Simple Guests: Simple + Purnat | Simple Organic Pular conteudo

Simple Guests: Simple + Purnat

Um texto por Purnat

Uma rotina matinal pode reverberar por todo o seu dia e potencializar sua saúde física e mental.

A medicina Ayurveda recomenda acordar antes do sol nascer para utilizarmos o ciclo circadiano ao nosso favor. Existem inúmeros benefícios para essa prática, porém para isso acontecer é preciso em primeiro lugar ter uma boa noite de sono. A ideia é reservar os primeiros minutos do dia para cuidar de si e sentir as suas vantagens.

Vantagens de acordar cedo:

  • Melhora da produtividade e do humor;
  • Ter uma rotina com qualidade de vida;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • O silêncio da mente permite acesso a mais insights;
  • Autoconhecimento.

Quais atividades posso fazer pela manhã? E por quanto tempo?

Não existe regra para isso, é você que decidirá quanto tempo você tem disponível e quais atividades gostaria de desenvolver. Podemos te dar algumas sugestões, você pode testar e até mesmo alterná-las:

  • Silêncio: a ideia é contemplar o silêncio e acalmar a mente. Você pode realizar uma meditação, oração, respiração, mantras ou afirmações. Tem dificuldades com meditação? Existem alguns aplicativos que podem te guiar nessa jornada e no nosso canal do Youtube (é só digitar: Purnat) tem alguns vídeos ensinando a meditar e a respirar. O intuito é você estar ali presente e explorar sua autoconexão.
  • Leitura: pode ser uma excelente forma de impulsionar seu desenvolvimento pessoal e também de fortalecer a sua saúde mental. Comece lendo aos poucos até você criar o hábito da leitura.
  • Escrita: o famoso “journaling” nada mais é do que esvaziar a sua mente e escrever tudo aquilo que passa na sua cabeça, sem julgamentos ou muitas vezes sem nexo. Ao escrever palavras, frases ou histórias você consegue ter mais clareza dos seus pensamentos e acessar sentimentos e insights guardados ali.
  • Exercícios físicos: é uma ótima forma de você estabelecer uma saúde física e aumentar a sua energia durante o dia. Já deixa separado sua roupa da Purnat no dia anterior para evitar a preguiça. Não precisa ser algo super pesado, só o fato de movimentar o corpo já é o suficiente para mover também a nossa energia sutil. Você é quem manda! Pode ser uma caminhada, yoga, alongamento, natação, musculação, pilates, tai chi, crossfit, corrida, etc.
  • Hobbies: lembra daquela aula de dança que você tanto amava ou daquele instrumento pegando pó no seu armário? Pois é, nesse horário matinal você pode ser livre pra desenvolver suas paixões. Desde pintura, dança, culinária, costura, cuidar das plantas, cantar ou tocar um instrumento. Seja criativo e o mais importante, seja você!
  • Skincare: além de cuidar da sua pele é uma ferramenta para você praticar a sua atenção plena. Durante essa etapa, é possível perceber as nuances que deixamos escapar no automático do dia a dia. Como por exemplo, observar as cores e texturas do produto e da sua pele, perceber as sensações que isso te traz, sentir o aroma ao seu redor e de fato olhar para si.

Vale lembrar que essas recomendações não são uma lei universal, é importante respeitar a individualidade de cada um e, às vezes, essa rotina pode não funcionar para todes! Teste, faça sua auto-observação e lembre-se que o intuito da rotina matinal é a busca de uma melhor qualidade de vida, com amor e respeito!

Deixe um comentário

CATEGORIAS