Entenda o que são os radicais livres e porque você deve proteger a sua pele deles
Ao escolher os produtos que farão parte da sua rotina de skincare, é super comum encontrar produtos com ação antioxidante, que protegem a pele da ação dos radicais livres. Mas afinal de contas, o que são os radicais livres? No post de hoje, vamos te mostrar o que são essas moléculas e porque você deve proteger a sua pele delas.
O que são os radicais livres?
São moléculas produzidas naturalmente pelo nosso corpo por meio de diversos fatores, como: processos inflamatórios, poluição do ar, estresse emocional, hábitos como tabagismo e alimentação com alto teor de açúcar e gordura e é claro, pela exposição desprotegida aos raios ultravioleta.
Os radicais livres são moléculas instáveis que possuem número ímpar de elétrons. Para encontrar a estabilidade e recuperar o número par, os radicais livres capturam elétrons das proteínas que compõe as células, o que gera uma grande reação em cadeia para que todas as células fiquem com o número par de elétrons.
Esse processo, que é conhecido como estresse oxidativo, pode trazer diversos danos genéticos à saúde, desde envelhecimento precoce, até doenças mais graves como Parkinson, Alzheimer, AVC e até mesmo certos tipos de câncer.
Como proteger o corpo da atividade dos radicais livres?
Para evitar o estresse oxidativo, o organismo desenvolve os famosos antioxidantes, mecanismos de defesa para controlar a atividade das células.O que são os antioxidantes?
Antioxidantes são substâncias químicas como vitaminas e minerais, que têm a capacidade de “doar” um elétron aos radicais livres e ainda continuar estáveis. Com a ação dos antioxidantes, os radicais livres se estabilizam e são eliminados, acabando com o estresse oxidativo.
Com o passar dos anos, a quantidade de antioxidantes naturais do nosso corpo vai reduzindo, por isso, é super importante adquirir as substâncias via externa, como por meio da alimentação e dos cosméticos.
Quais alimentos possuem ação antioxidante?
Alimentos ricos em Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, Selênio, Zinco e Ômega 3 são ricos em antioxidantes, por isso é essencial manter uma dieta bem equilibrada rica em minerais.
Antioxidantes no skincare
A nossa pele começa a apresentar os primeiros sinais de idade em torno dos 25 anos, quando a produção de colágeno, elastina e antioxidantes naturais começa a reduzir. A partir desta idade, você já pode fazer o uso de produtos que protegem contra os radicais livres, que vão proteger a pele e prevenir o envelhecimento precoce.
Como inserir os antioxidantes na rotina de skincare?
Existem vários ativos com ação antioxidante, como é o caso da vitamina C, da niacinamida (vitamina B3) e do retinol (vitamina A). Eles podem ser aplicados na rotina de skincare diurna, para potencializar os efeitos do protetor solar e prevenir o envelhecimento da pele, e também na rotina de skincare noturna para revitalizar a pele depois das agressões sofridas ao longo do dia.
Antioxidantes + protetor solar
Incluir antioxidantes na rotina de skincare diurna é fundamental para potencializar os efeitos do protetor solar. Ao aplicar a nossa Solução Vitamina C antes do filtro solar, por exemplo, você reduz a atividade dos radicais livres, previne o envelhecimento da célula e protege a pele dos raios UV.
Quais produtos da Simple possuem atividade antioxidante?
- Green Water Pitanga
- Green Water On
- Solução Niacinamida
- Booster Niacinamida
- Solução Vitamina C
- Solução Oxyresveratrol
- Solução Retinol-Like
- Sérum Timeless Skin
- Sérum Control Skin
- Balm de Olhos
- Óleo de Patauá
- BBA
- Óleo de Rosa Mosqueta
- Hidratante + Vitamina C