Microplásticos o que são? Quais os impactos no meio ambiente? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Sabia que sua maquiagem pode conter microplásticos?

Sabia que o glitter da sua maquiagem pode conter microplásticos? Eles estão em sombras, blushes, iluminadores, entre outros itens que usamos no dia a dia. 

O que é lindo na maquiagem nem sempre é bonito pro meio ambiente. Mas calma, que já existem soluções sustentáveis aos brilhos poluentes e uma delas se chama Mica, presente no nosso iluminador bastão Shine Stick, no Glow Bronzer e no Glow Iluminador em pó. E também na nossa mais nova Linha de Pigmentos Sombra em Pó

Vem, que a gente te conta tudo neste post.  

Glitter: partículas de plástico na sua maquiagem 

Seu iluminador pode conter microplásticos. Você sabia? O que é Mica?

Elas são muitas, minúsculas e não se decompõem tão facilmente, como matérias-primas orgânicas, muito menos são recicláveis. O Brasil é um dos maiores produtores de lixo plástico no mundo, ocupando o 4º lugar como gerador desse tipo de resíduo – e apenas 1,2% é reciclado. 

Quem é impactado com isso? Toda a biodiversidade que habita o planeta. Eu, você, os animais e todo o meio ambiente

Ainda não ligou a sua maquiagem à poluição? Aqui vai um exemplo: ao lavar o rosto, o glitter da sua maquiagem vai pro esgoto, que não filtra partículas tão pequenas, logo, elas acabam indo parar nos oceanos, lagos, rios e consequentemente no peixe que retorna para sua mesa. Entendeu? É um ciclo não se restringe à alimentação, mas a tudo e todos. 

Nós humanos também estamos expostos aos perigos da poluição plástica através da ingestão de microplásticos, que são partículas de até 5mm presentes não só em grande parte dos alimentos que consumimos, mas na água e até mesmo no ar que respiramos. 

O que é a mica? Conheça alternativa natural

O termo mica é usado para designar um grupo de minerais pertencentes aos silicatos. A palavra "mica" deriva do latim micare, significando brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral.

É extraído em diversos países, principalmente Índia, China, Estados Unidos e países da Europa, além da versão sintética. Dentre suas inúmeras propriedades, é a responsável por oferecer brilho cintilante a tintas, incluindo as de carros e aos pigmentos utilizados em cosméticos

Nós fizemos um post pra falar mais sobre o mineral que tanto amamos, confira aqui

Por trás das maquiagens: responsabilidade social

Na Índia, cerca de três quartos da mineração da mica ocorrem na fronteira entre os estados de Jharkhand e Bihar. Infelizmente, a mão de obra infantil e condições precárias de trabalho na extração do minério no país, é um fato. Além disso, 90% da produção é extraída em minas ilegais, representando 25% da produção mundial. 

Antes da aquisição de qualquer tipo de material, como a mica, nosso time de P&D e Inovação realiza uma série de pesquisas. E por fim, só utiliza matérias-primas certificadas, que passam por processos que comprovem a isenção de todo tipo de trabalho escravo, inclusive infantil. Nosso iluminador, o Shine Stick, e todos os nossos produtos à base de mica, passam por esse processo seguro de desenvolvimento. 

CONHEÇA O SHINE STICK - o iluminador natural da Simple

Seu iluminador pode conter microplásticos. Você sabia? Shine Stick Simple Organic

Nosso iluminador Shine Stick é feito à base de mica, e possui textura cremosa, com brilho e efeito holográfico. Por ter formulação natural, nutre enquanto ilumina a pele e também pode ser utilizado por crianças. 

Prático e multifuncional, possui formato em bastão, perfeito para carregar na bolsa, o que evita vazamentos e facilita a reaplicação. Um stick waterless e sustentável, que dispensa o uso de água na composição e cuida da pele e do planeta. 

CONHEÇA OS MARAVILHOSOS: GLOW BRONZER E GLOW ILUMINADOR

Temos aqui dois produtos em pó, que são altamente pigmentados e que fazem toda a diferença não só na sua make, mas também para o planeta, afinal são livres de ingredientes poluentes, como os listados aqui.

  • O Glow Bronzeré perfeito para deixar sua pele com efeito bronzeada o ano inteiro, tem alto rendimento e é super pigmentado. 

  • Já o Glow Iluminador, tem micropartículas de brilho, que irradiam reflexos dourados, que deixam qualquer make linda, inclusive, dá pra usar no corpo todo, viu?

CONHEÇA A LINHA DE PIGMENTOS E SOMBRAS EM PÓ

(Pigmento foto: Silver)

Eles são certificados, naturais e livres de microplásticos. Os Pigmentos - Sombra em pó tem 5 cores altamente pigmentadas, brilhosas e com fórmulas certificadas.

Os nossos pigmentos são super versáteis e podem ser usados tanto como sombra para os olhos, como iluminador para regiões do rosto e do corpo. 

CONCLUSÃO

Nossas escolhas impactam além de nós mesmos. Quando iríamos imaginar que um simples item de maquiagem poderia alcançar tantos lugares, inclusive o alimento que consumimos?

Por isso, aqui na Simple, desenvolve produtos com matéria-prima natural, como a mica, que não é poluente como o microplástico. Trazendo pro mercado de beleza, opções Clean Beauty, para você fazer escolhas sustentáveis de maquiagem. Beleza limpa para limpar o planeta. 

E VOCÊ, JÁ CONHECIA A MICA? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS! 

Deixe um comentário