Pular conteudo

Cúrcuma

A cúrcuma (ou açafrão) é uma planta de origem asiática que possui inúmeros benefícios para a saúde do corpo. E não é só a gente que tá falando: ela é reconhecida cientificamente como um alimento funcional. Referência em poder antioxidante e anti-inflamatório, a cúrcuma deve sua eficácia à curcumina, seu composto bioativo.

A boa notícia é que, se você não tem o hábito ou simplesmente não gosta de consumir cúrcuma na sua alimentação diária, pode incluir a planta na sua rotina através da suplementação. No post de hoje, vamos te mostrar por que você deve incluir a cúrcuma no seu ritual de autocuidado. Vem descobrir!

O que é Cúrcuma?

O que é Cúrcuma

A Cúrcuma, também conhecida como açafrão, açafrão-da-terra ou raiz-de-sol, é uma planta condimentar e medicinal originária da Índia que pertence à família Zengiberaceae, a mesma do gengibre. Reconhecida cientificamente como um alimento funcional - capaz de promover a longevidade -, suas propriedades medicinais são essenciais para a saúde física e mental.

Um dos principais componentes da Cúrcuma é a Curcumina, um elemento bioativo presente na raiz da planta, que é responsável pelos efeitos poderosos do ativo, conhecido por auxiliar na manutenção da função cerebral e no controle de açúcar no sangue. É a Curcumina que garante a famosa coloração vermelho-alaranjada à planta. 

Quais são os benefícios da Cúrcuma para o organismo?

Antioxidante e anti-inflamatório 

Um ativo multifuncional e referência em poder anti-inflamatório, a Curcumina contribui para a redução de inflamações corporais crônicas ao mesmo tempo que auxilia na proteção das células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.

Saúde cerebral

Algumas doenças neurológicas são diretamente associadas ao processo oxidativo, que causa o envelhecimento celular. Como a Cúrcuma possui alta capacidade antioxidante, é um importante componente para a manutenção das funções cerebrais. 

Saúde cardiovascular

A Cúrcuma também é importante para a saúde cardiovascular, favorecendo os processos de redução da inflamação e auxiliando na função endotelial.

Potencial metabólico da Curcumina

Sua presença atua ainda no metabolismo, na queima de gordura, nos níveis de açúcar no sangue e possui propriedades capazes de auxiliar na sensibilidade à insulina.

Função hepática
A Cúrcuma forma uma camada protetora que elimina os resíduos tóxicos capazes de causar constipação, gastrite, úlcera, cálculos biliares e vesiculares. Isso faz com que o ativo seja ótimo para aliviar possíveis problemas gastrointestinais.

Conclusão

A Cúrcuma é um alimento funcional de alta performance com benefícios que vão desde a saúde física até a mental e holística. 

E aí, você já conhecia os benefícios da Cúrcuma? Conta pra gente nos comentários!
Referências:

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA CÚRCUMA NA SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL;
OS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA Curcuma longa L. (AÇAFRÃO DA TERRA)

 

Deixe um comentário

CATEGORIAS