Pular conteudo

Dia do veganismo: ingredientes cosméticos de origem animal para evitar

Aqui na Simple Organic, um dos nossos principais pilares é que todos os nossos produtos sejam formulados de forma 100% vegana e livre de crueldade animal. 

Nesse Dia Mundial do Veganismo, listamos alguns ingredientes que, apesar de naturais, possuem origem animal para você ficar de olho. Afinal, se existem produtos veganos e sustentáveis que não machucam os bichinhos, por que não optar por eles, não é mesmo?

Cera de abelha (e outros produtos apícolas)

O que é e qual a sua função? 
A cera de abelha é um formador de filme natural que confere um sensorial agradável, além de proporcionar brilho e revestimento às formulações.

Por que não utilizar?
Nós da Simple Organic jamais permitimos a utilização deste tipo de cera devido a crueldade com o animal. Além disso, as populações de abelhas estão sob ameaça de extinção, o que pode ocasionar graves desequilíbrios ambientais. O problema foi detectado também no Brasil, particularmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
A postura de não utilização de ingredientes apícolas ajuda a aumentar as chances no crescimento da população e da saúde das abelhas, além de reduzir os impactos negativos da indústria.

Como identificar na rotulagem?
Aparecem na rotulagem como Beeswax ou Cera Alba.

Carmim

O que é e qual a sua função? 
Carmim é um pigmento extraído do sangue de um inseto chamado cochonilha (Dactylopius coccus costa), particularmente das fêmeas, extraídos em plantações de cactus. As cochonilhas fêmeas são escovadas, secas ao sol e distribuídas para serem vendidas aos produtores de Carmim. O Carmim é responsável por oferecer coloração vermelha intensa a cosméticos, medicamentos e alimentos.

Por que não utilizar?
Apesar de ser uma matéria-prima natural e estável, a Simple Organic não permite a utilização deste tipo de ingrediente devido à crueldade com o animal.

Como identificar na rotulagem?
Aparecem na rotulagem como CI 75470 ou CI Natural Red #4.

Lanolina e Queratina

O que é e qual a sua função? 
A lanolina é um óleo proveniente das glândulas oleosas da ovelha, extraído da lã do animal. A queratina também é derivada de lã, entre outras fontes animais. A Lanolina é utilizada como um agente de hidratação, por exemplo, em produtos para a pele, cabelos e unhas. Já a queratina, conhecida mundialmente, possui a função de proteger e dar resistência a algumas estruturas do nosso corpo, principalmente ao cabelo.

Por que não utilizar?
As ovelhas não precisam ser sacrificadas ou feridas para obter lanolina ou queratina, mas os criadores costumam usar inseticidas em animais para prevenir carrapatos e piolhos e esses produtos são conhecidos por serem tóxicos, principalmente aos animais. Além disso, há relatos de os animais sofrerem em demasia com o calor no verão, devido ao excesso de lã, e até morrerem de frio no inverno, após a extração da lã. Apesar de ser uma matéria-prima natural e estável, a Simple Organic não permite a utilização deste tipo de ingrediente devido à crueldade com o animal.

Como identificar na rotulagem?
Aparecem na rotulagem como Lanolin, Keratin e Hydrolyzed Keratin.

Além disso, você pode identificar se um produto é livre de ingredientes de origem animal através do selo Peta.

Certificação PETA: Conquistamos dois selos da Instituição | Simple Organic

PETA APPROVED VEGAN & CRUELTY-FREE

O selo PETA vegan approved vegan é uma certificação que garante que os nossos produtos são livres de quaisquer ingredientes de origem animal. Já o selo de Cruelty Free certifica que os nossos processos de produção não incluem testes em animais em nenhum estágio do seu processo de desenvolvimento e produção, direta ou indiretamente (terceirizados), e que todos os processos de testagem de produtos são feitos através de procedimentos técnicos em laboratórios, e não através de testes em animais.

As certificações do Peta para a Simple Organic garantem que:

  • O produto finalizado, assim como os ingredientes que o compõe, não passaram por testes em animais em todos os estágios de desenvolvimento pela empresa, pelos seus laboratórios, fábricas ou fornecedores a partir de uma data definida;
  • Nenhum teste em animal foi realizado posteriormente e durante o processo de certificação, e monitora à partir da data de emissão do selo os processos de fabricação;
  • Permitem a realização de auditorias independentes pelas ONGs a qualquer momento;
  • Os produtos só recebem o selo se não forem testados em animais direta ou indiretamente (terceirizados) e se forem livres de quaisquer ingredientes de origem animal.
SAIBA MAIS SOBRE OS SELOS E CERTIFICAÇÕES SIMPLE ORGANIC

S
EGUNDA SEM CARNE - O QUE É O MOVIMENTO E 5 CONTAS NO INSTAGRAM QUE VOCÊ PODE SEGUIR PARA SE INSPIRAR

Deixe um comentário

CATEGORIAS