Dia de Sobrecarga da Terra: já esgotamos os recursos naturais de 2022 | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Dia de Sobrecarga da Terra: já esgotamos os recursos naturais de 2022

Hoje, dia 28 de julho, atingimos o Dia de Sobrecarga da Terra, data que representa o esgotamento de recursos naturais da Terra disponíveis para um ano. A partir deste dia, passamos a viver em "crédito", ou seja, utilizamos insumos a mais do que o planeta é capaz de produzir e renovar neste intervalo de tempo. 

O que acontece ao atingir o Dia de Sobrecarga da Terra?

Acontece que, ao extrapolar a quantidade de recursos que o planeta tem a oferecer, nós adotamos um estilo de vida insustentável. O desmatamento excessivo e o consumo desenfreado de insumos geram desequilíbrio ambiental, aumento da produção de lixo e dos níveis de CO2 na atmosfera. 

De acordo com dados do indicador global da Global Footprint Network e da WWF, seriam necessários 1,75 planetas Terra para sustentar o consumo da população mundial de forma sustentável. 

Dia de Sobrecarga da Terra: cada vez mais cedo

A contagem acontece desde a década de 1970, e desde então, a data acontece cada vez mais cedo, o que comprova que estamos consumindo de forma desenfreada e pouco consciente.  

Confira os Dias de Sobrecarga da Terra das últimas décadas de acordo com dados da ONG Global Footprint Network 

  • 9 de dezembro em 1970;
  • 4 de novembro em 1980;
  • 11 de outubro em 1990;
  • 23 de setembro em 2000;
  • 7 de agosto em 2010;
  • 28 de julho em 2022.
"Nos 156 dias restantes (até o final do ano), nosso consumo de recursos renováveis estará corroendo o capital natural do planeta. Nosso mega consumo não leva nem mesmo em conta as necessidades de outras espécies na Terra. Também precisamos deixar espaço para o mundo selvagem." disse Laetitia Mailhes, da Global Footprint Network ao diário francês Le Monde

O que posso fazer para reverter o cenário dos próximos Dias de Sobrecarga da Terra?

Muito além de usar ecobags e tomar banhos curtos, precisamos exigir medidas de comprometimento dos governos, organizações mundiais e das marcas que consumimos. Os recursos do planeta Terra não são infinitos e precisamos saber usá-los de forma clara e racional.

Em 2022, fica cada vez mais claro a necessidade de adotar um estilo de vida sustentável, limpo e que respeite os limites da natureza.

Simple Organic: somos agentes de grandes mudanças

Aqui na Simple, temos um compromisso com você e com o planeta Terra, e é por isso que estamos sempre buscando formas de gerar impacto positivo através da sustentabilidade.

Nós neutralizamos todo o CO2 da logística da nossa cadeia de produção, e você também pode fazer parte disso. Ao finalizar uma compra, você tem a opção de doar R$ 1,60 que será destinado à neutralização de carbono da entrega do seu pedido. Vem dar uma olhada na diferença!  

Juntos somos mais fortes, e podemos sim reverter a situação do nosso planeta.

E você, vem ser agente de grandes mudanças com a Simple?

Fontes: Dia da Sobrecarga

1 comentários

O maior problema são os plásticos que se transformam em micro plásticos e vão parar nos oceanos, rios e aterros. Também temos embalagens que passam despercebidas pelos catadores, por serem pequenas, como batons, tampinhas e outras, que os animais acabam se alimentando, o que é fatal. Temos o dever de cuidar do planeta, pois só temos este no momento. O que vamos deixar para as gerações futuras? Problemas?

Raquel Lucas

Deixe um comentário