Dia Mundial da Água 2024: Agindo pela Prosperidade e Paz Hídrica | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Dia Mundial da Água: como a Simple se engaja nesta causa com ações e projetos

Lá estamos nós conversando sobre o agravamento das alterações climáticas e seus impactos no meio ambiente. Pois é: estudos demonstram que teremos carência de água nos próximos anos. 

Chamar a atenção para esse fato, trazemos este post sobre o Dia Mundial da Água, celebrado hoje. E fazemos um questionamento: será que estamos usando a água de forma consciente?

Mas antes de refletir e pensar em como contribuir, vamos a um pouquinho de história.

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou a criação da data durante a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, para lembrar da piora da situação da água.

Ah, ela foi criada após um evento que aqui no Brasil, em que foram tratados assuntos sobre o meio ambiente e desenvolvimento: a famosa Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Assim nasceu o Dia, anualmente celebrado no dia 22 de março.

Neste ano, o tema escolhido pela ONU é "Água para a Prosperidade e a Paz." Sim, a água é um recurso com potencial para gerar paz, mas também conflitos. 

"Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou não têm acesso a ela, as tensões entre comunidades e países podem aumentar." - ONU

Alguns fatos levantados pela Organização mostram que:
  • 2,2 bilhões de pessoas não tinham condições para gerir com segurança a água potável em 2022;
  • Cerca de 80% dos empregos são dependentes da água em países de baixa renda, onde a agricultura é a principal fonte de subsistência;
  • 72% de captação de água doce é utilizada pela agricultura;
  • 1,4 bilhão de pessoas foram afetadas por secas entre 2002 e 2021;
  • Até 10% do aumento da migração global entre 1970-2000 esteve ligado a déficits de água.
+ DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS: COMO A SIMPLE COMPENSA EMISSÃO DE CO2?
DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
    Iniciativas do bem

    Como queremos fazer parte da mudança que desejamos ver no mundo, que tal adotar medidas para contribuir positivamente para a conservação da água, aderindo a atitudes mais conscientes? Muitos desses comportamentos que vamos sugerir são velhos conhecidos nossos, mas sempre vale relembrar, não é mesmo?

    Somente o necessário
    • Economize: tome banhos mais curtos e evite deixar a torneira aberta ao escovar os dentes e lavar a louça. O mesmo vale para o chuveiro: se puder, desligue enquanto se ensaboa;
    • Também é bem-vindo aproveitar a água da lavadora de roupas: ela pode ser reutilizada na lavagem do quintal;
    • Lave roupas com menos frequência: deixe acumular para usar a máquina em sua capacidade máxima;
    • Nada de mangueira: na hora de lavar a calçada, use a vassoura ou um balde com água;
    • Não jogue resíduos de alimentos, óleos, medicamentos e produtos químicos no vaso sanitário ou ralos;
    • Fique atenta a vazamentos em torneiras, válvulas e caixas acopladas dos vasos sanitários. 

      O compromisso da Simple 💚

      A indústria da beleza também tem um papel fundamental nesse cenário. E a Simple faz a sua parte. Não poderia ser diferente, né?

      Desde a sua criação, a marca tem em seu propósito de ser oferecer ao consumidor cosméticos limpos, naturais e orgânicos, feitos com matérias-primas certificadas e fórmulas livres de ingredientes problemáticos, como derivados do petróleo, conservantes nocivos, metais pesados, silicones, formaldeídos, GMO - ingredientes geneticamente modificados -, e aromas). Mas não é só isso: a Simple também apoia uma série de iniciativas para a sua saúde e do planeta. Vem ver! 👀

      Em constante evolução

      Como a inovação faz parte do nosso DNA, a Simple mais uma vez foi precursora ao trazer a Simple Bag para o mercado: a primeira sacola do Brasil solúvel em água, 100% compostável e biodegradável, que não gera resíduos tóxicos e, ainda, pode servir de alimento para microrganismos.

      Cosméticos Waterless

      Como dispensam o uso de água em sua formulação, a linha Waterless da Simple apresenta fórmulas mais concentradas e eficientes. São xampus, condicionadores, pastilha dental e sabonete facial sólidos (em barra), que acompanham embalagens econômicas e sustentáveis. 

      Projeto pelos oceanos

      A Simple reverteu parte do total de suas vendas para financiar o projeto Rede Contra Redes da Sea Shepherd Brasil, ONG de proteção à vida marinha. A ação, inédita no Brasil, financiou o treinamento e a capacitação de qualidade internacional para retirada de redes do fundo do mar por mergulhadores experientes, e posterior estrutura para mutirões de limpeza subaquática.

      "Objetos plásticos viajam nas correntes oceânicas, colocando em risco ecossistemas e vida selvagem. Sem mudanças sistemáticas urgentes na forma como o plástico é produzido, consumidos e eliminados, a poluição do plástico deverá dobrar até 2030." - WWF

      Cuidado do início ao fim 

      Você se espantou com o dado acima, né? Nós também! Por isso, a Simple sempre inova para promover um impacto ambiental positivo no mundo. Uma das premissas da marca é reduzir o uso de plástico em seus produtos.

      Por isso, as embalagens da Simple são feitas com muito carinho pensando no impacto ao meio ambiente. Assim, a marca prioriza vidro, alumínio ou, ainda, plástico PET ou PE de monocamada, já que são passíveis de reciclagem. Até mesmo o isopor de proteção da caixinha que chega até você por meio do correio foi substituído pelo extrusado de milho, que é 100% biodegradável.

      Já nas maquiagens, as composições são livres de microplásticos para evitar que essas pequenas partículas desçam, literalmente, pelo ralo, chegando aos rios, mares e oceanos. O resultado você já sabe: desequilíbrio da vida marinha. 

      Outra iniciativa da marca é o Programa de Logística Reversa, que é a coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação ambientalmente adequada) de suas embalagens após o descarte do consumidor final.

      Dito tudo isso, é muito importante que cada um faça a sua parte para um 🌍 melhor. Vamos nessa?

      + AÇÕES SUSTENTÁVEIS: COMO A SIMPLE ORGANIC ESTÁ MUDANDO O MUNDO

      Fontes: ONUWWF.

      E você, tem alguma dica para compartilhar sobre como economiza a água em seu dia a dia? Comente aqui embaixo!

      Deixe um comentário