Mudanças na pele durante a gravidez: 5 produtos para aliviar os sintomas
Assim como o corpo, nossa pele também passa por algumas mudanças durante a gravidez. Isso acontece porque, neste período, ocorre o aumento da quantidade de vasos sanguíneos, que forma muitas alterações vasculares. Estas alterações tornam a pele da gestante mais suscetível à irritabilidade, e consequente, mais sensível.
No post de hoje, falamos sobre as alterações da pele na gravidez e como alguns produtos podem auxiliar no tratamento dos sintomas. Ps: antes de testar qualquer produto durante a gravidez, é essencial que você consulte seu médico, tá?
Agora que você já sabe que precisa consultar o médico antes de montar sua rotina de skincare na gravidez, vamos lá.
O QUE ESPERAR (DA PELE) QUANDO ESTÁ ESPERANDO?
As mudanças da pele na gravidez acontecem por conta da grande carga hormonal que vem junto da gestação. Os sintomas podem começar a ser percebidos já na primeira semana e durar até o fim dos nove meses. Confira as principais alterações na pele durante a gravidez.
Mudanças na pigmentação da pele
Acne
A grande carga hormonal da gravidez também torna o período mais propenso para o desenvolvimento de espinhas, cravos e aumento da oleosidade da pele.
Estrias
Como cuidar da pele durante a gravidez?
Apesar de todas essas mudanças serem super normais, a gente sabe que às vezes elas podem causar um certo desconforto estético, ainda mais numa fase que a gente fica tão sensível. Mas não se preocupe quanto a isso: existem alguns cuidados que você pode ter para minimizar todas essas alterações.
5 PRODUTOS DE SKINCARE PARA MULHERES NA GRAVIDEZ
Solução Niacinamida
Ela estabiliza a barreira de proteção da pele, agindo como um uniformizador perfeito para reduzir manchas e rosáceas. Para as gravidinhas com acne, a niacinamida também possui ações protetoras e reguladoras da oleosidade que auxiliam no tratamento das espinhas, da dermatite e aumenta a elasticidade da pele. Sem falar que também é super hidratante e previne as linhas finas de expressão.
Óleo de Rosa Mosqueta
Rico em ácidos graxos essenciais que auxiliam na regeneração da pele, o Óleo de Rosa Mosqueta é super indicado para atenuar cicatrizes em geral, estrias, queimaduras, cortes fechados e assaduras, comuns às gestantes. Ele ainda possui nível altíssimo de absorção e penetração na pele, hidratando e melhorando a sua textura. Você pode aplicar no rosto, ou em qualquer parte do corpo que sentir necessidade.
Sérum Control Skin
Este é para as gestantes que vêm sofrendo com acne. O Sérum Control Skin foi desenvolvido especialmente para atender às peles oleosas e acneicas. Ele uniformiza o tom da pele, possui ação calmante, antioxidante, hidratante e auxilia na regeneração da pele.
ÓLEO DE COPAÍBA
Rico em beta-cariofileno, que promove ação calmante e protetora à pele, o Óleo de Copaíba é super indicado para combate da acne e da oleosidade, sendo perfeito para secar as espinhas mais inflamadas.
Além disso, ele ajuda na prevenção das estrias, quando usado continuamente. É indicado também para dores musculares, inclusive enxaquecas porque tem efeito relaxante sobre os músculos.
Solução Oxyresveratrol
O surgimento de melasma, que são as manchas mais escuras que aparecem na pele, é super comum durante a gravidez. Isso ocorre por conta das alterações hormonais sofridas durante este período.
A Solução Oxy age diretamente na inibição da síntese de melanina, responsável pela pigmentação da pele, o que torna ela super eficiente no tratamento de diversos tipos de manchas, principalmente do melasma.
Consulte seu médico
A gravidez é uma fase muito delicada e especial, por isso, todo cuidado é pouco. Dito isso, é fundamental consultar seu médico antes de inserir qualquer produto na sua rotina de skincare, principalmente durante a gravidez.
Cada mulher grávida tem um corpo e pode reagir a determinados produtos de forma diferente. Consulte seu médico e, assim que ele liberar, você pode usar os produtos. Mas sempre com o aval do profissional, tá?
Produtos de skincare para grávidas, quais não posso usar de jeito nenhum?
Grávidas sempre devem buscar orientação médica, visto que estamos falando de uma condição de saúde. Mas já adiantamos que os seguintes produtos não podem ser usados caso você esteja passando pelo período de gestação.
Fique longe dos Alfa-Hidroxiácidos e Beta-Hidroxiácidos.
- Alfa-Hidroxiácidos (AHA) - Espuma e Solução Ácido Glicólico, Gel Ácido Mandélico, Gel Ácido Kójico.
- Beta-Hidroxiácido (BHA) - Ácido Salicílico (Gel de Limpeza, Sérum Secativo e Solução Ácido Salicílico).
Conclusão
A pele passa por várias mudanças ao longo do período de gestação, porque há grande alteração hormonal nesse período. Para minimizar os sintomas, selecionamos produtos de alta performance, que vão ajudar nesse período.
Antes de comprar e testar qualquer produto de skincare, consulte seu médico para que ele avalie seu caso específico. Só teste um produto assim que seu médico liberar.
SE VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU, CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS QUAL PRODUTO VOCÊ MAIS GOSTOU!
Referências: Análise das principais alterações estéticas provenientes da gravidez: uma revisão integrativa (2020); Dermatologia e gestação (2005).
2 comentarios
Estou grávida e gosto do Gaba. Tenho que descontinuar o uso ou está liberado para gestantes? Obrigada
Posso usar todos produtos de vocês???? Estou gestante e tenho todos produtos