos usando a água de forma consciente?
Mas antes de refletir e pensar em como contribuir, vamos a um pouquinho de história.
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou a criação da data durante a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, para lembrar da piora da situação da água.
Ah, ela foi criada após um evento que aqui no Brasil, em que foram tratados assuntos sobre o meio ambiente e desenvolvimento: a famosa Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Assim nasceu o Dia, anualmente celebrado no dia 22 de março.
Neste ano, o tema escolhido pela ONU é "Água para a Prosperidade e a Paz." Sim, a água é um recurso com potencial para gerar paz, mas também conflitos.
"Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou não têm acesso a ela, as tensões entre comunidades e países podem aumentar." - ONU
Alguns fatos levantados pela Organização mostram que:
- 2,2 bilhões de pessoas não tinham condições para gerir com segurança a água potável em 2022;
- Cerca de 80% dos empregos são dependentes da água em países de baixa renda, onde a agricultura é a principal fonte de subsistência;
- 72% de captação de água doce é utilizada pela agricultura;
- 1,4 bilhão de pessoas foram afetadas por secas entre 2002 e 2021;
- Até 10% do aumento da migração global entre 1970-2000 esteve ligado a déficits de água.
+ DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS: COMO A SIMPLE COMPENSA EMISSÃO DE CO2?
+ DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Iniciativas do bem
Como queremos fazer parte da mudança que desejamos ver no mundo, que tal adotar medidas para contribuir positivamente para a conservação da água, aderindo a atitudes mais conscientes? Muitos desses comportamentos que vamos sugerir são velhos conhecidos nossos, mas sempre vale relembrar, não é mesmo?
Somente o necessário
- Economize: tome banhos mais curtos e evite deixar a torneira aberta ao escovar os dentes e lavar a louça. O mesmo vale para o chuveiro: se puder, desligue enquanto se ensaboa;
- Também é bem-vindo aproveitar a água da lavadora de roupas: ela pode ser reutilizada na lavagem do quintal;
- Lave roupas com menos frequência: deixe acumular para usar a máquina em sua capacidade máxima;
- Nada de mangueira: na hora de lavar a calçada, use a vassoura ou um balde com água;
- Não jogue resíduos de alimentos, óleos, medicamentos e produtos químicos no vaso sanitário ou ralos;
- Fique atenta a vazamentos em torneiras, válvulas e caixas acopladas dos vasos sanitários.
O compromisso da Simple 💚
A indústria da beleza também tem um papel fundamental nesse cenário. E a Simple faz a sua parte. Não poderia ser diferente, né?
Desde a sua criação, a marca tem em seu propósito de ser oferecer ao consumidor cosméticos limpos, naturais e orgânicos, feitos com matérias-primas certificadas e fórmulas livres de ingredientes problemáticos, como derivados do petróleo, conservantes nocivos, metais pesados, silicones, formaldeídos, GMO - ingredientes geneticamente modificados -, e aromas). Mas não é só isso: a Simple também apoia uma série de iniciativas para a sua saúde e do planeta. Vem ver! 👀
Em constante evolução
Como a inovação faz parte do nosso DNA, a Simple mais uma vez foi precursora ao trazer a Simple Bag para o mercado: a primeira sacola do Brasil solúvel em água, 100% compostável e biodegradável, que não gera resíduos tóxicos e, ainda, pode servir de alimento para microrganismos.
Cosméticos Waterless
Como dispensam o uso de água em sua formulação, a linha Waterless da Simple apresenta fórmulas mais concentradas e eficientes. São xampus, condicionadores, pastilha dental e sabonete facial sólidos (em barra), que acompanham embalagens econômicas e sustentáveis.
Projeto pelos oceanos
A Simple reverteu parte do total de suas vendas para financiar o projeto Rede Contra Redes da Sea Shepherd Brasil, ONG de proteção à vida marinha. A ação, inédita no Brasil, financiou o treinamento e a capacitação de qualidade internacional para retirada de redes do fundo do mar por mergulhadores experientes, e posterior estrutura para mutirões de limpeza subaquática.
"Objetos plásticos viajam nas correntes oceânicas, colocando em risco ecossistemas e vida selvagem. Sem mudanças sistemáticas urgentes na forma como o plástico é produzido, consumidos e eliminados, a poluição do plástico deverá dobrar até 2030." - WWF
Cuidado do início ao fim
Você se espantou com o dado acima, né? Nós também! Por isso, a Simple sempre inova para promover um impacto ambiental positivo no mundo. Uma das premissas da marca é reduzir o uso de plástico em seus produtos.
Por isso, as embalagens da Simple são feitas com muito carinho pensando no impacto ao meio ambiente. Assim, a marca prioriza vidro, alumínio ou, ainda, plástico PET ou PE de monocamada, já que são passíveis de reciclagem. Até mesmo o isopor de proteção da caixinha que chega até você por meio do correio foi substituído pelo extrusado de milho, que é 100% biodegradável.
Já nas maquiagens, as composições são livres de microplásticos para evitar que essas pequenas partículas desçam, literalmente, pelo ralo, chegando aos rios, mares e oceanos. O resultado você já sabe: desequilíbrio da vida marinha.
Outra iniciativa da marca é o Programa de Logística Reversa, que é a coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação ambientalmente adequada) de suas embalagens após o descarte do consumidor final.
Dito tudo isso, é muito importante que cada um faça a sua parte para um 🌍 melhor. Vamos nessa?